sábado, 29 de outubro de 2011

POSTO DE ATENDIMENTO AO TRABALHADOR OFERECE 124 VAGAS EM DIVERSAS FUNÇÕES

ALÔ SÃO VICENTE!!!


Interessados devem comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Vicente divulga lista atualizada com 124 oportunidades de emprego. Os destaques são para repositor de mercadorias e balconista, com 35 vagas cada um.
Para se cadastrar, basta comparecer à sede do PAT (Rua Frei Gaspar, 2.577 – Beira-Mar) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, portando RG, CPF, número do NIT, NIS, PIS/PASEP ou Cartão do Cidadão, carteira de trabalho e comprovante de residência. A inscrição no programa é gratuita.
Além do cadastro, o local também oferece outros serviços, como consulta às vagas disponíveis, emissão de carteiras profissionais, entrada no seguro desemprego, área para empreendedores e inscrições para cursos profissionalizantes. Também estão disponíveis os cadastros para o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF).
Confira as vagas disponíveis:
35 Balconista
35 Repositor de mercadorias
20 Operador de caixa
20 Atendente de lanchonete
5 Faxineiro
2 Armador
2 Oficial de serviços gerais
1 Mecânico de motor a diesel
1 Pintor de automóveis
1 Funileiro de automóveis (reparação)
1 Chefe de serviço de limpeza
1 Estoquista

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

GCM detêm três suspeitos de assalto

Indivíduos foram surpreendidos com pertences das vítimas




A Guarda Civil Municipal de Praia Grande (GCM), em patrulhamento por volta das 15h30 na orla da praia, no Bairro Canto do Forte, abordaram três indivíduos, um maior e dois menores. O maior estava em posse de uma arma de fogo. Dois foram localizados na Avenida Rio Branco, Bairro Canto do Forte, com pertences (óculos de sol, celular, dinheiro, cartão de crédito e documentos) de quatro turistas que haviam sido assaltados na praia do Bairro. Já o terceiro indivíduo foi abordado no Bairro Boqueirão em frente à Escola de Surfe (Av. Castelo Branco). Todos foram encaminhados para o DP Sede, no Bairro Tupi.


Programa Time do Emprego inicia atividades

Aula inaugural será 3 de novembro, 9 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Municipais  

A aula inaugural do Programa Time do Emprego ocorrerá quinta-feira (3), a partir das 9 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande, no Beatrix Boulevard (Avenida Brasil, 600, 9º andar, Bairro Boqueirão). No total serão 22 participantes, que receberão material didático e, nos encontros, coffee break.
Segundo o secretário municipal de Relações de Emprego e Trabalho, Getúlio Paulo Aparecido de Matos, durante as aulas os participantes aprenderão itens importantes para ingressarem no mercado de trabalho. “O curso é destinado a maiores de 16 anos, trabalhadores desempregados e jovens que buscam o primeiro emprego. Eles receberão dicas de como elaborar currículos e de como se portar em entrevistas de emprego, por exemplo. Pesquisas mostram que, nas cidades onde o programa já foi desenvolvido, 70% das pessoas conseguem a re-colocação no mercado de trabalho”, explicou.
O conteúdo do projeto abrange dez temas: "Orientações gerais sobre o Time do Emprego", "Quem sou eu, minhas habilidades e competências", "Desenvolvimento do currículo", "Formulários de solicitação de emprego e entrevista", "Técnicas da procura de emprego", "Este emprego é pra mim", "Mantendo-me saudável", "Testes aplicados pelos empregadores", "Planejamento financeiro" e "Trabalho por conta própria".

Praia Grande sedia Encontro Regional de Gestores e Artistas

Evento gratuito, realizado no Palácio das Artes, é aberto à população

Na quinta-feira (3), a partir das 14 horas, o Palácio das Artes sedia o Encontro Regional de Gestores e Artistas do Interior Paulista e Litoral Sul, com presença do chefe de representação do Ministério da Cultura em São Paulo, Valério Bemfica, e diretor da FUNARTE no Estado de São Paulo, Tadeu de Souza. O evento, realizado pela Associação de Gestão Cultural do Interior Paulista (AGCIP) em parceria com a Prefeitura de Praia Grande, tem como objetivo promover parcerias entre as cidades do interior paulista Baixada Santista. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.
A AGCIP – Associação de Gestão Cultural do Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” trabalha, desde 2006, com o objetivo de estabelecer uma união entre as cidades da região. Assim, cada município mostra seu atrativo cultural, troca experiências, cria e promove trabalhos e projetos que valorizam a pluralidade cultural de toda a área. Agora, a associação busca ampliar seu trabalho para o Litoral Paulista, propondo uma série de debates a respeito das formas possíveis de parceria para a Baixada Santista e região. Os presentes também terão a oportunidade de conhecer a experiência do Consórcio Intermunicipal Culturando, que firmou convênio de 9,2 milhões com o Ministério da Cultura, beneficiando 18 municípios.

Confira a programação:

13h30: Acolhida/Recepção            Presença de Valério Bemfica – chefe da representação do Ministério de Cultura em SP            Tadeu de Souza – diretor da FUNARTE, regional SP/SulEstá em confirmação presença de representante da Secretaria de Estado da Cultura 14h: Panorama – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista“Prof. Gilberto Morgado” / Consórcio Intermunicipal Culturando

14h30: Palestra com a mestranda Sueli Tosta Fernandes – Preconceito no Livro Didático 15h30: Apresentação das cidades e artistas participantes 16h: Projetos de Lei de Incentivo e editais: realidade ao nosso alcance.        Compartilhamento de projetos aprovados pela AGCIP – editais e Leis de Incentivo.

16h45: Café

17h15: Debate e ajuste de possíveis parcerias:            Festa do Peão de Barretos 2012            Intercâmbio Cultural            Exposição Negro Interior            Consórcio Culturando            Revista Culturando...

18h30: Café (para quem quiser), banheiro (para quem precisar) e convívio para troca de experiências (recomendado para todos!)

19h30: Lançamento da 14ª edição da Revista Culturando 2

20h: Cultura de Buteco! Bebericos e causos

Sexta Musical leva “Sena Sopra Metais” ao Boqueirão

Grupo promete apresentação para agradar a todos os gostos

O Projeto Sexta Musical, da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur), chega na sexta-feira (28) ao Bairro Boqueirão com o grupo Sena Sopra Metais. Marcado pela musicalidade de seus instrumentos de sopro, a banda santista sobe ao palco do projeto para esquentar o happy hour de uma das Avenidas mais famosas de Praia Grande. A apresentação é gratuita e acontece a partir das 20 horas na Avenida Presidente Costa e Silva, entre a Alameda Metropolitana e a Rua Dourados.
Originalmente composta por 12 integrantes, a Sena Sopra Metais se apresenta no Sexta Musical com uma formação especial de seis integrantes. Com teclado, bateria, baixo, saxofone e dois vocalistas, o grupo promete oferecer muita diversão até as 23h30 para as cerca de 500 pessoas esperadas no evento, que desde a primeira edição registra ótima receptividade por parte da população e comerciantes.
Para montagem do palco e instalação dos equipamentos, parte do bolsão de estacionamento da Avenida Presidente Costa e Silva, na altura da Rua Dourados, será interditado a partir da zero hora de quinta para sexta-feira (25 para 26). Já o trânsito será interditado a partir das 14 horas do mesmo dia, no trecho que vai da Alameda Metropolitana à Rua Dourados. O fluxo será desviado para a Rua Ponta Porã, em direção à Rua Roberto Shoji.
Sexta Musical - Idealizado em 2007, o projeto Sexta Musical já nasceu com a marca da música de qualidade: Sua primeira apresentação oficial aconteceu com os consagrados sambistas do grupo Demônios da Garoa, em uma Costa e Silva completamente lotada para a apresentação. A partir de então, o projeto caiu no gosto popular, cresceu, se expandiu para outros bairros, e hoje é um dos mais tradicionais do Município.
Em sua quinta edição, o Sexta Musical segue com ótima receptividade entre os comerciantes e o público que, às sextas-feiras, freqüenta bares, cafeteiras e lanchonetes de seus bairros. Com o trânsito de veículos interrompido, os consumidores curtem o clima de descontração nas mesas dispostas pelo comércio local, assistindo às apresentações musicais.

Pet Shop contrata mais de 50 profissionais

Através do PAT a empresa oferece oportunidade em várias áreas


A Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho de Praia Grande (Seret), através do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), realizou sexta-feira (28) o último dia de seleção para a contratação de diversos profissionais para trabalhar no Pet Shop Marginal, uma grande rede com unidades na capital, interior e baixada santista que deve inaugurar sua unidade de Praia Grande no dia 1º de dezembro no Litoral Plaza Shopping. Outras duas redes também estão se instalando na Cidade e aquecendo o mercado de trabalho de Praia Grande, são elas: Kalunga (papelaria) e Preçolândia (utilidades domésticas).
De acordo com o secretário municipal de Relações de Emprego e Trabalho, Getúlio Paulo Aparecido de Matos, a instalação de empresas na Cidade tem se tornado constante, o que está alavancando a empregabilidade em Praia Grande. “Este ano, através do PAT, já encaminhamos mais de 14 mil pessoas para os empregadores que nos procuraram”, afirma.
O secretário diz ainda que cada vaga direta de emprego gera mais duas indiretas. “Uma pessoa empregada passa a consumir. Ela vai comprar roupa, comida, abastecer o carro, enfim, ela acaba girando a economia e contribuindo para a geração de mais empregos”, diz.
Algumas vagas para trabalhar no Pet Shop ainda estão em aberto como, por exemplo, a função de tosador e estagiários de medicina veterinário que estude em período noturno. Segundo a gerente de loja, Lucia Macena, uma das responsáveis pela seleção, para a função de tosador é preferível que o candidato tenha experiência em tosa com diversas raças e estagiários devem estudar no período noturno para poder atuar na empresa no período da manhã e tarde. “Os interessados podem continuar procurando o PAT mesmo que a nossa seleção já tenha acabado, pois continuaremos recebendo os candidatos encaminhados pelo PAT até completar nosso quadro de funcionários”, finaliza.
O PAT fica na Avenida Ministro Marcos freire, 6650, no Bairro Quietude, próximo ao pronto-socorro. Mais informações pelo telefone 3471-1224.


PG tem operação Onda Verde no feriado

Semáforos ficarão abertos por 150 segundos, facilitando a chegada e saída da Cidade
Para coordenar a chegada e saída de turistas na Cidade durante o feriado do Dia de Finados, a Secretaria de Trânsito e Transporte de Praia Grande (Setransp) realizará a Operação Onda Verde a partir de sexta-feira (28), às 17 horas, com término previsto para quarta-feira (2), ou até a normalização do fluxo de veículos no retorno à Capital. A principal ação é a alteração nos semáforos, que terão ampliados o tempo do “verde” de 80 para 150 segundos, de forma sincronizada, desde a saída de Praia Grande, na Avenida Ayrton Senna, até o trecho inicial da Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente.
Uma faixa exclusiva seguirá em direção à Ponte do Mar Pequeno, onde utilizará o acostamento. Por ela trafegarão somente ambulâncias, veículos do Corpo de Bombeiros, Setransp, polícias Civil e Militar, além de veículos pesados como caminhões e ônibus.
A operação Onda Verde de Praia Grande é realizada com a contribuição das Polícias Militar e Rodoviária, Prefeitura de São Vicente e Ecovias.

Casamento comunitário une 30 casais em PG

Solenidade ocorre domingo (30), a partir das 15 horas


No domingo (30), a partir das 15 horas, será realizado, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, o 12º casamento comunitário. Ao todo, 30 casais subirão ao altar da igreja localizada na Praça Andraus, 11, Bairro Ocian. Com essa cerimônia, a paróquia totaliza 930 casamentos. A Coordenadoria de Ação e Cidadania, da Prefeitura de Praia Grande, acompanha o trabalho da entidade do terceiro setor.
Coordenadoria – Para auxiliar os grupos formados pela sociedade civil, a Prefeitura de Praia Grande conta com o trabalho da Coordenadoria de Ação e Cidadania. O setor tem a função de estreitar o laço entre a Administração Municipal e as entidades do terceiro setor, sendo a porta de acesso. Atualmente, 35 associações de bairro e mais de 100 organizações não governamentais são atendidas.


PDA realiza IV Encontro Metropolitano da Preservação do Patrimônio Cultural

Evento dias 3 e 7 de novembro, com entrada gratuita


A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) – Palácio das Artes realiza, através do Museu da Cidade, o IV Encontro Metropolitano de Preservação do Patrimônio Cultural. Neste ano, o encontro tem o tema História Oral: “Memórias de Praia Grande”, e debate o uso de recursos de áudio e vídeo como ferramentas de preservação da História. O evento é gratuito e acontece nos dias 3 e 7 de novembro no Palácio das Artes (PDA). Outras informações pelo telefone 34966-5706.
Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer o programa “Memórias de Praia Grande”, que coleta entrevistas em vídeo e gravações de imagens e áudio antigas para compor a história da Cidade através do olhar de quem a viveu. Um dos únicos museus da região que disponibiliza esse tipo de acervo para livre consulta – apenas o Museu da Cidade e a Fundação Arquivo e Memória de Santos possuem este tipo de recurso – o Museu da Cidade homenageia os colaboradores do acervo.
“Consideramos que o recurso audiovisual é uma das ferramentas mais ricas para a difusão e preservação do patrimônio cultural de uma Cidade”, pontua a responsável pelo museu municipal, Márcia Helena de Lima. “Gravações de imagens e sons, quando usadas com esse intuito, revelam heróis muitas vezes não citados nos livros de história: são os trabalhadores que viveram aquele período e pertencem àquele lugar e que ganham voz e reconhecimento. Também ganhamos nós, pesquisadores, que temos a possibilidade de desenhar um ambiente muito mais rico daquele momento. Como recurso didático também é muito vantajoso, já que imagens e histórias contadas por quem as viveu facilita muito a assimilação”, completa.
A programação inicia do dia 3 de novembro, às 15 horas, com a roda de conversas “Ética, Memória e História Oral: Diálogos Possíveis”, com a participação de museus e instituições culturais da região. No dia 7, uma série de eventos abre oficialmente o encontro, começando pela exposição “Ver para lembrar, contar para não esquecer”, do acervo Valdemar Laure, pertencente ao Museu da Cidade. Na sequência, apresentações de música, dança e teatro devem entreter os presentes, a partir das 19 horas. Confira a programação:


03/11/2011 – Quinta – 15h00.
Local: Galeria Nilton Zanotti
Roda de Conversas: Ética, Memória e História Oral: diálogos possíveis.
Participantes: Museus e Instituições Culturais.


07/11/2011 – Segunda
19h00 - Abertura da exposição fotográfica: “Ver para lembrar, contar para não esquecer”. Acervo: Vademal Laure.
Local: Hall de entrada do Palácio das Artes


20h00 - Homenagem aos colaboradores da História Oral.
Local: Teatro Serafim Gonzalez – 20 horas
Homenageados:


Circe Sanchez Toschi
Alberto Pereira Mourão
Maria Erundina Santana
Dorivaldo Loria Júnior
Ricardo Akinobu Yamauti
Maria Célia Saitta
José Martins da Silva
João Carneiro
Antídeo Pires de Carvalho
Geralda Rosa de Jesus
Benedita Maria da Silva Bento (filha)
Maria Benedicta da Silva
Raimundo Alves Neto
Zélia Gomes de Oliveira
João Bispo dos Santos
Jurandir Barbosa de Sena
Jaspe Bastos de Oliveira
Maurício Elpídeo de Almeid
Gilberto Winter
Antonio Olintho dos Santos
Marlene Gedzevicius
Justiniano Vianna Sobrinho
Laurindo Dias
Leopoldo Estásio Vanderlinde
Vademal Laure (somente áudio)
Antonio Miguel Nunes
João Antonio Paes Pinto Antunes
Maria Aparecida Nuti Gonçalves Duarte
Carlos Lobão
Maria Therezinha Maischberger Silva
Ida Seabra Balassa Maniero
Ana Silvia Passberg de Amorim e Edílson de Almeida Oliveira
Manoel Severino da Silva
Isaltina dos Santos Ferreira
Amâncio Samuel dos Santos
Antonio Carlos da Silva
Silvia Lemos Smith
Elza Lemke Batalha
Maria José Santiago
Setsuko Yonamine
Kazuko Oshiro
Fusako Oshiro
Akiko Kameiya
Harue Shinzato
José Luiz Quirino
Hilário Baptista
Flávio de Oliveira
Pedro Pereira de Carvalho
Joaquim Rodrigues Pires
Maria Keiko Shinzato Nakama
Anna Santini Rodrigues Barboza
Wilson José de Carvalho Guedes e
Sonia Maria Guedes Cornachinni


Abertura: Camerata de violões da SEDUC.
Dança: Yotsudake – Quatro bambus. Grupo de dança da Profa. Setsuko.
Apresentação de teatro “Guilherme Augusto Araújo dos Santos” com os alunos da SECTUR – Profa. Selma Cristina G. Bosque.
Apresentação do aluno de música da SECTUR: Vitor - Entrega dos DVDs com os depoimentos dos colaboradores e catálogos .
Coordenador de Música: Ezequiel Ferreira da Silva.


Sepros entrega 279 certificados a alunos de cursos profissionalizantes

Aulas foram oferecidas em parceria com o Senac


Promotores de venda, auxiliares de secretariado, manicures, pedicures, empregados domésticos, entre outros. São essas algumas das profissões em que 279 alunos receberam o certificado de cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria de Promoção Social (Sepros), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A solenidade ocorreu na quinta-feira (27), no Palácio das Artes, localizada na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão.
Um dos alunos que receberam o certificado foi o aposentado José Eduardo de Souza, que se formou no curso de gestão domiciliar. “Trata-se de uma oportunidade de eu continuar em atividade. E uma coisa interessante que a Prefeitura oferece é que independe da idade que a pessoa tem, seja novo ou mais velho, se ela tem capacidade de aprender coisas novas está apta a participar dos cursos, de forma indistinta”, destacou.
Ao cursar gestão domiciliar, o aposentado quebrou o paradigma de que só as mulheres podem trabalhar em casa de família. “Neste curso, aprendi coisas interessantes que no meu dia a dia desconhecia. Algo que chamou muito a minha atenção no curso foi a identificação dos produtos químicos e sua utilização dentro de casa. Nós que vivemos um momento voltado para a sustentabilidade isso é de uma importância fundamental”, completou o aluno.
De acordo com Souza, o crescimento no número de novos empreendimentos imobiliários destaca-se como uma boa porta ao mercado de trabalho. “Antes de entregar os apartamentos, as construtoras precisam de mão de obra especializada para limpar os imóveis. Em minha opinião, é uma vertente que está altamente aberta para nós, novos profissionais. Agora colocarei meu currículo a disposição e buscar outras oportunidades”, ressaltou.
Solenidade – Para animar o evento, as alunas do curso de dança do Programa de Integração e Cidadania (PIC) Vila Alice fizeram apresentação de danças flamenga e das saias. Durante a solenidade, o Senac homenageou as autoridades: Arnaldo Amaral, vice-prefeito e secretário de Assuntos Metropolitanos; Maria del Carmem Padin Mourão, a Maruca, secretária da Sepros e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS); Denize Pontes, coordenadora dos PICs e centros de Apoio à Família do Educando (Cafes); e Gisele Domingues, da Divisão de Proteção Social Básica da Sepros.
De acordo com a Maruca, a política da Administração Municipal nos últimos anos tem sido de tentar inserir a população no mercado de trabalho. “E uma das formas encontradas por nós é justamente através de parcerias com instituições como o Senac, conhecida nacionalmente como um dos melhores em preparar mão de obra especializada. Por isso, parabenizo a todos vocês pelo interesse em aproveitar uma dessas vagas”, afirmou.
Representando o prefeito Roberto Francisco na solenidade, o vice-prefeito Arnaldo Amaral enfatizou sobre o recente crescimento da Cidade nos últimos tempos. “Sendo assim, precisamos suprir a demanda de vagas abertas nos próximos anos, com mão de obra formada pelos moradores de Praia Grande. E vê-los aqui concluindo mais uma etapa de aprendizado é gratificante, além de nos impulsionar a buscar mais cursos como estes”, finalizou.
Confira as fotos da formatura. São mais de 200 imagens registradas pelo fotógrafo Jairo Marques. http://fotos.praiagrande.sp.gov.br.

Alunas do Cafe Sérgio Mainente fazem Dia da Beleza

Ação ocorre quinta-feira (3), das 10 às 17 horas, na sede do Cafe


Na quinta-feira (3), as 20 alunas do curso de cabeleireiros, oferecido no Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) Sérgio Mainente, realizam tratamento de beleza. A atividade ocorre das 10 às 17 horas, na sede do Cafe, localizada na Rua Ana Pereira de França, 295, Bairro Esmeralda. Está previsto o atendimento de até 100 pessoas.
Durante a atividade, os interessados poderão fazer tingimento, progressiva, hidratação, escovação, além de corte de cabelos. “Ações como essa servem para as alunas colocarem em prática o que aprenderam nas aulas, fora isso, elas cumprem também com o papel de cidadãs. Mas, para isso, no caso de serviços com química, necessita-se que os atendidos levem os produtos”, afirmou diretor do Cafe, Fábio Tonini.
Cafes – As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando, os Cafes, foram criados para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda. Além da Sérgio Mainente, a Cidade conta ainda com os Cafes dos bairros Sítio do Campo e Vila Sônia.


Nacional “O Palhaço” estreia no cinema de PG

Outra novidade é a comédia “O Retorno de Johnny English”


O drama “O Palhaço”, que estreia sexta-feira (28) no Cinesystem de Praia Grande, traz como protagonista o ator Selton Melo, que também assina a produção. O filme traz no elenco nomes como Paulo José e Moacir Franco. Outra novidade é a comédia “O Retorno de Johnny English”, protagonizado por Rowan Atkinson, conhecido mundialmente pelo personagem Mister Bean. O Cinesystem da Cidade está localizado dentro do Litoral Plaza Shopping, que fica na Avenida Ayrton Senna da Silva, nº 1511, na entrada de Praia Grande.
Em “O Palhaço”, Benjamim e Valdemar formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Benjamim é um artista sem identidade, CPF e comprovante de residência. Ele vive pelas estradas na companhia da divertida trupe do Circo Esperança. Mas Benjamim acha que perdeu a graça e parte em uma aventura atrás de um sonho. Sessões às 13h30, 15h25, 17h25, 19h25 e 21h25. 90 minutos. 10 anos. Drama.
Já em “O Retorno de Johnny English”, durante os anos em que o principal espião do MI7 desapareceu do mapa, ele vem utilizando suas habilidades únicas em uma remota região da Ásia. Mas quando seus superiores na Agência ficam sabendo de um atentado contra a vida do premier chinês, eles precisam localizar o agente nada ortodoxo. Agora que o mundo precisa dele novamente, Johnny English está de volta à ação. Com uma chance de redenção, ele precisa empregar seus mais recentes aparelhos de alta tecnologia para desmascarar uma rede de conspiração que inclui a KGB, a CIA e até o MI7. Sessões às 14h20, 16h50, 19h20 e 21h50. 101 minutos. 10 anos. Comédia. Dublado.
Continuam em cartaz os seguintes filmes: Amizade Colorida, Atividade Paranormal 3, O Zelador Animal, Os Três Mosqueteiros - 3D e Gingantes de aço.
O Litoral Plaza Shopping fica na Avenida Ayrton Senna da Silva, 1511. O estacionamento é gratuito. Outras informações podem ser solicitadas através do telefone 3476-2000/3473-8381.


Palestra orienta sobre a Lei Maria da Penha

Evento reuniu cerca de 50 pessoas, no CRAS do Bairro Quietude


Saber quais são os direitos da mulher e quais formas elas têm de se defender em caso de agressão. Para isso, cerca de 50 pessoas, atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Quietude assistiram à palestra sobre a Lei Maria da Penha, ministrada pela delegada titular da Delegacia em Defesa da Mulher, Rosemar Cardoso Fernandes.
De acordo com a delegada, muitas mulheres ainda desconhecem quais são os direitos vigentes no caso de agressão, como por exemplo, as medidas protetivas. “Elas não sabem que existe uma gama de serviços voltados para atendê-las, no caso de qualquer tipo de violência que sofra. Como advogados, psicólogos, pedagogas entre outros”, destacou Rosemar Cardoso.
“Engana-se muito quem pensa que só há abuso quando tem contato físico. Em qualquer destes casos, a mulher pode acionar a polícia e denunciar o agressor. Se acabou de acontecer, ele será autuado em flagrante e, caso a mulher represente a denuncia, ele ficará preso. Ou então, no dia seguinte, fazer um boletim de ocorrência para registrar a violência sofrida”, destacou a responsável pela Delegacia da Mulher.
Ao fazer a denuncia, a vítima pode solicitar medidas protetivas e pedir para que o boletim de ocorrência seja representado, para que se instaure um inquérito. Enquadra-se como violência qualquer tipo de agressão, seja ela física, sexual, psicológica, patrimonial e a moral. “Uma das soluções é afastar o agressor do lar, onde se determina uma distância que o mesmo pode chegar delas. No caso de ameaça por meios eletrônicos, em algumas situações, ele também fica impedido de fazer qualquer tipo de contato com a pessoa agredida”, completou a delegada.
As ações feitas junto às comunidades para orientar as mulheres sobre a Lei Maria da Penha têm surtido efeito em Praia Grande. Só até agosto deste ano, a Delegacia de Defesa da Mulher registrou 500 casos de violência doméstica. Número 38% maior que o de 2010, quando foram feitas apenas 309 denúncias ao longo de todo o ano. “Credito isso ao maior conhecimento das mulheres a lei, que é relativamente nova”, finalizou Rosemar Cardoso.


Sefin alerta sobre importância da atualização cadastral

O ex proprietário pode ser acionando na justiça por falta de atualização de dados
A Secretaria de Finanças (Sefin) da Prefeitura de Praia Grande começou a atualizar os dados cadastrais de todos os contribuintes da Cidade. Desde o dia 3 de outubro, o atendimento nos guichês é realizado mediante apresentação de CPF, RG e comprovante de residência originais ou cópia.
O Secretário de Finanças, Roberto Lopez Franco, explica a importância da atualização cadastral. “Quando o contribuinte vende ou compra um imóvel, ele deve trazer imediatamente o contrato de compra e venda para que seja incluso em nossos cadastros o novo proprietário do imóvel. E assim que o Registro do Imóvel estiver pronto, deve ser enviado para a Sefin para que possamos alterar definitivamente o nome do proprietário”.
Ele ressalta que com o contrato de compra e venda, o novo proprietário terá seu nome incluso no sistema de cadastro como “compromissário”, ou seja, o antigo proprietário continua nos registros da Prefeitura, mas o responsável pelo imóvel passa a ser o “compromissário”. “O antigo proprietário só será excluído totalmente dos nossos cadastros quando for apresentado o Registro do Imóvel, o que também dá o direito do proprietário ter seu nome impresso nos carnês de IPTU”, complementa.
Essa medida evita que o antigo proprietário seja acionado judicialmente em caso de problemas com o imóvel como, por exemplo, débitos em dívida ativa. “Se o cadastro não estiver atualizado, não temos como saber se o imóvel foi vendido ou não, portanto, muitas vezes, é o antigo proprietário que tem seu nome no processo judicial de cobrança”.
O secretário diz ainda que a atualização cadastral é importante, não apenas em casos de ações judiciais, mas também para a comunicação entre a Prefeitura e o contribuinte. “Esta é uma medida que se faz necessária para que a secretaria possa se comunicar melhor com os contribuintes da Cidade. Existem cadastros desatualizados e a Prefeitura acaba por não conseguindo entrar em contato quando necessário’, explica.
A Sefin está localizada no andar térreo do Paço Municipal (Avenida Presidente Kennedy, nº 9000 Bairro Mirim). O horário de funcionamento é das 8h30 às 16h. O número de atendimentos é limitado a 400 por dia através de senhas.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cemitério de PG deve receber 15 mil visitantes no feriado

Na quarta-feira (2), o funcionamento do local será das 7 às 17 horas


No feriado nacional do Dia de Finados (2 de novembro), o Cemitério Morada da Grande Planície, em Praia Grande, deve receber aproximadamente 15 mil pessoas, segundo previsão da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), responsável pela administração do local. Por isso o cemitério está passando por manutenção, que tem como objetivo oferecer mais conforto aos visitantes. O funcionamento do local é realizado diariamente, inclusive no feriado de finados, das 7 às 17 horas. O cemitério municipal de Praia Grande fica na Avenida Ministro Marcos Freire, 3.377, no Bairro Antártica.
Segundo a chefe da Seção Cemitério, Marcela Souza Pereira, os trabalhos estão sendo realizados por aproximadamente 100 funcionários, no interior e entorno do cemitério. “A Sesurb está trabalhando em esquema de mutirão e executando a lavagem dos pisos de cerâmica, a pintura de carneiros e guias, roçagem e corte de mato das campas, varrição e corte de grama”, explicou.
Além disso, de acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Denys dos Santos Fonseca, desde setembro o cemitério está sendo revitalizado e ganhará novo paisagismo e sistema de drenagem. “Estamos realizando também a troca do piso Copacabana por pavimentação asfáltica, nas ruas e alamedas do cemitério, facilitando o acesso dos visitantes ao local, especialmente dos cadeirantes”, explicou.
Liturgia – Na quarta-feira (2), estão programadas missas às 8 e às 16 horas e cultos evangélicos às 10 e 13h30. A Prefeitura cede palanque e som aos cultos que serão promovidos ao ar livre.


Servidores elegem novos conselheiros do IPMPG

Pleito, que contou com 1.756 votantes, ocorreu na quarta-feira (26)


O Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG) conta com novos membros dos conselhos administrativo e fiscal para mandato de dois anos. No total, 1.756 servidores exerceram sua condição de voto durante a eleição, que ocorreu na quarta-feira (26), no saguão de entrada do Paço Municipal.
Para o conselho administrativo, representantes dos funcionários ativos, foram eleitos: Natercia Gomes dos Santos (634 votos), Marcos Antonio da Silva (293); dos inativos, Maria Ignez dos Santos (944); como representante dos servidores da Câmara foi escolhido Marcos Pastorello (1.228). Já o novo conselho fiscal será formado por Raulino Muniz (669) e Enivaldo da Silva (350).
A superintendência do IPMPG continuará a cargo de Kleber Vicente Cavalcante, que acumula a função de presidente do conselho administrativo. O prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos, indicará ainda um representante para cada conselho.
“A cada ano cresce a participação dos servidores municipais na eleição. Com relação ao último pleito, o número de votantes praticamente dobrou. O IPMPG tem como meta criar alternativas para que continuidade desse crescimento”, declarou o superintendente da instituição, Kleber Vicente Cavalcante.
Para os servidores, a participação na eleição traz maior transparência para todo processo. “Estou exercendo meu direito de voto. Acredito que com esta postura terei possibilidade de buscar meus direitos quando precisar. Acredito que cada um deve fazer sua parte. Fiz a minha”, destacou a atendente de educação da Escola Municipal Oswaldo Justo, Vanessa Aparecida.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PG terá moeda social em 2012

Bairro Mirim contará com projeto piloto. Ação foi debatida em reunião na terça-feira (25)


Praia Grande contará com uma moeda social em 2012. O projeto piloto será desenvolvido no Bairro Mirim. Durante reunião na sede da Associação Comercial e Empresarial do Município (ACEPG), na terça-feira (25), foram debatidos dados que encerraram a fase de formatação da ação. Participaram do encontro representantes da Secretaria de Relação do Emprego e Trabalho (Seret), Banco do Brasil, ACEPG, associações de bairro e Comissão Municipal de Emprego. A iniciativa beneficiará diretamente cerca de 150 comerciantes, além de 20 mil moradores daquela região da Cidade.
“Acredito que no primeiro trimestre do ano que vem ocorrerá a implantação. Até lá ainda realizaremos muitas ações, como capacitação dos líderes comunitários para desenvolverem as atividades. Mais que a parte financeira, entendo que a moeda social é uma questão de cidadania e ganho social. Trata-se de estrutura voltada a uma comunidade que segue em desenvolvimento”, declarou o titular da Seret, Getúlio de Matos.
Para realizar o projeto a Prefeitura contará com a participação do Banco do Brasil. Essa parceria poderá resultar ainda na instalação de um posto avançado do banco federal no bairro. Com a implantação do projeto, duas associações de bairro (Centro Comunitário da Vila Mirim e Nossa Senhora de Aparecida e Associação de Moradores de Vila Mirim) passarão a funcionar também como Banco Comunitário. No banco, moradores e comerciantes poderão adquirir ou devolver a moeda social.
“Neste encontro conseguimos fechar todo planejamento. Todos os parceiros validaram as ações traçadas. A moeda social é fator de sucesso em muitas situações. O dinheiro circula dentro do próprio bairro. Isso favorece em muitos fatores os próprios moradores, inclusive na parte social”, destacou o consultor de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, André Miorin.
Nomeada a princípio como Mirim, a moeda circulará dentro do Bairro Mirim. Será feito com papel moeda autorizado pelo Banco Central, tendo os mesmos componentes de segurança (papel moeda, marca d’água, código de barra, números serial) para evitar falsificação.
“Acredito no sucesso do projeto quando ele, de fato, for implantado no bairro. No início os comerciantes terão alguma resistência, mas na sequência todos sairão ganhando”, analisou o diretor social Centro Comunitário da Vila Mirim e Nossa Senhora de Aparecida, Ricardo Marques da Silva.
Para o ex-presidente e atual secretário do Conselho Consultivo da Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande, Eloy Robson Andrade Catão, a adesão dos comerciantes ao projeto ocorrerá gradativamente.
“Isso aumentará e muito o comércio naquele bairro. Em alguns casos o crescimento chegou a marca dos 40%. A partir do momento que a moeda social começar a circular crescerá assustadoramente o número de interessados em aderir ao programa. A Associação Comercial busca reduzir a taxa de comerciantes que estão na informalidade. Desta forma o comércio em Praia Grande ficará ainda mais forte”, disse.

Prefeitura realiza nova Edição do PG Legal

Evento disponibilizará diversos serviços à comunidade


O Projeto Praia Grande Legal, que ocorre na cidade desde 2008, terá uma nova edição em 10 de dezembro de 2011, no Bairro Vila Sônia. O principal objetivo é oferecer à população praiagrandense vários serviços gratuitos. Em reunião com os membros das secretarias municipais, as Coordenadorias de Ação e Cidadania e de Cerimonial e Eventos, a Secretaria de Educação discutiram alguns detalhes estruturais do evento. De acordo com a responsável pela Coordenadoria de Ação e Cidadania, Sonia Regina Carvalho da Cunha, os serviços mais procurados, nas últimas edições, foram: emissão de carteira de identidade, CPF e Carteira de Trabalho (a foto 3x4 será disponibilizada também gratuitamente). “Boa parte dos serviços oferecidos pelas secretarias municipais estará disponível neste dia, por isso estamos planejando os mínimos detalhes, a estrutura, parte elétrica e atendimento. Todas as secretarias estão muito envolvidas e oferecerão serviços no Praia Grande Legal. Muita gente aproveita para tirar segunda via do IPTU, tirar dúvidas, entre outros”, afirma.
A coordenadora afirma que muitas ONGs, entidades e empresas estarão prestando serviços, como, por exemplo, o Instituto Boa Visão oferecerá testes de visão, de catarata e, se necessário, encaminhamento para cirurgia. A Apis (Associação de Promoção e Incentivo à Saúde) que trabalha com portadores de HIV, vai dar informações sobre a doença, distribuir preservativos e (a confirmar) exame de HIV com resultado na hora. “Nesta lista de ONGs é provável a presença do Grupo Esperança, que farão testes de hepatite”.
Além de cuidar da saúde da população, o evento também oferece serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure. Para as crianças, oferecemos cama elástica, escorregador e vários outros brinquedos, além de oficinas de colagem, pintura e teatro. “Serão distribuídos para as crianças, pipoca e algodão doce”, completa Sônia.
O evento que ocorrerá na Escola Municipal Professora Maria Nilza da Silva Romão, Rua do Maçom, nº1000 , bairro Vila Sônia e outras escolas duas que ficam na mesma quadra, Newton de Almeida Castro e Escola Municipal Professora Sonia Marize Domingues. São esperadas cerca de 10 mil pessoas.


PG Legal - O projeto visa facilitar o acesso da população a documentos pessoais e oferecer serviços de saúde, orientação jurídica e diversão. Os moradores do bairro e do entorno contam com cerca de 50 tipos de serviços.
Para oferecer essa variedade de serviços, a Prefeitura trabalha em conjunto com as polícias Civil e Militar, Sabesp, Procon e o Serviço Social da Indústria (Sesi), entre outros. Várias secretarias municipais também estão envolvidas, como a de Promoção Social (Sepros); Esporte, Juventude e Lazer (Sejel); Trânsito e Transportes (Setransp) e Saúde Pública (Sesap); Educação (Seduc); Planejamento e Gestão Pública (Seplan); Gestão de Patrimônio (Segep); Urbanismo (Seurb); Serviços Urbanos (Sesurb). Finanças (Sefin), Planejamento (Seplan) e Subsecretaria de Segurança Pública (Subseg).