terça-feira, 24 de maio de 2011

GCMs detêm homens por furto de bicicleta

Ação bem sucedida frustrou crime de oportunismo


Os Guardas Civis Municipais (GCM) de Praia Grande, Demétrius Perákis e Rodrigo Gentil Cunha, realizavam patrulhamento na Avenida Roberto de Almeida Vinhas, no Bairro Boqueirão, e por volta das 9 horas de domingo (22), se depararam com dois indivíduos empurrando quatro bicicletas. Diante da suspeita, os mesmos foram abordados e quando indagados a respeito das bicicletas, relataram que viram o portão aberto de um conjunto residencial na Rua Limeira, entraram e pegaram as bicicletas (duas aro 26 e duas aro 13).


Após confissão, foi dada voz de prisão em flagrante delito a Diogo Santos de Santana, de 35 anos morador de São Vicente, e Jeferson Carlos Rufino, de 32 anos morador de Praia Grande. Os mesmos foram encaminhados a Delegacia Sede, no Bairro Tupi, onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência com o delito de Título II – Patrimônio (arts. 155 a 183)/Roubo (art. 155) (Consumado), haja vista terem sido surpreendidos em situação de flagrante delito. A vítima do furto foi identificada e conduzida ao DP Sede, onde reconheceu e recuperou suas bicicletas.


Oportunismo – Para evitar crimes de oportunismo o comandante do CPI-6 (Comando de Policiamento do Interior) de Santos, Sérgio Del Bel Junior dá algumas dicas que podem ser aplicadas a moradores e turistas. “As pessoas podem e devem tomar atitudes que auxiliem para aumentar a segurança. Pedimos que os turistas venham se divertir nas cidades da região, mas não relaxem nos princípios básicos de segurança que devem seguir” alerta Del Bel.


Muitas vezes o turista, quando deixa a cidade de origem, tem um relaxamento natural, mas isso deve ser evitado. Assim, quando chegar na casa de veraneio, não deixar a porta aberta e os pertences no carro é fundamental, pois não fazê-lo favorece os ladrões oportunistas; já instalados na residência, quando promoverem festas ou churrascos, é aconselhável não deixar som alto, portão aberto e crianças na rua sem a vigilância dos pais.


Outras dicas importantes são: deixar o carro bem trancado e em local iluminado; sempre manter a casa bem fechada; ter o sentido de pertencimento do ambiente onde está, ou seja, conhecer a movimentação da vizinhança para saber se alguém estranho está por perto e no caso de ter qualquer suspeita, sempre avisar a Polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário