quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Centro Socioterapêutico receberá melhorias

Local atende pessoas com paralisia cerebral, autismo e outras deficiências
O Centro Socioterapêutico Antônio Tavares de Santana, que completará quatro anos em maio, receberá melhorias para oferecer ainda mais serviços para as 74 pessoas que são atendidas atualmente. O prefeito de Praia Grande, acompanhado de secretários municipais, visitou o equipamento na quarta-feira (29), para detalhar os serviços que serão desenvolvidos.
Os trabalhos de manutenção contemplarão os espaços utilizados para atividades com os integrantes do Centro e também na área administrativa. Outro destaque ficará por conta da implantação de uma equipe multidisciplinar (com fisioterapeuta e psicólogo), que atuará em conjunto com o grupo de profissionais do local.
“Foi uma visita surpresa do prefeito que nos rendeu boas notícias. Com estas ações propostas, as necessidades do Centro serão sanadas. Contamos com uma equipe de profissionais muito experientes e dedicados. Isso representa diferença importante no atendimento prestado”, destacou a diretora da unidade, Samira Tânia Chamone.
O Centro Socioterapêutico atende pessoas com problemas como paralisia cerebral, autismo e outras deficiências. No local, trabalham 35 profissionais, incluindo atendentes de Educação. A unidade é administrada em parceira entre as secretarias de Saúde Pública (Sesap) e de Educação (Seduc). A equoterapia (tratamento com auxílio de cavalos) é um dos destaques da entidade. A montagem e o relacionamento com os animais produzem avanços satisfatórios nas coordenações motoras e intelectuais dos assistidos.
O equipamento conta com vários ambientes, como sala multimeios, para atividades da vida prática e diária; atendimento de serviço social e outros tipos de auxílio. O prédio ocupa 680 m² dos 13.533 m² de terreno, área que corresponde a dois campos de futebol.
Existem espaços apropriados para implantação de horta, galinheiro, chiqueiro e estábulo (com quatro baias para cavalos), quase como uma chácara, além de salas para reunião de técnicos ou de grupos, de múltiplo uso, descanso e para atendimento em psicologia, pedagogia, fisioterapia e serviço social, entre outras áreas.
A área administrativa conta ainda com secretaria, diretoria, almoxarifado e área de espera para o público. Cozinha, despensa, depósito de material de limpeza, área de serviço e sete banheiros, sendo quatro adaptados, inclusive com local apropriado para o banho de cadeirantes, com banheiras e boxes (masculinos e femininos) e estacionamento para 14 veículos completam o centro.
O Centro está localizado na Avenida João Andrade de Jesus, s/nº, Bairro Vila Sônia.

Quinta-feira começa prazo para redução de IPTU

Aposentados e pensionistas têm até 30 de junho para comparecer à Prefeitura
O contribuinte aposentado ou pensionista que pretende requerer pela primeira vez ou renovar o benefício de redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode comparecer à Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), a partir desta quinta-feira (01) e até 30 de junho.
Segundo o secretário da pasta, a redução de IPTU é um benefício oferecido pela Prefeitura de Praia Grande a aposentados e pensionistas moradores há, pelo menos, dois anos no Município, que tenham renda mensal de até cinco salários mínimos (para descontos de 60% do valor do imposto) e de 6 a 10 salários mínimos (para descontos de 30%) e que preencham as demais exigências do artigo 28 da Lei Municipal 571/10, que normatiza o benefício.
Os moradores dos setores 5, 6, 7 e 9 (bairros Ocian, Quietude, Mirim, Caiçara, Ribeirópolis, Flórida e Melvi) que já possuem o benefício devem realizar a renovação impreterivelmente este ano, dentro do período estabelecido. Todos os que vão requerer pela primeira vez, independentemente do setor onde reside, precisam fazer o cadastro no prazo anunciado.
A Sefin está localizada na Avenida Presidente Kennedy, 9.000, Bairro Mirim, no piso térreo do Paço Municipal, e funciona das 8h30 às 16h. limite de 400 atendimentos diários.
Documentação - Quem possui o benefício e pretende renovar deve estar em dia com os pagamentos de IPTU e comparecer à Sefin munido de cópia e original dos seguintes documentos:
- Título de Eleitor de Praia Grande.
- Conta de Luz em nome do requerente do último mês.
- Último recibo de aluguel (caso seja inquilino).
- Comprovante de rendimento da aposentadoria, pensão e qualquer outro rendimento do requerente e seu cônjuge.
- formulárioResumo de Declaraçãodo Imposto sobre a Renda fornecida junto à Receita Federal, juntamente com o comprovante de entrega do exercício em questão.
para quem vai requer o benefício pela primeira vez deve comparecer à Sefin e apresentar os seguintes requisitos e documentos:
- Apresentar comprovante de rendimento da aposentadoria, pensão e qualquer outro rendimento do requerente e seu cônjuge (do último mês). Caso seja viúvo (a) pensionista apresentar Certidão de Óbito do cônjuge.
- Residir, pelo menos, por dois anos no imóvel em caráter permanente e apresentar contas de Água e Luz do último mês em nome do requerente.
- Ter título eleitoral em Praia Grande, caso esteja em idade obrigatória para votar.
- Ser proprietário, usufrutuário, compromissário ou locatário de um único imóvel dentro e fora do município, com título devidamente registrado no Serviço de Registro de Imóveis ou, em caso de contratos, ter firmas reconhecidas, apresentando a escritura registrada ou contrato.
- O imóvel deve estar devidamente cadastrado na prefeitura e não ter outras unidades independentes ou edículas alugadas a terceiros.
- Certidão Negativa de Débitos
- Apresentar cópia do Espelho do carnê de IPTU 2011 e do formulárioResumo de Declaraçãodo Imposto sobre a Renda fornecida junto à Receita Federal, juntamente com o comprovante de entrega do exercício em questão.
No caso de locação, o contrato poderá ser particular com firma reconhecida, contendo os números de CPF (Cadastro de Pessoa Física) das partes contratantes, além de cláusula atribuindo o pagamento do IPTU ao locatário, e ter prazo igual ou superior a 12 meses. Não será concedido o desconto, caso o contrato seja celebrado entre parentes de até grau.

PG abre mostra especial em homenagem às mulheres

Exposição “7 Paredes, 7 Mulheres e Muita Arte” ficará aberta ao público até abril
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), inaugurou na quarta-feira (29) a exposição “7 Paredes, 7 Mulheres e Muita Arte”. A mostra gratuita, que faz parte do projeto Arte no Paço, ficará aberta ao público até abril, sempre de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, no 1º andar do Paço Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 9000, Bairro Mirim).
Segundo a chefe da Seção de Ação Cultural, Lourdes Marszolek, a exposição conta sete histórias de mulheres completamente diferentes que desenvolveram ao longo de suas vidas habilidades artísticas. “Temos esculturas, pinturas, artes em vestuário e artesanato em geral”. Lourdes afirmou ainda que a ideia da ação é valorizar o talento feminino para as artes. “A mulher é um ser muito criativo, com grande sensibilidade e apego. E na arte ela extravasa, transformando seus anseios em produção. Tudo o que a mulher faz, ela faz com muito amor”, explicou.
A presidente da ong Defesa e Cidadania da Mulher, Ana Silvia de Amorin, de 46 anos, que também expõe trabalhos na mostra, elogiou a iniciativa. “O nosso artesanato é feito por mulheres de baixa renda cadastradas na nossa associação. É um trabalho de capacitação para gerar renda”, afirmou.
A consultora de designer de moda africana Kátia Abadia de Morais, 41, está animada com a mostra. “Sempre trabalhei com moda, mas há três anos faço arte com peças africanas. A exposição conta com trabalhos lindos e diferentes, que contam outras realidades e histórias de vida”.
Outra expositora no projeto é Alexsandra Nicolau Angelim, que realiza trabalhos de pintura sobre tela há cerca de 3 anos. “Comecei a pintar como aluna de uma oficina no Programa de Integração e Cidadania (PIC) da Prefeitura. Prendi de graça uma vocação, que hoje é uma das minhas fontes de renda”.
A artesã Nelza dos Santos Fernandes, 61, está expondo peças artesanais de decoração feitas manualmente. “Além de ser uma fonte de renda, fazer o artesanato é uma terapia para mim, que sou aposentada. Aprendi a fazer este trabalho aos 8 anos, com minha avó”, afirmou.
Arte no Paço - Idealizado pela Sectur, o projeto Arte no Paço mantém um espaço permanente para manifestações artísticas e culturais no andar térreo do Paço Municipal. Mais do que oferecer arte e cultura aos passantes, o projeto configura-se em vitrine para a produção de artistas locais, principalmente de Praia Grande
Funcionários públicos contam com refeições oferecidas pelo Sindicato da categoria
O Refeitório Municipal será inaugurado nesta quinta-feira (01), às 11h30, Fruto de convênio firmado entre a Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande, o serviço vai oferecer refeições a preço de custo para os funcionários públicos. Patrulheiros e funcionários públicos estaduais e federais também poderão usufruir das refeições oferecidas.
A Prefeitura está oferecendo toda a infraestrutura e funcionários para o funcionamento, além de ter reformado o local. De acordo com o secretário de Administração, Ecedite da Silva Cruz Filho, a Prefeitura trocou o piso, instalou aparelhos novos de ar condicionado, além de manta de vedação.Trocamos o piso de todo o salão, colocamos antiderrapante nos banheiros, azulejos novos na cozinha e instalamos seis novos aparelhos de ar condicionado, diz.
Além disso, a administração também realizou a manutenção de todos os equipamentos e vistoriou as tubulações e as instalações de gás.
O refeitório contará também com 11 funcionários, entre eles, cozinheiros, nutricionistas, serventes, auxiliares de cozinha e trabalhadores.
Preço justo - Para os servidores municipais, o valor é de R$ 70,00 por mês (R$ 3,50 por refeição) e o valor é descontado direto na folha de pagamento, mediante cadastro mensal no site do Sindicato.
Para os patrulheiros, são R$ 40,00 mensais (R$ 2,00 por refeição), valor pago através de boleto bancário, também mediante cadastro mensal. E para os demais, R$ 100,00 por mês (R$ 5,00 por dia) no boleto bancário. Nesses casos, o boleto deve ser impresso após cadastro no site. No local, serão vendidos tickets avulsos por R$ 5,00.
O presidente do sindicato, Givanildo da Silva, afirma que a entidade fará o possível para sempre melhorar a alimentação dos funcionários.O cardápio será variado, sempre com salada e sobremesa, a um preço justo, comenta.
Ele afirma ainda que o órgão está trabalhando para trazer novidades para o refeitório.Queremos implantar o serviço de marmitex para os servidores que trabalham longe do refeitório e, muitas vezes, não tem tempo para se deslocar. Além disso, em breve, deve ser implantado o cartão magnético para os mensalistas no lugar dos tickets.O mensalista receberá um cartão com informações sobre o número de refeições disponíveis, que será registrado em uma catraca na entrada do refeitório, explicou Givanildo.
O site do Sindicato dos Trabalhadores Municipais é http://sindicatopraiagrande.org. O refeitório está localizado na Rua José Borges Neto, s/nº, Bairro Mirim. Mais informações pelo telefone 3499-1300.

Cidade já conta com teste rápido de dengue

Exames podem comprovar a presença de qualquer um dos quatro tipos da doença
Como prevenção à dengue, principalmente a do tipo 4, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) adquiriu testes rápidos para diagnosticar qualquer uma das variáveis da doença. O exame, que fica pronto em 15 minutos, facilita a ação dos agentes de Combate a Endemias, permitindo a aplicação de medidas de controle e tratamento com mais eficácia. A Cidade conta com apenas dois registros de dengue clássica.
A estratégia é identificar rapidamente os casos de dengue para o imediato bloqueio do local de incidência da doença, permitindo ações de eliminação de focos e alerta da população local. Para isso, o Pronto Socorro Quietude funciona como base para coleta de sangue de pacientes com evidentes sintomas da doença. As amostras serão enviadas ao Instituto Adolpho Lutz para identificação do tipo.
Segundo a médica da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Leila Prieto, o teste tem precisão até o terceiro dia do contágio, quando o vírus está circulando no sangue.Após este período, o vírus deixa de circular. Então, somente a sorologia (do sangue) consegue detectar a dengue por meio dos anticorpos produzidos pelo organismo. Nesse caso, o resultado demora até uma semana para ser conhecido, o que impede uma ação mais rápida no combate à doença, disse.
Para o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesap, Luiz Marono, não motivos para preocupação, mas é prudente que a população não se descuide, tomando todas as precauções contra a proliferação do Aedes aegypti.Temos uma situação tranquila atualmente, mas é preciso estar atento, porque estamos entrando em um período pré-epidêmico, alertou.

PIC Vila Alice homenageia mulheres em aniversário

Unidade comemora sete anos no dia 8 de março
No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Já o Programa de Integração e Cidadania (PIC) Vila Alice, na mesma data, assopra as velhinhas e faz sete anos ininterruptos de trabalho junto com a comunidade do Bairro Anhanguera. Para unir o útil ao agradável, a unidade montou uma programação que festejará seu aniversário, sem esquecer de homenagear as mulheres que trabalham e frequentam o local.
Com o tema “Mulheres Vencedoras por Natureza”, a programação contará com três atrações nos dias 6 e 8 de março. No primeiro dia, a partir das 14h30, o professor Marcelo Alves dará dicas de auto-maquiagem, em uma das salas onde ocorrem os cursos. Já no pátio da unidade, haverá palestra sobre como evitar o câncer de mama, com a palestrante Alina Trindade Soares, a partir das 15 horas.
Na quinta-feira (8 de março), ocorre a festa do sétimo aniversário do PIC Vila Alice. No dia, alunas dos cursos de dança de rua, do ventre infantil, balé e jazz farão apresentações. Para mostrar a importância da “Prática esportiva para as mulheres do século 21”, haverá também uma aula demonstrativa de caratê. “A ideia é homenagear as mulheres que fazem parte do dia a dia da nossa unidade”, destacou a diretora, Mônica Christina Brancovan Garcia.
Curiosidade - No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (elas eram obrigadas a fazer 16 horas por dia), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar a mesma função) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às operárias que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data ficou oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Praia Grande não registra acidentes com jet-skis há dez anos

Município é o único no Estado a fiscalizar sua área marítima
A irresponsabilidade que muitas vezes gera tragédia. Durante o verão, não são raras as notícias de acidentes com vítimas fatais envolvendo embarcações de lazer e esportes, geralmente conduzidas por pessoas não-habilitadas e sem qualquer treinamento para lidar com as adversidades do trânsito marítimo. Os mais de 7.300 quilômetros de costa brasileira tornam o trabalho de fiscalização, de responsabilidade da Marinha do Brasil, uma tarefa difícil, o que resulta em impunidade. Mas em Praia Grande, a história é diferente.
Única Cidade do Estado de São Paulo – e primeira do Brasil - a assumir a responsabilidade da fiscalização por sua área marítima, Praia Grande não registra acidentes com jet-skis desde o ano 2000, quando o Grupamento de Guarda Costeira da Guarda Civil Municipal (GCM) passou a exercer oficialmente essa função.
“Esse foi um projeto pioneiro de Praia Grande”, destaca o inspetor do Grupamento de Guarda Costeira, Delfo Monsalvo. “A Cidade já fiscalizava informalmente seu espaço marítimo desde 1993, mas, em 2000, firmou um convênio inédito com a Marinha, que possibilitou que esse trabalho fosse feito de forma oficial. Praia Grande foi a primeira no Brasil a exercer essa função”, finaliza, lembrando que, ainda hoje, existe apenas mais uma cidade brasileira que exerce a mesma atividade. “Macaé, no Rio de Janeiro, veio a Praia Grande para aprender sobre nosso modelo de fiscalização e implantar lá”.
Além de um curso específico ministrado pela Marinha Brasileira, os guardas passam por um curso de responsabilidade do Corpo de Bombeiros, onde adquirem noções de como agir diante de riscos no mar. O baixo índice de acidentes envolvendo embarcações em Praia Grade comprova a eficiência do sistema: desde 2000, não há um registro grave de acidente marítimo com vítimas, e nenhum envolvendo jet-skis.
Com um tráfego marítimo cada vez maior na Cidade – o fluxo de veículos desse tipo ultrapassou a marca de 5.300 em 2011 – o Grupamento de Guarda Costeira da Guarda Civil Municipal (GCM) atua preventivamente na fiscalização aquaviária. “Trabalhamos primeiramente com abordagem preventiva, checando a documentação e equipamentos de segurança, além de orientar sobre a navegação no Município, restrita em área militar e de proteção ambiental”, esclarece Delfo. Diariamente, a Guarda Costeira realiza rondas de fiscalização na área marítima de Praia Grande, abordando embarcações suspeitas para verificação de documentos e equipamentos. O limite para navegação dessas embarcações é de 200 metros após a linha de arrebentação, ou seja, 200 metros após a última linha de quebra de ondas.
Fiscalização - Em Praia Grande, o Decreto Municipal nº 2136, de 15 de junho de 1993, regulamenta a entrada de embarcações esportivas no Município. Para entrar em Praia Grande, essas embarcações devem passar obrigatoriamente pela base da Guarda Costeira, localizada entre as avenidas Costa Machado e Brigadeiro Faria Lima, no Canto do Forte. Não há qualquer outra entrada permitida. E embarcações que forem flagradas entrando em área marítima fora da entrada legal são multadas. Embarcações que entram pela área regulamentada têm documentação e equipamentos de segurança obrigatórios checados, e seus proprietários são orientados sobre as peculiaridades de navegação no Município.
De dezembro de 2011 até agora, época de grande fluxo de embarcações, a Guarda Costeira realizou 19 notificações (multas) direcionadas a jet-skis: 10 delas por navegar em área proibida (áreas de proteção ambiental e militar), 4 por entregar a direção da embarcação a condutor não-habilitado e 5 por efetuar manobra em área não-permitida (destinada a banhistas). Em todos os casos, condutores não-habilitados foram impedidos de continuar a navegar.

Prefeito participa de posse dos diretores do Sindicato dos Empregados em Edifícios

Nova diretoria destaca crescimento de Praia Grande
O prefeito de Praia Grande participou da posse da diretoria do Sindicato dos Empregados em Edifícios, Condomínios e Afins de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e São Vicente, na terça-feira (28), no Bairro Boqueirão. A eleição para a gestão 2012-2017 ocorreu em julho do ano passado.
“A função de prefeito, de certa forma, assemelha-se a de zeladores e síndicos. Trabalhamos para oferecer e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse o prefeito, lembrado que o número de edifícios em Praia Grande aumenta significativamente. “Somente em 2011, foram encaminhados para lançamento mais de 650 mil metros quadrados de construção no Município. Temos um grande número de edifícios sendo construídos, além dos que já existem. Crescemos sem perder a qualidade de vida, por isso as pessoas se mudam para cá, porque sabem que encontrarão serviços públicos de qualidade”.
O presidente eleito para o Sindicato em Praia Grande, José Francisco da Rocha, reafirmou a ideia do prefeito. “Praia Grande realmente vem se desenvolvendo muito. Temos cerca de 3 mil profissionais da área atuando no Município com carteira assinada. São muitos empregos gerados, por isso, pretendemos dedicar este ano à qualificação profissional destas pessoas”, garantiu o presidente.
Presente na solenidade, o presidente da Força Sindical da Baixada Santista, Hebert Passos Filho, destacou a receptividade do Município aos sindicatos. “Em Praia Grande, o movimento sindical é muito forte. Prova disso é o setor hoteleiro da Força Sindical com as dezenas de colônias de férias que temos instaladas. A população de outras cidades da região está migrando para este Município por esta qualidade de vida, que não se encontra mais em outros locais, e o setor de condomínios tende a crescer com esta procura”.

Time de PG disputa Campeonato Paulista Interseleções de Bocha

Equipe local enfrenta equipes de Mogi das Cruzes e Bragança Paulista
A equipe de bocha-rafa de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e LazerSejel e Liga Municipal - LBPG) conhece os adversários que vai enfrentar na primeira fase do Campeonato Estadual Masculino Interseleções, promovido pela Federação Paulista de Bocha e Bolão (FPBB). A turma local encara os times das prefeituras de Mogi das Cruzes e Bragança Paulista. O sorteio foi realizado na última terça-feira (14), na sede da FPBB, em São Paulo, Capital.
Nos dias 17 (em casa) e 31 (fora) de março, o grupo praiagrandense joga contra a turma mogiana. Nos dias 14 (fora) e 28 (em casa) de abril, ocorrem os duelos com o selecionado de Bragança. Os jogos sempre acontecem a partir das 9 horas.Vamos mandar nossas partidas na quadra do Sambamar, no Bairro Caiçara, informou o presidente da LBPG, Tarcísio de Almeida.
No total, 19 equipes disputam a competição estadual. Os cinco melhores times da primeira fase (apesar de separados em grupos diferentes, a pontuação é que define a colocação das agremiações) avançam a segunda etapa do torneio. Por ser a atual bicampeã (2010 e 2011) do certame, a turma do Yatch Club São Vicente está qualificada para esta etapa decisiva.
Representaram Praia Grande na competição estadual, os jogadores
Antônio Garcia Moreno, 64 anos; Armando Araújo Caetano, 63; Bonifácio Aparecido Gobbi, 62; Cândido Rosário Pinheiro, 65; Francisco Tonetti, 62; João Zani, 68, Luiz Senatore, 70; Milton Mendes, 70; e Osni Molero, 62. Técnico: Tarcísio de Almeida.
Retrospecto Em 2011, a equipe praiagrandense despediu-se do Campeonato Estadual Interseleções de Bocha-rafa Masculino ainda na primeira fase. O time da Cidade perdeu, por 4 a 1 (em casa) e 5 a 0 (fora de casa), para a turma de Ribeirão Preto; e por 3 a 2 (duas vezes), para o selecionado de Santos.
Em 2010, o time de bocha-rafa de Praia Grande também despediu-se do Campeonato Paulista Interseleções Masculino ainda na primeira fase. A turma do Litoral derrotou as agremiações de São Carlos, 3 a 2; e Taubaté, por 4 a 1. Porém, perdeu para os selecionados de Jaú e São Vicente, pelo mesmo placar, 4 a 1.
Assim como no ano anterior, em 2009, a equipe de bocha-rafa de Praia Grande despediu-se do Campeonato Paulista Interseleções Masculino ainda na primeira fase. O grupo local venceu São Carlos e Lençóis Paulista, por 3 a 2; perdeu para São José dos Campos e Mauá, por 3 a 2; para São Vicente, por 4 a 1; e para Itu, por 5 a 0.

Equipe de Vela de PG conquista sete medalhas em Torneio Estadual

Time da Cidade fatura um ouro, quatro pratas e dois bronzes
A equipe do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo (Secretarias de Juventude, Esporte e LazerSejele EducaçãoSeduc; e Marinha do Brasil) conquistou sete medalhas (um ouro, quatro pratas e dois bronzes) na Regata de Abertura da Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP). A disputa, finalizada no último domingo (26), ocorreu na Represa de Guarapiranga, na Capital. O evento teve organização do Yacht Club de Santo Amaro.
Na classe holder (barcos monotipos para iniciantes - embarcações construídas conforme desenho único, tendo as mesmas medidas e peso: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro e velame), primeiro e segundo lugares para Vitor Sudbrack e Carlos Menezes. Na dingue (barco monotipos), medalha de prata para Rafael Soares e Bruno Félix.
Na open bic (barcos individuais para competidores de até 25 anos), Rafael Soares garantiu mais uma medalha de prata. Juan Carlos Ferreira terminou na terceira posição. Na optimist (pequeno barco monotipo, podendo ser de madeira ou material plástico, específico para atletas de 7 a 15 anos, com no máximo 60 quilos), Bruno Félix e Renata dos Anjos asseguraram as segunda e terceira colocações. Luciano Vieira e Mateus Barbosa acabaram nos quarto e quinto lugares.
AulasA partir do próximo dia 3 de março, haverá aulas aos sábados no núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo.Esta medida visa atender as pessoas que querem praticar as modalidades que ofertamos, canoagem, remo e vela, mas por trabalharem ao longo da semana não conseguem, afirmou o professor e coordenador do time praiagrandense, Silvio Bello.
Para participar bastas que os interessados compareçam ao local das aulas (Área de Lazer Ézio DallAcqua, também conhecida como Portinho - o local, banhado pelo Mar Pequeno, está situado na entrada da Cidade, na Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo), preencham ficha cadastral e apresentem documento de identidade com foto.
Os menores de idade precisam que os responsáveis façam a inscrição. As aulas praiagrandense do Navega São Paulo são abertas a pessoas de todas as idades, de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, ao lado da Prefeitura, telefone 3496-2350).

Sejel realiza seletiva de taekwondo

Torneio define seleção que representa a Cidade nos Jogos Regionais
Pela primeira vez, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) de Praia Grande, com apoio da Secretaria de Educação (Seduc), realiza, no próximo dia 14, a partir das 18h30, no Ginásio Sejel (Avenida Ministro Marcos Freire, 33.579, Bairro Tupi), seletiva aberta para definição da equipe municipal de taekwondo que irá representar, em julho, a Cidade nos 56º Jogos Regionais do Estado de São Paulo (evento ainda sem município-sede definido).
O torneio classificatório é aberto para todos os praticantes de taekwondo, desde que estes tenham no mínimo 16 anos, usem faixa azul e sejam filiados a alguma entidade estadual ou nacional, informou o técnico da seleção praiagrandense, André Marques. assim montaremos um grupo forte, capaz de honrar o nome da Cidade.
Os atletas interessados devem comparecer ao Ginásio Sejel com a carteirinha de identificação da respectiva Federação. Caso o lutador seja menor de idade, é necessária a apresentação de autorização assinada pelos pais. Os competidores devem levar ainda os equipamentos de proteção para cabeça, tórax, antebraço, canela, boca e órgãos genitais.
vagas nas categorias masculinas até 58 quilos, 59 a 68 kg, 69 a 80 kg e mais de 80 kg; e femininas até 49 kg, 50 a 57 kg, 58 a 67kg e mais de 67 kg). Outras informações podem ser obtidas na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão) e nos telefones 3471-6084 e 9620-1575.
RetrospectoEm 2011, a equipe de taekwondo de Praia Grande conquistou 293 medalhas (129 ouros, 85 pratas e 79 bronzes), em competições estaduais e nacionais. Na primeira divisão dos 55º Jogos Regionais regidos pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), realizada em Santo André, o time masculino garantiu a quarta colocação geral, enquanto o feminino terminou em quinto lugar.
Em 2010, o selecionado de taekwondo de Praia Grande fechou a temporada com um total de 322 medalhas (149 ouros, 100 pratas e 73 bronzes). Em 2009, o grupo municipal subiu ao pódio 252 vezes (57 ouros, 62 pratas e 133). Em 2008, foram obtidas 167 medalhas (23 ouros, 40 pratas e 104 bronzes).