sexta-feira, 1 de julho de 2011

“Memória do Seu Bairro” visita Vila Sônia

Museu da Cidade chega ao bairro nesta sexta-feira (1)

O projeto “Memória do Seu Bairro” chega à Vila Sônia na próxima sexta-feira (1), levando uma extensa programação de jogos infantis, oficinas e exposições. As atividades são gratuitas e acontecem na Rua Arnaldo Augusto Batista, das 9 às 12 horas. Idealizado pelo Museu da Cidade, o projeto deve percorrer os bairros mais recentes de Praia Grande, convidando os moradores a participarem ativamente da construção da memória desses lugares, através da cessão de entrevistas e doação de documentos.


“São duas exposições de memória, mas com características diferentes”, comenta a representante do Museu da Cidade, Márcia Helena de Lima. “O objetivo é estimular o visitante a ter um outro olhar sobre sua cidade, enxergando-a como patrimônio”, define. Compostas por painéis onde imagem e texto se misturam, as mostras contam a história da formação dos bairros de Praia Grande (Mare Nostrum I) e a relação do cidadão com sua cidade (Mare Nostrum II).


Na primeira exposição, bairros como Guilhermina, Flórida, Aviação e Ocian, entre outros, surgem com especificidades até então desconhecidas, que ajudam a construir a noção de importância daqueles núcleos para a formação de Praia Grande. “Partimos da história dos bairros planejados, trabalhando com as imagens e informações pertencentes ao acervo do Município”, explica Márcia. “Alguns surgiram do que inicialmente era um sítio, que foi dividido em loteamentos. Outros nasceram de ocupações espontâneas e só depois foram regulamentados”.


Já em Mare Nostrum II, o visitante encontra um recorte da memória urbana de Praia Grande. As relações entre cidade e cidadão vêm representadas através do cotidiano do Município, em imagens que remetem a trabalho, transporte, religião, comércio e outros setores de atividades sociais. Para Márcia, os textos, dessa vez mais curtos, remetem à poética desta relação e estimulam à reflexão. “A exposição do conceito de nascimento, vida e morte. A partir destas três fases do ser humano, evidenciamos a interação entre o espaço e seus moradores, e a importância desta relação para a construção da identidade de seus cidadãos”.


Além das exposições, os moradores poderão participar de atividades que estimulem o conceito de valorização da memória. Para as crianças, jogos educativos trabalham de forma lúdica com a história de Praia Grande. Jovens e adultos também poderão participar de oficinas de artes temáticas.



Mare Nostrum – O nome dado às exposições “Mare Nostrum” (do Latim, Nosso Mar), refere-se à inscrição existente na bandeira do Município. Em formato redondo português, cortado e partido, O Brasão de Armas de Praia Grande traz em seu primeiro campo as armas de Martim Afonso de Souza, e no segundo, uma Cruz de Cristo. No alto do terceiro campo, um morro de prata e, em baixo no fundo do Brasão, faixas de prata. Como suporte, à direita um ramo de louros e à esquerda um ramo de carvalho, ambos na sua cor natural. Por timbre uma coroa mural, tendo sobre a porta principal, um escudete de blao (azul), com duas chaves cruzadas, postas en santor. Num listel de goles (vermelho) a legenda latina "Mare Nostrum".

Nenhum comentário:

Postar um comentário