sexta-feira, 30 de março de 2012

Cartilha dá dicas sobre consumo de peixe

Material está sendo distribuído visando procura por pescados na Semana Santa
O Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), elaborou uma cartilha abordando as condições ideais em que os pescados podem ser consumidos. Com a chegada da Semana Santa, as informações vão orientar consumidores e donos de peixarias de Praia Grande. O material está sendo entregue nos 15 comércios do ramo da Cidade. A fiscalização vai conferir se as normas de segurança alimentar dos produtos são respeitadas.
Além de ensinar a reconhecer, na hora da compra, se peixes e frutos do mar estão em boas condições, evitando danos à saúde, os informativos trazem dicas sobre como escolher, conservar e até preparar os alimentos, que são muito consumidos no período. Funcionários de todos os estabelecimentos em funcionamento na Cidade já participaram de um treinamento, no ano passado, sobre Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos.
De acordo com a nutricionista especializada em Segurança Alimentar, Maria Cristina de Freitas Souza, a cartilha aborda as normas de manuseio, higiene e temperatura ideais dos pescados. “É importante que o consumidor e o comerciante estejam atentos. Por isso, elaboramos o folheto com as informações principais”, disse.
Para os trabalhadores no comércio de pescados, a orientação é usar roupas adequadas e estar atento aos cuidados de higiene e acondicionamento dos produtos, conforme normas já conhecidas.
Nas informações para o consumidor, há as seguintes recomendações: verificar a limpeza, organização e a higiene dos ambientes e funcionários; ao adquirir alimentos congelados, verificar se estão firmes e sem sinais de descongelamento, com líquidos; os peixes devem ter as escamas firmes e os olhos brilhantes e salientes.
Outra dica importante é pressionar os dedos sobre o peixe. Se a superfície demorar muito ou não voltar à posição original indica que já se encontra em algum estágio de deterioração.
Ao levar para casa alimentos refrigerados, é preciso armazená-los no congelador ou freezer, evitando contato com outros produtos. Para o consumo, orienta-se utilizar temperos naturais como cebolinha, cebola, alho, manjericão entre outros.
Além da autoria da nutricionista Maria Cristina, o informativo contou com a colaboração das estagiárias de nutrição Manuela Reinhardt dos Santos e Mayara Guimarães Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário