terça-feira, 29 de novembro de 2011

Festa da Tainha doa equipamentos à Sepros

Eletro e eletrônicos serão distribuídos para quatro unidades sociais
O prefeito Roberto Francisco dos Santos e a secretária de Promoção Social Maria Del Carmen Padin Mourão receberam do Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso e Loja El Alcazar de Toledo, na segunda-feira (28), durante cerimônia de confraternização, doação de freezer industrial, lavadora industrial, microsystens, microondas e televisores, adquiridos com recursos obtidos por meio da Festa da Tainha. O evento contou com a presença de colaboradores, apoiadores, patrocinadores, do deputado federal Alberto Mourão e Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Carlos Cabral Cabreira.
O prefeito Roberto Francisco dos Santos agradeceu a doação, destacando o evento como um dos principais do calendário turístico da Cidade. “São 14 anos de Festa da Tainha, que se tornou tradicional no Município. Este ano a festa ocorreu no Auto Shopping Praia Grande e a Festa Junina na Área de Lazer Ézio da Dall´aqua, o Portinho, mas queremos aumentar a estrutura a partir do ano que vem. Estamos estudando a realização delas no Complexo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo, oferecendo mais estrutura aos participantes e visitantes”, explicou Roberto Francisco.
A Secretária de Promoção Social, Maria Del Carmen Padin Mourão, explicou que os equipamentos serão distribuídos em unidades sociais do Município. “Serão quatro entidades beneficiadas: o Lar São Francisco de Assis, a Casa da retaguarda, a Casa da Criança e o PIC Real (que será entregue em 2012). Agradeço a doação destes produtos, que serão muito úteis. Quando recebemos doações conseguimos investir o dinheiro que seria usado para esta finalidade. Como no ano passado, quando os organizadores da Festa da Tainha doaram uma prótese de perna completa e com isso conseguimos ajudar outras pessoas”.
Venerável mestre da loja El Alcazar de Toledo, Eduardo Dall’Acqua, organizadora do evento junto com Cultura Dalton Pinheiro Pedroso, destacou que no próximo ano ele deve superar as expectativas. “Esta festa tem sido o carro chefe das nossas ações benemerentes. Temos uma grande motivação em realizar a 15ª edição da Festa da Tainha, que graças ao prefeito Roberto Francisco dos Santos, deve superar as anteriores em número de visitantes e consumo do pescado, já que ele deve levá-la para um local mais amplo. A primeira edição da festa teve a venda de 200 peixes e foi realizada em pouco tempo. Com o passar dos anos e apoio da Administração Municipal, na época do então prefeito Alberto Mourão, a partir da 3ª edição conseguimos amplia-la e já chegamos a vender 20 toneladas do peixe”.
Para o presidente da comissão organizadora do evento, Antonio Carlos Alves de Oliveira, conhecido como Ratinho , a expectativa para próxima edição é muito boa. “Esta festa é formada por cerca de 120 voluntários e aproximadamente 80 funcionários contratados. Ela movimenta a economia no Município e como atrativo turístico. Por causa da restrição do espaço, este ano vendemos cerca de 11 mil tainhas, enquanto em 2010 foram mais de 20 mil unidades. Mas a nossa expectativa, com a alteração do local, é de 100 mil visitantes e cerca de 30 toneladas. Assim conseguiremos fazer uma doação maior para o Fundo Social de Solidariedade, que sempre nos indica doações em produtos para projetos sociais”.
Amor Exigente – Convidado para falar sobre o programa Amor Exigente, o Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Carlos Cabral Cabreira, pediu apoio dos empresários para implantá-lo no Município. “O projeto é voltado para recuperação de usuários de drogas e álcool. Esta é uma campanha de auto e mútua ajuda desenvolve preceitos para a organização da família, praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda, que através de seus voluntários sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas. Por isso é importante o apoio de todas as esferas, que incluem não só o poder público, mas os empresários e sociedade em geral”.
Deputado federal e ex-prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, elogiou o programa parabenizando a iniciativa. “ Nos diversos anos da minha vida como homem público ouvi o discurso de que com o aquecimento da economia e geração de empregos seria reduzida a violência. Percebi que essa era uma desculpa da sociedade para culpar o governo, quando o problema vem da cultura do mundo moderno em que as pessoas acabam deixando os filhos para serem cuidado pelos outros. Foi o mundo moderno em que vivemos que levou à essa onda de violência, sem que percebêssemos. E hoje nos deparamos com um grande plano nacional de ajuda social. Atualmente no Brasil são cerca de 4 milhões de pessoas viciadas em drogas licitas e ilícitas, que acabam gerando a criminalidade. Esse trabalho do Amor Exigente é muito importante porque estrutura a sociedade”, disse.
O deputado ainda falou sobre os trabalhos em Brasília. “Dentro do Plano Plurianual para os próximos quatro anos, está se criando no Programa Nacional 800 clínicas de Internação para essas pessoas. Fiz visitas em diversas clínicas e instituições para conhecer profundamente o problema. Na discussão da emenda do orçamento para o Estado de São Paulo, propus a criação de 100 clinicas regionalizadas. E vou lutar para a Baixada Santista receber uma”.
Mais informações podem ser obtidas no site www.amorexigente.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário