quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Unidades da Fundação CASA em Praia Grande são inauguradas

Solenidade ocorreu na terça-feira (30). Complexo está localizado no Bairro Esmeralda



O Complexo com dois centros socioeducativos da Fundação CASA em Praia Grande foi inaugurado na terça-feira (30). Os equipamentos, localizados no Bairro Esmeralda, realizarão atendimento de 112 adolescentes em regime de internação – 56 jovens em cada unidade. O início dos trabalhos ocorrerá em setembro.


“Com esse novo modelo de atendimento da Fundação CASA os jovens terão maior chance de regressarem ao convívio dentro da sociedade. Esta proximidade com a família auxiliará no processo socioeducativo desenvolvido”, destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade e secretária de Promoção Social de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, durante a inauguração.


No total foram investidos pelo Governo do Estado de São Paulo no local aproximadamente R$ 7 milhões. O local, sediado em terreno com aproximadamente 10 mil metros quadrados, conta com arquitetura similar aos prédios escolares atuais com espaços para refeitório, ambulatório, quadra poliesportiva, dormitórios, sanitários, biblioteca, salas de administração, convivência e pedagógica.


“Importante ressaltar que as unidades são destinadas a receber jovens da própria Praia Grande e cidades vizinhas. O trabalho desenvolvido pela Fundação CASA é atualmente referência em todo o País. Utilizamos a área educativa como base para todas ações. Desta forma o jovem adquiri preparo para o retorno a sociedade”, destacou a presidente da instituição, Berenice Gianela.


A gestão das unidades ocorrerá de forma compartilhada com a Organização Não Governamental Escola de Pais do Brasil. A ONG será responsável pelo gerenciamento da parte pedagógica e técnica da unidade. Os funcionários passaram por período de capacitações antes do início das atividades.


“Quero agradecer a Prefeitura de Praia Grande pelo auxílio oferecido ao longo das etapas que antecederam a inauguração das unidades. Em nossa rede de trabalho contaremos com apoio de programas sociais do Município”, explicou o presidente da ONG Escola de Pais do Brasil, Genilson José dos Santos.


O promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude, Carlos Cabral Cabreira, elogiou a estrutura destinada aos jovens. Para ele este também será fator favorável e fundamental para sucesso do trabalho. “A mudança de postura nas atividades da Fundação CASA reduziu o número de rebeliões”, disse.


Fundação CASA - A Fundação CASA é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Sua função é executar as medidas socioeducativas aplicadas pelo Poder Judiciário aos adolescentes autores de atos infracionais com idade de 12 a 21 anos incompletos, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Foi criada em substituição à antiga Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem). A mudança de nomenclatura, que se deu por meio da Lei Estadual 12.649/06 [1], aprovada pela Assembléia Legislativa de São Paulo em dezembro de 2006, teve por objetivo adequar a instituição ao que prevê o ECA e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).


Em todo o Estado de São Paulo, a Fundação CASA atende mais de 7.000 jovens em todas as medidas socioeducativas. Atualmente a instituição não passa por problemas de superlotação e tem obtido reconhecimento de parte da imprensa, como um recente editorial no jornal O Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário