quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Praia Grande moderniza videomonitoramento

Investimento é de R$ 1 milhão até o final do ano

Referência quando o assunto é monitoramento por câmeras em área urbana, Praia Grande deve investir R$ 1 milhão para modernizar seu sistema de videomonitoramento em 2012, ano em que o projeto completa uma década. Com mais de 1.500 câmeras instaladas em prédios públicos e pontos estratégicos, que fazem da Cidade a mais monitorada do País, o Município se prepara para renovar seus equipamentos e entrar na era da imagem digital.
“Com esses recursos, pretendemos trocar parte das câmeras domo (giro de 360 graus e zoom de 400 metros). Das 73 câmeras desse tipo, 59 são analógicas e não há mais peças de manutenção disponíveis no mercado”, avalia a secretária de Planejamento (Seplan) de Praia Grande.  Com a verba disponível, o Município deve adquirir 15 câmeras novas, de sistema digital, e um aparelho de armazenamento de imagens com capacidade maior. As 15 câmeras substituídas servirão como fonte de reposição de peças para as analógicas que ainda estiverem em funcionamento.
 “Já fizemos a solicitação de compra desses equipamentos, e a previsão é de que as substituições comecem no primeiro semestre de 2012. Quando essa etapa for finalizada, teremos quase 50% de nossas domo funcionando em sistema digital, que tem melhor qualidade de imagem e responde mais rapidamente a comandos. Em mais duas etapas, será possível a modernização de todas as câmeras desse tipo”, conclui a secretária.
O sistema de videomonitoramento de Praia Grande foi implantado em 2002, através do projeto Cidade Integrada, que promoveu inicialmente a instalação de 300  quilômetros de fibra ótica ao longo da Cidade. Batizado de Infovia, o sistema permitiu a transmissão de dados e imagens em tempo real, captados por mais de mil câmeras instaladas em escolas, repartições públicas, avenidas e ao longo do calçadão da orla marítima. O sistema foi responsável pela diminuição de 95% dos casos de vandalismo contra prédios públicos municipais. Hoje são 1.530 câmeras instaladas estrategicamente em diversas áreas da Cidade, incluindo áreas comerciais, orla e de preservação ambiental.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, nos primeiros seis anos de funcionamento da Central (2002-2007), houve uma redução de quase 80% no índice de homicídios em Praia Grande.
De  sua implantação até junho de 2011, a Central de Monitoramento teve participação no auxílio a 15.796 ocorrências, sendo 833 flagrantes (ocorrências-crime). Foi também pela atuação da Central que foram realizadas 1.075 prisões, 170 apreensões de menores e 102 apreensões de armas. De janeiro a junho de 2011, foram realizadas 112 prisões - média de uma prisão a cada dois dias - e 159 flagrantes.                                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário