quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cerca de 1.200 mil crianças recebem certificados do GAPE

Durante dez meses, alunos aprenderam valores de cidadania e segurança
O Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande entregam, nos dias 5 a 9 de dezembro, certificados a cerca 1.200 estudantes do 5ª ano do Ensino Fundamental de seis escolas municipais. Durante dez meses, crianças de 9 a 12 anos participaram do programa Ensinando a Viver, onde aprenderam valores de cidadania através da discussão de temas como prevenção, violência e legislação de trânsito.
O canil da GCM marcará presença com apresentação dos cães treinados e os grupamentos da Guarda Ambiental e Costeira conscientizarão as crianças sobre meio ambiente e preservação da natureza. Além disso, estudantes de algumas unidades preparam apresentação artística.
De acordo com o Inspetor Chefe Administrativo da GCM, Ricardo Cardoso Felix, cada aluno receberá um certificado de aproveitamento e os que mais se destacaram de cada sala. “Ele garante que o programa são para garantir medidas de prevenção de segurança no município mostrando informações necessárias para crianças e pais para auxiliar no crescimento e ensinar o melhor caminho”, explicou.
Confira as datas e horários das entregas de certificados:
05/12/11 – 9 horas - E.M. Elza Oliveira de Carvalho - Rua C, nº 1039, Bairro Glória;
05/12/11 – 14 horas - E.M. Vila Mirim - Rua 23 de outubro, nº 176, Bairro Mirim;
06/12/11 – 11 horas - E.M. Júlio Batista - Rua Comendador Luiz Caiaffa, nº 98, Sítio do Campo;
07/12/11 – 10 horas - E.M. José Padin Mouta Rua Bororós, nº 150, Tupi;
08/12/11 – 10 horas - E.M. Roberto Mario Santini Rua Quito, nº 81, Guilhermina
09/12/11 – 9 horas - E.M. Sebastião Tavares Rua Savério Fitipaldi, 50, Quietude.
Ensinando a Viver - Implantado em 2007, o programa já atendeu cerca de 30 mil pessoas, além das aulas em escolas, os GCMS fazem palestras para população, pais e até professores da rede municipal.
Uma apostila totalmente ilustrada, confeccionada pela Prefeitura com auxilio de profissionais, foi distribuída aos estudantes e utilizadas durante as aulas ministradas pelos Guardas Civis Municipais Eli de Moura Veronez, idealizador do projeto, e pela GCM Kátia Aparecida Andrade de Araújo, supervisionados pelo Grupamento de Instrução através da Inspetora Silvia Regina Delgado.
Segundo Inspetor Felix, o Ensinando a Viver é fundamentado em teoria cognitiva. O programa tem duração aproximada de dez meses e o resultado é visível. “Os professores e diretores nos informam que os pais elogiam e dizem que há uma melhora no desenvolvimento social da criança”, disse Felix.
Para ensinar os alunos, os guardas passaram por curso na Associação Nacional de Prevenção do Uso e Abuso de Drogas. Nas aulas são abordados, de forma divertida, os temas Armas, Tô Fora! Ato infracional/ato Disciplinar, Bullyng (violência escolar), cerol e pipas sem morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário