sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Baixada Santista discute Zoneamento Ecológico Econômico

Três audiências públicas serão realizadas em novembro
Três audiências públicas serão realizadas em novembro, através do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), para discutir a proposta de Zoneamento Ecológico Econômico da Baixada Santista (ZEE-BS). De acordo com a chefe do departamento de Planejamento e Gestão da Secretaria de Planejamento (Seplan), a arquiteta Eliana Ferreira, o Zoneamento Ecológico Econômico da Baixada Santista é um instrumento de planejamento para ocupação do solo, uso dos recursos naturais e define as atividades permitidas em cada tipo de zona. “O objetivo é buscar o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população”.
A proposta trata de diversos assuntos, entre eles o ordenamento da ocupação do solo, indicando áreas adequadas para a instalação de empreendimentos, a preservação do meio ambiente, buscando agilizar os processos de licenciamentos ambientais.
O responsável pela elaboração e apresentação da proposta é o Grupo Setorial da Baixada Santista, que é composto por 27 membros, sendo nove representantes do governo do Estado, nove representantes dos municípios (sendo um para cada cidade que compõe a região metropolitana da Baixada Santista) e nove representantes da Sociedade Civil organizada.
De acordo com o coordenador do Grupo, Celso Garagnani, as audiências são de extrema importância para todos. “O Zoneamento Ecológico Econômico afeta a vida de todas as pessoas da Baixada Santista, pois define as atividades que podem ser realizadas em cada local. Por isso, a presença da população nessas audiências é de extrema importância”, afirma.
O coordenador diz ainda que serão abordados temas como a expansão portuária e turística, pré-sal e ocupação sustentável. “Buscamos o desenvolvimento sustentável de toda a região, por isso, ao elaborar a proposta, levamos em consideração o Plano Diretor dos nove municípios da Baixada Santista”.
A proposta está disponível para consulta no Departamento de Planejamento e Gestão, no 1º andar do paço Municipal de Praia Grande (Av. Presidente Kennedy, nº 9000, Bairro Mirim, das 8h30 às 16h) e na internet para download através do site www.ambiente.sp.gov.br/consemaAudiencias.php.


Cronograma


A primeira audiência será realizada no dia 07 de novembro de 2011, às 17 horas, no Centro Cultural Raul Cortez, Avenida São Paulo, 3.465 – Centro, Mongaguá/SP. A segunda ocorre no dia 10 de novembro de 2011, às 17 horas, no Hotel Delphin, Avenida Miguel Stéfano, 1295, Praia da Enseada, 530, Guarujá/SP. A terceira acontece no dia 17 de novembro de 2011, às 17 horas, no Bloco Cultural, Praça dos Emancipadores, s/ nº, Vila Couto, Cubatão/SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário