sexta-feira, 8 de julho de 2011

Farmácia de Alto Custo passa a funcionar nesta segunda-feira

Unidade atenderá pacientes na sede da Secretaria de Saúde, no bairro Mirim


Na próxima segunda-feira (11), começa a funcionar, na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), a Farmácia de Alto Custo. O atendimento contempla, inicialmente, 600 pessoas portadoras de Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC), de asma, osteoporose e de doenças renais crônicas. A demanda incluindo outras patologias, com mais 1.200 pacientes, será atendida a partir da ampliação do espaço atual. Com o serviço não será mais preciso buscar os remédios no Departamento de Saúde (DRS IV), em Santos.


O funcionamento da Farmácia de Alto Custo vai proporcionar outros benefícios aos pacientes de Praia Grande. Antes, além das idas e vindas à cidade vizinha, era preciso esperar cerca de um mês até que os medicamentos fossem liberados. A entrega dos remédios, denominada “dispensação”, passa a ser feita em Praia Grande dentro de uma semana. O setor vai funcionar das 8 às 16h30, na sede da Sesap, no bairro Mirim.


De acordo com a responsável pelo setor, Elizete Aparecida Câmara,


o atendimento será feito mediante agendamento, com pelo menos 30 pacientes por dia. “Nesta etapa, atenderemos os pacientes novos, encaminhados pelas unidades de saúde. Os demais ainda terão de buscar os medicamentos na DRS, em Santos. Com a estruturação do nosso local, todo o atendimento será feito em Praia Grande”, disse.


Critérios - Segundo o secretário de Saúde Pública, Adriano Sprigmann Bechara, a iniciativa era uma prioridade, mas a implantação dependia de um local adequado. “Estávamos estudando um espaço para o pleno funcionamento do serviço, mas como isso ainda poderia levar mais tempo, decidimos instalar a unidade em nossa própria sede. À medida que formos absorvendo a demanda, vamos ampliando o atendimento, evitando que estes pacientes tenham de continuar vivendo os transtornos de buscar medicamentos em outra cidade”, salientou.


Os medicamentos são, geralmente, de uso contínuo para tratamento de doenças crônicas e raras. Por representarem um custo elevado, sua dispensação obedece a regras e critérios específicos. Os valores para cada medicamento, em farmácias comuns, variam de R$ 100,00 até R$ 2 mil, podendo representar um maior custo conforme a patologia e as quantidades administradas.


Para ter direito aos medicamentos, é preciso que o paciente passe por consulta e tenha um encaminhamento com as prescrições médicas. Depois, basta se dirigir à Farmácia de Alto Custo, na sede da Sesap. O horário de funcionamento da unidade será das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para o cadastro, é necessário levar cópia dos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço) e deixar um telefone de contato.


A Sesap fica Avenida Presidente Kennedy, 8.850 – ao lado da Prefeitura), no bairro Mirim. O acesso ao local também pode ser feito pelos fundos da Sesap, na Rua João de Souza (garagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário