terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sucata vira instrumento musical para alunos

Oficina de pesquisa com materiais recicláveis ocorreu em ferro-velho


Alunos de musicalização do programa SuperEscola Cultural participaram nesta segunda-feira (1) de uma oficina de pesquisa com sucatas em um depósito de materiais recicláveis. O objetivo era selecionar vários objetos que servirão de instrumentos musicais em um espetáculo que será apresentado no final deste ano. O local escolhido, pela segunda vez, foi o depósito do Grupo Paco de Reciclagem, no Bairro Antártica.


“É um momento super criativo, que servirá para a capacitação dos alunos, por meio da oficina ministrada pelo professor Marcos Lima. Os produtos finais desta oficina virarão instrumentos e serão usados em um musical durante a 7ª Mostra Cultural Seduc 2011”, afirmou o chefe da Divisão de Cultura nas Escolas, Renato Paes.


Para o músico Marcos Lima, que ministrou a oficina, esse momento pode ser considerado pelos estudantes como uma visita a uma loja de instrumentos musicais. “Aqui tem uma variedade muito grande de materiais, com sons e formatos distintos. Um material que a primeira vista parece apenas uma sucata, pode ser transformado em um instrumento e até mesmo, futuramente, chegar a ser comercializado”, disse Lima.


A oficina desenvolvida por ele será realizada até sexta-feira (5), no Porto das Artes, com o acabamento dos instrumentos. “Nem tudo que você acha em lojas especializadas é o necessário para a sonorização que você procura. Também há a estética e muitas vezes agregamos diferentes materiais para alcançar. Aqui temos a oportunidade também de criar um instrumento novo, que não há no mercado”, afirma Lima.


Para a aluna de musicalização Jussara Souza de Oliveira, o ouvido já treinado aos timbres e notas musicais facilita a escolha do material. “É bem diferente de ir em uma loja e comprar um instrumento já pronto. Aqui você cria seu próprio instrumento, algo que parte de uma ideia sua, e isso é muito legal. Pelo fato de conhecermos as notas e estar familiarizado com os sons, fica mais fácil perceber qual material pode ser usado ou não”, disse a aluna.


Porto das Artes - A unidade centraliza as ações do projeto SuperEscola Cultural, que reúne aulas de musicalização e percussão, dança, violão e teatro. A escola conta com 15 salas de aula e um cinema com 44 lugares.


O projeto SuperEscola oferece atividades esportivas ou culturais no horário oposto ao das aulas regulares, com o objetivo de ampliar a permanência do aluno no contexto educacional de forma saudável e atrativa. Além de manter os estudantes longe das ruas, a iniciativa favorece o desenvolvimento de habilidades, o despertar de talentos e o aprendizado de regras e valores.


A escola Porto das Artes fica no andar superior do Porto do Saber, localizado na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão, ao lado do Hospital Irmã Dulce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário