terça-feira, 31 de maio de 2011

Agentes comunitários de saúde de Praia Grande serão efetivados

Prefeito Roberto Francisco comunicou decisão ao achar saída jurídica para o ato



O prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos, anunciou terça-feira (31), a efetivação de 131 agentes comunitários de saúde e de 35 agentes da dengue. Os funcionários estavam sendo dispensados devido ao término do contrato de prestação de serviços com Administração Municipal. Em um acordo entre o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias do Estado de São Paulo e a Prefeitura houve entendimento de que a permanência dos funcionários é legalmente viável.


Na situação anterior, o vínculo dos agentes comunitário de saúde era através de contrato semestral, prorrogável a cada fim de seis meses. A dispensa gradual dos agentes se deu em obediência à Constituição Federal (artigo 198, parágrafo 5.º, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de concurso público para a contratação dos profissionais).


Com o questionamento do ato por parte de advogados dos agentes comunitários, foi formada uma comissão envolvendo as secretaria de Administração, de Saúde Pública, Procuradoria Geral do Município e o sindicato da classe dos agentes.


Segundo o procurador Geral do Município, Edmilson de Oliveira Marques, a efetivação foi respaldada na Lei Federal nº 11.350/06, que trata do aproveitamento de pessoal e regulamenta a atividade a agente comunitário de saúde no País. “A Lei Municipal n.º 527, de 2008, efetivou os agentes contratados até 2006, sem contemplar os contratados após aquele ano. Mas em um entendimento conjunto entre a Prefeitura e o sindicato da categoria, sugerimos uma alteração na redação da Lei Municipal, permitindo que todos os contratados após 2006 também pudessem ser efetivados, assegurando a continuidade do serviço prestado e o emprego dos agentes”, afirmou.


Notícia - Para o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, o acordo beneficia os agentes e a população em geral. “São pessoas que criaram vínculo com as comunidades onde atuam, que se ambientaram com os pacientes atendidos em domicílio. Por isso, o prefeito Roberto Francisco determinou um estudo jurídico mais amplo a fim de encontrar uma forma legal de manter essas pessoas em suas funções. Hoje é um dia festivo não somente para todos os agentes como também para nós”, comemorou.


O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias do Estado de São Paulo, Roberto Previu, cumprimentou o prefeito e secretários pelo empenho na efetivação dos agentes. “Pelo que temos conhecimento, foi a primeira prefeitura do País a encontrar essa forma jurídica legal de efetivar os agentes comunitários. Só temos a agradecer aos esforços do prefeito Roberto Francisco e dos secretários Ecedite (Silva Cruz, de Administração), Bechara e do procurador Edmilson, além do chefe de Gabinete, Sidiney (Silva Pires). Todos abraçaram essa causa e possibilitaram esse resultado feliz para todos”, disse Previu.


Ao comunicar a definição da situação dos agentes, o prefeito Roberto Francisco também enalteceu o papel de todos os envolvidos na negociação. “Tenho certeza que esta foi a melhor decisão que nós podíamos encontrar para resolver esta situação. Me incomodava o fato de ter de obedecer a lei e contrariar a vontade de todos. Felizmente, foi possível encontrar uma saída jurídica para o caso, mas para isso tivemos que nos dedicar em um esforço conjunto. Todos estão de parabéns. Este é mais um motivo para que todos os agentes continuem se dedicando ao seu trabalho e atendendo com bastante empenho nossa população”, conclui o prefeito.


A notícia foi comemorada à exaustão pelos presentes. Há cinco anos como agente comunitária, Alessandra Mano Ferreira, revelou que tinha esperança de que houvesse uma saída para a situação. “Nós sabíamos que todos estavam empenhados em estudar uma forma de resolver o problema. Agradecemos tanto ao sindicato como ao prefeito Roberto Francisco por chegarmos a um final satisfatório para todos”. Assim como ela, sua colega Juliana Paula Nistico de Matos estava emocionada. “Hoje é um dia de muita alegria. É muito bom saber que estamos com nossos empregos garantidos”.


Maria Bernadete Reis, outra agente comunitária de saúde, contou que participou de todas as reuniões e atribui a “vitória” ao bom senso e organização dos agentes nas negociações. “Fizemos uma manifestação organizada, pedindo revisão das dispensas baseada na lei. O agente de saúde Claudio (Garcia Aranha) foi o responsável pela união de todos os agentes e com a boa vontade do sindicato e da prefeitura, chegamos a este resultado”, considerou.


De acordo com Claudio, que há mais de três anos é agente comunitário na comunidade do Boqueirão, a decisão trouxe tranquilidade para a categoria. “Nos últimos meses, todos trabalhavam inseguros porque não sabiam se amanhã seriam ou não dispensados, já que alguns até tiveram de sair. Só de saber que podemos voltar para casa com a certeza de que nossos empregos foram preservados, ficamos muito satisfeitos”, confessou.


Conforme o secretário de Administração, Ecedite Silva Cruz, efetivação dos agentes comunitários e agentes da dengue deve passar por aprovação na Câmara Municipal. “Após aprovação na Câmara, faremos um levantamento da situação de quem já foi dispensado e entraremos em contato com cada um, a fim de orientá-los sobre o reinício do trabalho. Quem tiver dúvida, pode nos procurar que estaremos a disposição para dar informações a respeito”.


O anúncio da decisão aconteceu no auditório Jornalista Roberto Marinho, da Secretaria de Educação (Seduc). Todos os vereadores estiveram presentes ao evento.

Sesap homenageia enfermagem da rede

Em um café da manhã, secretário anunciou conquistas para os trabalhadores

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) homenageou, com um café da manhã, todas as enfermeiras da rede municipal em comemoração à Semana de Enfermagem. O evento, que aconteceu terça-feira (31), reuniu cerca de 60 profissionais e serviu para o anúncio da criação do Núcleo de Gestão de Conhecimento, que permitirá a disponibilização de cursos gratuitos da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) para profissionais da área da saúde.


De acordo com o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, os cursos fazem parte de um acordo entre a Fundação do ABC (FUABC) e a Prefeitura, no qual beneficiarão trabalhadores da Sesap e do Hospital Irmã Dulce. “Essa conquista está sendo possível graças à vontade política do prefeito Roberto Francisco. Muitos outros benefícios ainda serão anunciados”, ressaltou.


Um ambiente de confraternização entre os profissionais da saúde seria outra novidade. Segundo o secretário de Saúde, está em estudo, junto com o prefeito, um local para reuniões e eventos a ser usado por trabalhadores da saúde. “Será um espaço onde poderão ser organizados encontros e outros eventos, até mesmo fora do horário de expediente. Sei que nossa rotina é estressante e quase não se pode conversar, compartilhar problemas. Por isso esse local será exatamente para deixar de lado estresse do dia-a-dia”, destacou Bechara.


Para a enfermeira Bruna Renó, que faz parte da Comissão de Enfermagem da Sesap, a categoria ficou satisfeita com os anúncios feitos pelo secretário de Saúde. “Pela primeira vez foi possível reunir tantos enfermeiros no início do expediente e começar o dia assim dá um novo ânimo para todos. O Dr. Bechara conhece nossa realidade e tenho certeza que teremos um futuro de muitas outras boas novidades. Estamos vivendo um bom momento”, comentou.


Além de Bruna, que trabalha na Unidade de Saúde do Samambaia, integram a Comissão de Enfermagem Magaly Azenha, da Usafa Tupi, e Elisabete Rosa, da Usafa Boqueirão. Participaram da homenagem a coordenadora geral de Enfermagem, Ercília Truviz Gambini, e o secretário executivo da Sesap, Cleber Suckow Nogeuira.

Secretários prestigiam reunião dos Jogos Escolares

Mandatários da Sejel e Seduc estiveram no auditório Jornalista Roberto Marinho

Os secretários de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), José Carlos de Souza; e Educação (Seduc), Maura Lígia Costa Russo, prestigiaram a primeira reunião dos Jogos Escolares de Praia Grande 2011 (Wizard, Persianas Bom Estilo e Faculdade do Litoral Sul Paulista - FALS). O evento expôs o regulamento do torneio a diretores e professores das instituições de ensino. O encontro ocorreu na terça-feira (31), no auditório Jornalista Roberto Marinho (Bairro Mirim).


“O grande diferencial de Praia Grande é a continuidade da política pública educacional esportiva. Apesar da mudança de governantes, manteve-se a continuidade do trabalho”, destacou Souza. “O Programa SuperEscola tem sido um grande referencial da Cidade e vem sendo ampliado desde 2001. Os resultados são vistos em competições nacionais, internacionais e nos nossos Jogos Escolares”.


Maura concordou com a explanação e acrescentou: “Praia Grande é hoje, um exemplo de integração entre esporte e educação. Temos lutado arduamente para possibilitar a retirada dos jovens das ruas. Construímos os equipamentos esportivos e não os deixamos ociosos. O Programa Superescola fornece condições para o jovem crescer integralmente, para ser um cidadão melhor amanhã”.


Arbitragem – Para evitar reclamações e problemas, os Jogos Escolares de Praia Grande 2011 estão inovando. As arbitragens do evento, antes realizada pelos professores de educação física das próprias escolas e da Cidade, agora passa a ser conduzida por profissionais das Ligas Municipais e Regionais. Vale frisar que o evento, que começa em agosto, envolve alunos de 10 a 17 anos


Novidades – Para esta temporada, foram criadas divisões de faixas etárias. Na A, estão os alunos nascidos entre 1994 a 1996 (17 a 15 anos). Na B, os de 1997 a 2001 (14 a 10 anos). Nos torneios de caratê e judô disputam jovens de 1994 a 2001 (17 a 10 anos). Na natação, damas, tênis de mesa e xadrez, as divisões ficaram assim A (1994 a 1996 – 17 a 15), B (1997 e 1998 – 14 e 13) e C (1999 a 2001 – 12 a 10).
A competição continua a ser disputada em módulos. No primeiro módulo, está o atletismo (envolve categorias A e B). No segundo, encontram-se as disputas de xadrez, tênis de mesa e damas (A, B e C); caratê e judô (1994 a 2001). No terceiro, aparece a natação (A, B e C). No quarto, são as modalidades de praia, futebol (B), handebol (A) e vôlei (A). No quinto, rolam os jogos de futebol de campo (A). No sexto, ocorrem partidas de quadra, basquete, futsal, handebol e vôlei (A ou B – opção da escola).


Está determinado em regulamento que todos os alunos (de escolas públicas e privadas) devem apresentar documento de identidade (RG) original para competir. O certame tem início previsto para agosto. Cada esporte soma pontos para as escolas. O primeiro colocado recebe nove pontos. O segundo, fatura sete. E assim decresce até o oitavo, que ganha um ponto.


Desta somatória sai o campeão do certame. As inscrições para os Jogos Escolares de Praia Grande 2011 começam em junho, na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas no telefone 3471-7619 e no e-mail sejelcompeticoes@hotmail.com.

Festa Junina da Avenida dos Sindicatos inicia dia 4 de junho

Em sua 6ª edição, evento deve atrair até 5 mil pessoas por fim-de-semana



O mês de junho promete ser de muita diversão em Praia Grande. Além do Arraial do Portinho, que oferecerá mais de 30 apresentações musicais e outras atividades típicas da época, o Município também recebe, de 4 de junho a 10 de julho (de sexta-feira a domingo, das 19 horas à meia-noite), a 6ª edição da Festa Junina da Avenida dos Sindicatos, no Bairro Ocian. Promovida pelos permissionários da área comercial do local, com apoio da Prefeitura de Praia Grande, o evento deve receber cerca de 5 mil visitantes por fim-de-semana, atraídos pelos shows musicais, comidas, bebidas e brincadeiras. A entrada é gratuita.


“A festa da Avenida dos Sindicatos é uma iniciativa dos permissionários da área comercial local e visa, principalmente, movimentar o comércio durante o período de baixa temporada. A idéia deu tão certo que hoje não só atingimos o objetivo, como também descobrimos uma forma de gerar emprego nessa época: são cerca de 200 vagas abertas, direta e indiretamente, por causa do evento”, comemora a permissionária Denise Colnago, membro da comissão organizadora.


Com cerca de 40 barracas instaladas ao longo da via, a 6ª Festa Junina da Avenida dos Sindicatos chega com o slogan “A Festa da Família Praiagrandense”. Ali, os visitantes podem encontrar grande variedade de comida e bebida típicas, como canjica, cuscuz, tapioca, quentão e vinho quente. Para as crianças, brincadeiras tradicionais como pescaria e tiro ao alvo devem ser parte da diversão, além de um parque de diversões instalado de forma anexa ao evento. No dia 4, a abertura oficial terá queima de fogos e apresentação de forró de Nilvan dos Teclados. A agenda completa, que deve ser divulgada nos próximos dias, trará uma apresentação musical por fim-de-semana, sempre aos sábados. Cerca de três mil pessoas são esperadas para a abertura do evento.

Fórum discute saúde em Praia Grande

Participação popular na gestão do setor foi um dos assuntos do debate



Foi realizado sexta-feira (27), na Câmara Municipal, o I Fórum Popular da Saúde de Praia Grande, que contou com presença de representantes da sociedade e de membros da Secretaria de Saúde Pública (Sesap). O evento, que foi organizado pelo coordenador do Movimento Popular da Saúde de Praia Grande, José Paulo Ferreira, ainda reuniu oito vereadores. As discussões envolveram questões como privatização e terceirização de serviços, transparência e participação popular em conferências municipais.


Na reunião, o coordenador do Movimento Popular da Saúde de Praia Grande defendeu a necessidade de fiscalização da população aos serviços de saúde e maior representatividade na comissão de gestores. O assunto foi o que mais suscitou debate no evento. “Temos problemas sérios a sanar na saúde do Município e queremos que a população tenha voz e que se faça representar no Conselho Municipal de Saúde, de forma paritária”, considerou José Paulo.


O secretário executivo da Sesap, Cleber Suckow Nogueira, que também é conselheiro de saúde, concordou que a participação popular contribui com a gestão de saúde na Cidade e enfatizou que os critérios para a composição do conselho obedecem a todas as recomendações do Ministério da Saúde. “Para compor o conselho de forma paritária, 50% dos representantes são de usuários do Sistema Único de Saúde, 25% de trabalhadores da saúde, mais 25% de prestadores de serviços. No entanto, a dificuldade que temos encontrado é a pouca participação de entidades em reuniões ordinárias, mesmo com convites e grande divulgação”, comentou.


Sobre críticas ao sistema de saúde em Praia Grande, especialmente na atenção básica, o secretário de saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, disse que na cobrança da sociedade por melhorias são ignoradas as dificuldades que os municípios enfrentam para lidar com problemas como a falta de médicos. “Em Praia Grande, temos problemas graves, mas quero que a população saiba que estamos nos esforçando para resolver algumas das questões como a falta de médicos, já que isso não depende da ação municipal, mas de um empenho conjunto com os governos Estadual e Federal”, ressaltou.


Na opinião do secretário, embora com algumas divergências de opiniões, o fórum foi positivo. “Considero um debate como este uma forma democrática de todos poderem expressar suas opiniões e seus anseios. Na minha formação acadêmica, fui líder no grêmio universitário e acredito que o debate produz grandes resultados. Por isso, gostaria de participar sempre de discussões como esta, que ocorreu dentro de um nível elevado. Parabenizo a todos os organizadores do evento e, havendo uma nova oportunidade de debater a saúde, me coloco a disposição”, afirmou.


Presidindo Comissão de Saúde e Assistência Social na Câmara, o vereador Antonio Eduardo Serrano (PSB) também destacou a importância da participação popular. “Os conselhos são a essência da democracia. Lamentavelmente, temos observado que o nosso Conselho de Saúde não tem tido uma presença muito ativa na Cidade. Por isso eventos como este, que promove a participação popular, são fundamentais para que assuntos assim sejam abordados”.


Além de Serrano, participaram do evento o presidente da Câmara, Antonio Carlos Rezende (PSDB) e os vereadores Esmeraldo Vicente dos Santos (PMDB), Euvaldo Reis dos Santos Menezes (PDT), Hugulino Alves Ribeiro (PSB), Katsu Yonamine (PSDB), Leandro Rodrigues Cruz (PMDB) e Paulo Emílio de Oliveira (PRB). Os debates foram mediados pelo presidente do Sindicato dos Servidores de Santos, Flávio Saraiva.

Sesurb finaliza reparos no PIC Melvi

Durante o mês de maio equipamento passou por reparos de hidráulica, alvenaria e pintura


O Programa de Integração e Cidadania (PIC) Melvi passou por revitalização geral. Sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), equipe da Divisão de Próprios Municipais (Sesurb 64) realizou reparos de hidráulica, de alvenaria, pintura geral interna e externa e lavagem da fachada.


Segundo o chefe da Divisão de Próprios Municipais da Sesurb, Vito Rafael da Silva Settanni a reforma foi feita durante todo o mês de maio pela equipe composta por cerca de dez profissionais. “Agora daremos continuidade aos serviços no PIC Canto do Forte com os mesmos reparos, além de carpintaria. A previsão é de que o serviço no Canto Forte termine na próxima semana. Nosso cronograma prevê ainda revitalização no Centro de Apoio aos Jovens e Casa da Retaguarda”.


A chefe do Departamento de Manutenção, Soraia Milan Mourão, responsável pelas atividades, explicou que a previsão é de que até o final deste ano sejam revitalizados todos os imóveis da Secretaria de Promoção Social (Sepros). “Os serviços estão sendo feitos pelos funcionários da Sesurb. Realizamos diariamente manutenção nos próprios municipais com limpeza, reparos e demais serviços necessários nos locais. A intenção é proporcionar mais conforto e segurança para os usuários dos equipamentos”, explicou.


O PIC Melvi está localizado na Rua Heleny Rosa, 114, Bairro Melvi – Telefone: 3594-5056 .




PICs e Cafes – Criado em 2003 pela Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Canto do Forte e Quietude.


O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.


Os dois Centros de Apoio à Família do Educando (Cafes), localizado nos Bairros Sítio do Campo e Vila Sônia, foram inaugurados em 2008 para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço também é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Alunos fazem ‘tour’ por bibliotecas

Estudantes conhecem o Porto do Saber e a Biblioteca Ambiental, no Portinho


Semanalmente, cerca de 120 alunos de escolas municipais participam do projeto “Conhecendo a biblioteca de Educação Ambiental”, que promove um tour pelos ambientes do Porto do Saber e da Escola Ambiental, no Portinho. O objetivo é divulgar os diversos serviços e espaços que fazem parte desses locais, especialmente a biblioteca temática da Educação Ambiental.


No passeio, os alunos conhecem os ambientes do Porto do Saber (biblioteca, Espaço Net e Porto das Artes) e depois vão à Escola Ambiental, no Portinho, onde conhecem a Biblioteca Ambiental e recebem informações sobre seu acervo bibliográfico e materiais disponíveis para pesquisas ecológicas.


A estudante Gabriela Palomo Ortega, de 11 anos, que participou do projeto na última semana, já conhecia o Porto do Saber, mas nunca tinha ido à Biblioteca Ambiental. “É interessante saber que temos esse espaço pra poder aprender mais sobre o meio ambiente”, disse. Já a aluna Yasmim Santos, de 12 anos, não conhecia nenhum dos dois locais. “Foi tudo novidade pra mim. Gostei muito. Adoro ler e vou me cadastrar pra poder pegar emprestados alguns livros do Porto do Saber”, comentou.


A coordenadora da Educação Ambiental, Glória Bruno, explica que a biblioteca temática possui um acervo de 1.200 livros. “Todos tratam de temas ambientais, como desenvolvimento sustentável, saneamento, reciclagem, fauna e flora dos ecossistemas brasileiros, legislação ambiental, entre outros assuntos. Tem material para todos os níveis, desde Educação Infantil até o nível universitário”, destaca.


O chefe da Divisão de Cultura, Renato Paes, enfatiza que, assim como o Porto do Saber, a Biblioteca Ambiental também está aberta ao público de todas as idades. “Qualquer pessoa, sendo estudante ou não, pode visitar a biblioteca para pesquisar sobre o meio ambiente”, diz, comentando sobre o sonho de contar com outras bibliotecas temáticas na Cidade. “Sonhamos, ainda, em oferecer ao público uma biblioteca de esporte e outra de arte e história”.


Projeto - A Biblioteca Ambiental faz parte do projeto Porto do Saber, que se refere não apenas ao complexo cultural do Boqueirão, mas denomina um programa que visa à implantação de bibliotecas escolares e comunitárias em vários pontos da Cidade. O Porto do Saber do Boqueirão é a matriz do projeto, que prevê a entrega de outras três bibliotecas comunitárias, além de 15 escolares. A Biblioteca Ambiental é considerada o primeiro “filhote” do projeto Porto do Saber.


O espaço está aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, na área de lazer Ézio Dall’Ácqua (Portinho), que fica na Rua Paulo Sérgio Garcia, no Sítio do Campo, próximo à entrada da Cidade. Já o Porto do Saber funciona das 8 às 18 horas, também de segunda a sexta e fica na Avenida São Paulo, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce). Mais informações no telefone 3496-5358 e 3496-5257.

Praças revitalizadas servirão de ponto de encontro para famílias

Equipamentos no Bairro Nova Mirim foram entregues oficialmente sábado (28)

Um local aprazível para as crianças brincarem e as famílias desfrutarem de momentos agradáveis de lazer. Assim o prefeito Roberto Francisco dos Santos definiu as praças revitalizadas Priscila Maria da Silva e Júlia Cardozo de Souza, no Bairro Nova Mirim, entregues oficialmente à comunidade no sábado (28).


“Estou feliz em inaugurar uma obra como esta, que apesar de pequena, beneficia centenas de pessoas. Este local tinha muito mato que não conseguíamos retirar por falta de autorização da Polícia Florestal. Finalmente conseguimos essa permissão e fizemos a revitalização para essas pessoas tão especiais. Os moradores serão beneficiados, as crianças não ficarão mais brincando na rua e os pais têm um lugar agradável de encontro”, destacou o prefeito.

Roberto Francisco ainda falou de obras que estão sendo realizadas e que já foram entregues pela Administração Municipal durante sua gestão. “Essa é uma continuidade de governo que vem fazendo várias ações, como a inauguração do Viaduto do Anhanguera, almejada por moradores e comerciantes, que integrou aquele Bairro ao Ocian. Pretendemos em junho fazer a licitação do viaduto na Avenida Ayrton Senna da Silva (próximo ao shopping) e esperamos que a obra comece já no segundo semestre. Na sexta-feira (27), o governador esteve em Mongaguá e cobrei mais agilidade para a construção do viaduto da Curva do S (Ribeirópolis), que beneficiará mais de 70 mil pessoas”.


Secretário chefe de Gabinete, Sidiney Silva Pires atribuiu o sucesso do projeto de revitalização das praças à Coordenadoria de Assessoria de Ação e Cidadania e pediu colaboração da comunidade. “Meus familiares moram aqui perto. Trago meus filhos para brincar nesta praça e sei que depois de mim outras pessoas utilizaram este espaço. Por isso peço à população que cuide e zele pela conservação do equipamento”.


Presidente do Centro Comunitário Vila Mirim Antonia Francisca de Andrade agradeceu ao prefeito pela atenção que vem dando ao Bairro. “Agradeço em nome das famílias deste Bairro à Administração Municipal, por fazer essa homenagem a essas pessoas maravilhosas que foram Priscila Maria da Silva e Júlia Cardozo de Souza. Este local nos possibilitará ter momentos agradáveis”.


Praças - Localizadas na Avenida Ministro Marcos Freire, esquina com Rua Paulo Lucânia as praças receberam da prefeitura investimento de aproximadamente R$ 60 mil na revitalização dos dois espaços. Os trabalhos ficaram a cargo da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). As ações fazem parte do projeto de reurbanização do Bairro Nova Mirim, desenvolvido ao longo dos últimos anos pela Administração Municipal.


Segundo o secretário de Serviços Urbanos de Praia Grande, Denys dos Santos Fonseca, estes espaços funcionarão como ponto de referência para os moradores do bairro. “Essas entregas fazem parte de planejamento da Administração Municipal. Realizaremos trabalho parecido em praças no Bairro Canto do Forte”.


Os benefícios da revitalização dos locais atingem moradores e turistas de todas as faixas etárias. Foi realizada toda urbanização e paisagismo aproveitando as árvores já existentes, além da colocação de brinquedos, criando assim um playground e também do mobiliário urbano (bancos e lixeiras).


A questão da segurança mereceu destaque especial durante a formatação do projeto e execução da obra. A Sesurb instalou nova iluminação, com postes que recebem lâmpadas de vapor metálico, com potência de 400 watts cada.









Fotos: Jairo Aquilar Marques - (13) 3496-2186

Curso aborda Biossegurança para equipes de Saúde Bucal

Treinamento foi ministrado para 20 auxiliares que atuam no setor em PG

O tema Biossegurança foi abordado, na sexta-feira (27), em um treinamento para profissionais que atuam no serviço de saúde bucal, em unidades básicas e de saúde da família, em Praia Grande. Ações de prevenção, diminuição ou eliminação de riscos que envolvem a atividade em consultórios dentários foram os principais assuntos do evento. A capacitação contou com a participação da técnica em Saúde Bucal, Janete Eiponi Costa Tenório, de São Vicente.


A auxiliar de Saúde Bucal, Maria Aparecida de Lyra Silva, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), foi responsável pela apresentação dos tópicos da capacitação. Por sua experiência, destacou a importância dos procedimentos diversos da atividade. “A finalidade é permitir que todos os auxiliares de Saúde Bucal estejam preparados para atuar em seus ambientes de trabalho, também para lidar com pacientes em todas as circunstâncias”, enfatizou.


Entre as situações mencionadas por Aparecida, que exemplificam a necessidade do bom desempenho, está o relacionamento com pacientes portadores de necessidades especiais. De acordo com a auxiliar de Saúde Bucal, é preciso estar informado sobre a situação do paciente. “Numa visita doméstica são os auxiliares que vão colher informações sobre as necessidades do paciente, se ele pode ou não se locomover até a unidade, por exemplo. Isso agiliza o trabalho de técnicos e dentistas para um bom atendimento”, salientou.


Além da responsabilidade pela organização dos consultórios, os auxiliares receberam informações sobre desinfecção e esterilização de equipamentos como forma de diminuir riscos de contaminação de profissionais e pacientes. No aprendizado ainda constou observações sobre uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (luvas, óculos etc.) bem como aspectos motivacionais para que as equipes atuem com entusiasmo e competência.


Aproximadamente 20 pessoas participaram do treinamento, que foi realizado na própria sede da Sesap.

Irmã Dulce lidera doação de órgãos na região

Serviço é regulado pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp


Com 38 notificações de casos de morte encefálica e 12 doadores viáveis de órgãos para transplante em 2010, o Hospital Municipal Irmã Dulce foi o hospital da região que teve o maior destaque junto ao Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes (SPOT), da Escola Paulista de Medicina – Universidade de São Paulo (Unifesp). Neste ano, continua como líder na Baixada Santista: de janeiro a abril, foram oito notificações e três doadores viáveis. Parece pouco, mas cada doador falecido pode salvar a vida e beneficiar muitas outras pessoas, que aguardam por transplantes.


Para falar sobre o processo de doação de órgãos de doadores falecidos, a III Semana de Enfermagem e Serviço Social recebeu, no último dia 24, a enfermeira Vanessa dos Santos Silva, que atua no SPOT. Vários aspectos foram abordados, como legislação, conceito de morte encefálica, protocolo de exames e abordagem da família. “Os profissionais que abordam as famílias passam por treinamento”, enfatizou.


A entrevista dos familiares de primeiro e segundo graus, de quem depende autorização para a doação, é uma das funções da equipe do SPOT, que se encarrega de identificar e avaliar potenciais doadores, solicitar exames laboratoriais e complementares e enviar informações dos doadores à Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO), entre outras.


Se autorizada, a extração multiorgânica é realizada no Centro Cirúrgico do Irmã Dulce por equipes especializadas de hospitais de São Paulo e, no caso de córneas, da Santa Casa de Santos, que possui Banco de Olhos. Recomposto, o corpo é entregue à família para sepultamento e, no caso de morte violenta, segue para o Instituto Médico Legal (IML).


Além de mobilizar o SPOT e oferecer sua estrutura de Centro Cirúrgico para as captações, o Irmã Dulce envia médicos, enfermeiros e outros técnicos para trazer cursos de capacitação em hospitais como o Albert Einstein. Um dos temas é a manutenção hemodinâmica do potencial doador para preservar as condições ideais dos órgãos.


O resultado positivo do hospital praiagrandense é fruto do trabalho da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, presidida pela médica Maria Odila Gomes Douglas e que tem como integrante a enfermeira coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Eliza Prado Monteiro. Uma das primeiras iniciativas da comissão foi promover palestras de conscientização das equipes multiprofissionais sobre a importância da notificação de morte encefálica junto ao SPOT, que por lei é compulsória.


Ao assumir também a gestão do Pronto Socorro Central, que junto ao Hospital Municipal compõe o Complexo de Saúde Irmã Dulce, a Fundação do ABC (FUABC) vislumbra mais avanços. “Acreditamos que a sintonia das equipes do agora complexo favorecerá o trabalho e abrirá uma nova perspectiva nesta área”, afirma o superintendente do hospital, Inacio Lopes Júnior.

Equipes de PG estréiam na Copa do Estado de Handebol

Times da Cidade jogam terça (31), no Ginásio Rodrigão



As equipes feminina e masculina de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer - Sejel) enfrentam terça-feira (31), a partir das 19 horas, no Ginásio Rodrigão (esquina da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Arari, Bairro Tupi), os times de Cubatão, na estréia da fase classificatória da 12ª Copa do Estado de Handebol. O evento promovido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), engloba jogadores de 15 a 21 anos.


Atuam pelo Município: Tiffani Costa, 16 anos; Karla Martins, 17; Denize dos Santos, Marília Cozzi e Maiara Moreira, 18; Jackeline Caíres, Camila Fumegali, Pamella Dutra e Carla Biazoto, 19; Gabriela Santos, Camila Oliveira, Rebeca Ferreira, Thaís Silva Santos e Carolina Magalhães, 20; Janaína Moreira, 21. Técnica: Sandra Canova. Auxiliares: Selma Pereira, Francislene de Sylos e Gabriela Ramos.


Jogam pela Cidade: Jailton Rodrigues e Jefferson Cardoso, 21 anos; Guilherme Félix Patrocínio, Luã Aguiar Souza e Frederico Santos Ribeiro, 20; Ramon Macedo, José Marques Júnior, Luan Alves, Augusto Rodrigues, Kennedy Ferreira Neves, Henrique Markunas e Landerson Silva, 19; Luiz Bento, Fernando Paiva, Felipe Lemes e Leonardo Ribeiro, 18; Vinicius Vitalino, 17. Técnico: Evandro Luiz Andrade.


Mata-mata - Nesta etapa, a competição estadual ocorre em sistema de mata-mata (play off). Duas equipes jogam partidas de ida e volta e o vencedor se classifica para a rodada seguinte. A final estadual ocorre em setembro, ainda sem definição de local. Ao todo, 16 equipes garantem vaga. Dessas, 14 saem da fase classificatória e juntam-se ao campeão do ano anterior e cidade sede.


Retrospecto – Em 2010, os dois times praiagrandenses foram eliminados nesta primeira fase, exatamente pelos selecionados de Cubatão. Em 2009, o time feminino local eliminou São Vicente (vencendo os dois jogos por 25 a 15 e 28 a 18) e Pariquera-Açu (39 a 14 e abandono). Porém, perdeu para Santos (19 a 18 e 20 a 13).


No masculino, em 2009, na fase classificatória, o grupo local venceu São Vicente (38 a 9 e 35 a 21), Peruíbe (32 a 31 e 22 a 17) e Guarujá (32 a 17 e 32 a 8). Na final estadual, realizada em Araçatuba, a equipe da Cidade derrotou Pindamonhangaba (30 a 25), mas perdeu para Ribeirão Preto (28 a 24).

Futsal feminino de PG está invicto na Copa Expresso Popular

Time da Cidade soma quatro vitórias e dois empates no certame regional



Após a rodada realizada no domingo (29), o time feminino (idade livre) de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer/Sejel, Sucos Camp, Ideal Imóveis, Ocian Praia Clube e Colégio Objetivo) manteve-se invicto e na liderança da 10ª edição da Copa Expresso Popular de Futsal, torneio organizado pela Liga Regional de Futsal do Litoral Paulista (LRFSLP). O grupo local soma quatro vitórias, dois empates, 24 gols feitos e 6 sofridos no certame.


Jogando domingo (29), no Ginásio do Jabaquara Atlético Clube, em Santos, as meninas da Cidade empataram, em 1 a 1, com a equipe do Santos Futebol Clube/Fundação Pró-Esportes (Fupes). Na sexta-feira (27), no Ginásio Falcão (Bairro Mirim), em Praia Grande, o selecionado local derrotou, por 2 a 0, a turma da Liga Municipal de Peruíbe.


Próxima – Pela 10ª edição da Copa Expresso Popular de Futsal, as meninas da Cidade voltam a jogar sexta-feira (3), às 20h15, no Ginásio Falcão (esquina da Avenida Presidente Kennedy, com a Rua 23 de Maio, Bairro Mirim), em Praia Grande, contra a equipe do Projeto Dinamite Futsal Estudantil.


Atuam por Praia Grande, Desireé da Silva Leonardo e Thamiris Silva (goleiras); Laís Inácio Morais, Lúbia Pereira, Gislaine Santos, Vanessa Silva, Thayná Cavalcanti, Celine Caparroz, Gisele Pereira, a Tita (ala); Camila Bezerra e Priscila Love (pivô); Maria Michely Lima Araújo, Thaís Japa, Rafaela Lima e Marinara Avelino (fixo). Técnico: Fernando Boleli. Auxiliar: Bonifácio Silva. Supervisor: Paulo Ramos.


Retrospecto – Em 2010, equipe praiagrandense sagrou-se campeã invicta da Copa Expresso Popular de Futsal. Na decisão do certame, as meninas da Cidade venceram, por 4 a 3, o time do Santos Futebol Clube/Fupes/Votorantim Cimentos. Anotaram os gols do título, Camila (2), Laís e Maria. Na primeira fase do certame, o grupo locou somou nove vitórias, dois empates, 52 gols feitos e 13 sofridos. Na fase mata-mata (eliminatória), as meninas do Município totalizaram três vitórias, 12 gols prós e 4 contras.


Confira a campanha do time local na Copa Expresso 2011:








29/4 – Praia Grande 9 x 0 AA Portuários/Santos


2/5 – Praia Grande 6 x 1 São Vicente


13/5 – Praia Grande 2 x 2 Gol de Placa


20/5 – Praia Grande 4 x 2 SEELA/Guarujá


27/5 – Praia Grande 2 x 0 Liga Municipal de Peruíbe


29/5 – Praia Grande 1 x 1 Santos Futebol Clube/Fupes

No Estadual de Futsal sub-20, turma de PG joga fora de casa

Equipe da Cidade enfrenta time de Várzea Paulista sexta-feira (3)



A equipe masculina sub-20 de futsal de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel, Colégio Objetivo, Sucos Camp e Ideal Imóveis) enfrenta sexta-feira (3), às 21 horas, fora de casa, o time da Prefeitura de Várzea Paulista, na quarta rodada do returno da chave A, do Campeonato Estadual, série prata.


Sábado (28), no Ginásio Falcão (esquina da Avenida Presidente Kennedy, com a Rua 23 de Maio, Bairro Mirim), em jogo válido pelo certame estadual, a turma do Município perdeu, por 3 a 2, para o time da Associação Atlética Poaense/SESP. Anotaram os gols praiagrandenses Maycon Carneiro e Mike Cruz.


Atuam pelo time de Praia Grande: Bruno Santos, Felipe Willians Araújo, Tauã Ferreira, Victor de Souza Pinto, Silvio Morgado Júnior, Pedro Ribeiro Júnior, Paulo Ferreira de Souza, Mike Fernandes Cruz, Jhonny Oliveira, Maycon França Carneiro, Fabrício Santos, Filipe Higa, Júlio César Cunha, Yago Araújo, Lucas Davoglio Mauriz, Pedro da Costa Lopes, Lucas Sobral Zamengo, Lucas Magnabosco e Kaíque Emanuel dos Santos. Técnico: Cyro Bueno. Auxiliares: Assudiney Machado e Rodrigo Santos. Supervisor: Paulo Roberto Perez Ramos.


Classificação – A turma de Praia Grande soma 13 pontos, quatro vitórias, um empate, quatro derrotas, 35 gols prós e 29 contras. O jovem Tauã Ferreira é o artilheiro da equipe no torneio estadual, com sete gols. Maycon Carneiro tem seis. Pedro Lopes e Mike Cruz anotaram cinco gols cada. Os jogadores Silvio Morgado e Victor Pinto balançaram as redes três vezes cada.


Assim está à classificação da chave A do Campeonato Estadual 2011: 1º Mogi das Cruzes, 24 pontos (saldo mais 27 gols); 2º Taboão da Serra, 18 (saldo mais 11); 3º Praia Grande, 13 (saldo mais seis); 4º Várzea Paulista, 12 (saldo mais três); 5º Sorocaba, 8 (saldo menos 10); 6º Poá, 7 (saldo menos 20); 7º Itapetininga, dois (saldo menos 17). Na chave B: 1º Botucatu, 22 (saldo mais 28); 2º Araraquara, 19 (saldo mais 18); 3º Diadema, 18 (saldo mais seis); 4º Santa Ernestina, 12 (saldo mais dois); 5º Sertãozinho, 11 (saldo mais um); 6º São Carlos, 3 (saldo menos 22); 7º Serrana, 3 (saldo menos 33).


Segundo o regulamento da competição estadual masculina sub-20, na primeira fase do certame estadual, os selecionados atuam todos contra todos (dentro das chaves), em turno e returno. Os quatro primeiros de cada grupo classificam-se para a etapa quartas-de-final (oito melhores).


Campanha – Confira todos os resultados de Praia Grande no primeiro turno do Campeonato Estadual de Futsal:






31/03 – Praia Grande 2 x 0 Prefeitura Municipal de Itapetininga


(gols de Tauã Ferreira e Felipe Araújo)






02/04 – PM de Taboão da Serra/Anhanguera 5 x 3 Praia Grande


(gols de Tauã Ferreira – 2 e Mike Cruz)






09/04 – Associação Atlética Poaense/SESP 0 x 6 Praia Grande


(gols de Victor Pinto - 2, Maycon Carneiro - 2, Paulo Souza e Mike Cruz)






16/04 – Praia Grande 4 x 3 PM de Várzea Paulista


(gols de Silvio Morgado - 2, Mike Cruz e Pedro Lopes)






21/04 - GE Mogiano/SMEL/Mogi das Cruzes 5 x 3 Praia Grande


(gols de Paulo Souza, Silvio Morgado e Victor Pinto)






01/05 – Praia Grande 3 x 3, PM de Sorocaba


(gols de Maycon Carneiro - 2 e Pedro Lopes)






14/5 – PM Itapetininga 3 x 7 Praia Grande


(gols de Pedro Lopes – 2, Tauã Ferreira, Victor Pinto, Lucas Mauriz, Maycon Carneiro e Paulo Souza)






21/5 – Praia Grande 5 x 7 PM Taboão da Serra/Anhanguera


(gols de Tauã Ferreira (3), Pedro Lopes e Mike Cruz)






28/5 – Praia Grande 2 x 3 Associação Atlética Poaense/SESP


(gols de Maycon Carneiro e Mike Cruz)

Reunião preparatória para Jogos Escolares será terça-feira (30)

Participarão integrantes da Sejel, diretores e professores das escolas da Cidade


Integrantes da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) reúnem-se com diretores e professores das instituições de ensino da Cidade terça-feira (30), a partir das 8h30, no auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim – na Secretaria de Educação, em frente a Prefeitura Municipal), visando a preparação dos Jogos Escolares de Praia Grande 2011. O evento, que começa em agosto, envolve alunos de 10 a 17 anos.


“Vamos apresentar a competição deste ano, com o novo regulamento e todas mudanças realizadas”, afirmou o chefe da Divisão de Treinamentos e Esportes Competitivos da Sejel, professor Daniel de Lima Melo. “É a chance que as instituições de ensino têm de sanar todas as dúvidas, oferecer sugestões e compreender os mínimos detalhes sobre o torneio”.


Novidades – Para esta temporada, foram criadas divisões de faixas etárias. Na A, estão os alunos nascidos entre 1994 a 1996 (17 a 15 anos). Na B, os de 1997 a 2001 (14 a 10 anos). Nos torneios de caratê e judô disputam jovens de 1994 a 2001 (17 a 10 anos). Na natação, damas, tênis de mesa e xadrez, as divisões ficaram assim A (1994 a 1996 – 17 a 15), B (1997 e 1998 – 14 e 13) e C (1999 a 2001 – 12 a 10).
A competição continua a ser disputada em módulos. No primeiro módulo, está o atletismo (envolve categorias A e B). No segundo, encontram-se as disputas de xadrez, tênis de mesa e damas (A, B e C); caratê e judô (1994 a 2001). No terceiro, aparece a natação (A, B e C). No quarto, são as modalidades de praia, futebol (B), handebol (A) e vôlei (A). No quinto, rolam os jogos de futebol de campo (A). No sexto, ocorrem partidas de quadra, basquete, futsal, handebol e vôlei (A ou B – opção da escola).


Está determinado em regulamento que todos os alunos (de escolas públicas e privadas) devem apresentar documento de identidade (RG) original para competir. O certame tem início previsto para agosto. Cada esporte soma pontos para as escolas. O primeiro colocado recebe nove pontos. O segundo, fatura sete. E assim decresce até o oitavo, que ganha um ponto.


Desta somatória sai o campeão do certame. As inscrições para os Jogos Escolares de Praia Grande 2011 começam em junho, na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas no telefone 3471-7619 e no e-mail sejelcompeticoes@hotmail.com.


Retrospecto – Em 2010, mais de cinco alunos, de 66 instituições educacionais, competiram nos Jogos Escolares de Praia Grande. A turma do Colégio Objetivo (Bairro Tupi) sagrou-se campeã geral. O grupo da Escola Estadual Professora Sylvia de Melo (Antártica), que foi campeão em 2008 e 2009, desta vez ficou com o vice-campeonato. Na terceira colocação terminou a equipe do Colégio França (Caiçara).


Em 2009, cerca de 2.300 alunos (de 11 a 17 anos), de 44 escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares participaram dos Jogos Escolares. Na somatória de pontos, a Escola Estadual Professora Sylvia de Melo (Bairro Antártica) sagrou-se bicampeã (2008 e 2009). Na sequência terminaram Colégio Objetivo (Tupi) e EE Alexandrina Santiago Neto (Esmeralda).


Já em 2008, aproximadamente dois mil alunos (de 14 a 17 anos), de 33 instituições de ensino participaram dos Jogos Escolares de Praia Grande. A Escola Estadual (EE) Professora Sylvia de Melo levou o título de campeã geral. Completaram o pódio as EE Júlio Secco de Carvalho (Bairro Solemar); e Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia).

Balé de PG faz apresentação em Santos

Evento acontece segunda-feira (30), no teatro Brás Cubas

Alunas do curso de balé da escola municipal Porto das Artes farão uma apresentação segunda-feira (30), na I Mostra de Dança Marcela Ribeiro, que acontece em Santos. As bailarinas e professoras Fernanda Iannuzzi e Marcela Ribeiro assinam a direção das coreografias.


No evento serão apresentadas as coreografias “A Noviça Rebelde” e “O Mágico de Oz”. Ambas retratam as histórias dos respectivos filmes e fizeram parte do espetáculo “Clássicos do Cinema”, realizado no ano passado, no Centro Cultural Palácio das Artes, em Praia Grande.


A Mostra acontecerá no Teatro Municipal Brás Cubas (Avenida Pinheiro Machado, s/n - Santos), a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 20.

Pedestrianista de PG vence prova do 6º BPMI

Atleta da Cidade é campeão da segunda etapa do Campeonato Santista


O corredor de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel, EPAS e Osan), Paulo Roberto de Paula, sagrou-se campeão da prova 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), válida como segunda etapa do Campeonato Santista de Pedestrianismo. Ele completou o percurso de 10 quilômetros, em 28min53. A disputa, realizada domingo (29), ocorreu no Bairro Ponta da Praia, em Santos.


Luís Fernando de Paula, irmão de Paulo, obteve o vice-campeonato da prova, com 28min54seg. Além deles, o time da Cidade subiu mais oito vezes ao pódio (dois ouros, cinco pratas e um bronze). Na prova de 10 km, classe 20 a 24 anos, ouro para Plácido Francisco da Silva. Pratas para Carlos Francisco dos Santos, 20 a 24; José Correa da Silva Filho, mais de 75; e Valéria Aparecida de Souza, 40 a 44.


Na distância de 5 km, classe 16 e 17 anos, título para Gilmar Batista de Oliveira. Vice-campeonato para Rodrigo Soares de Almeida. Na 70 a 74 anos, segunda colocação para a corredora local Glacy Maria dos Santos Calisto. Na mais de 75 anos, medalha de bronze para Yolanda Maria da Silva.


Primeira – Em abril, na primeira etapa do Circuito - Prova Cidade Porto, a equipe praiagrandense de pedestrianismo conquistou nove medalhas (três ouros e seis pratas). Na categoria principal, Luís Fernando Paula, sagrou-se campeão. Ele completou os 10 quilômetros da disputa, em 29min50seg. O irmão de Luís, Paulo Roberto Paula, obteve o vice-campeonato da prova, com 29min51seg.


Na classe 20 a 24 anos, ouro para Plácido Francisco da Silva, 32min07seg. Segundas colocações para José Correa da Silva Filho, mais de 75 anos, 53min01seg; e Valeria Aparecida de Souza, 40 a 44, 44min38seg. Na prova de cinco km, classe 16 e 17 anos, primeiro lugar para Gilmar Batista de Oliveira, 17min56seg. Pratas para Rodrigo Soares de Almeida, 16 e 17, 19min44seg; Glacy Maria dos Santos Calisto, 70 a 74, 34min17seg; e Yolanda Maria da Silva, mais de 75, 38min08seg.


Nomes – Confira as principais classificações finais (corredores que ficaram entre os 20 melhores) dos atletas de Praia Grande na etapa inicial do Campeonato Santista de Pedestrianismo 2011:


Prova de 10 km


1º Paulo Roberto Paula – geral - 28min53seg;


1º Plácido Francisco da Silva – classe 20 a 24 anos – 31min27seg;
2º Carlos Francisco Santos – 20 a 24 – 34min09seg;


2º Luis Fernando Paula – geral - 28min54seg;
2º José Correa da Silva Filho – mais de 75 – 48min09seg;
4º José Cordeiro da Silva – mais de 75 – 1h29min27seg;
4º Vicente Gonçalves dos Santos – 70 a 74 – 53min29seg;
4º Rafael Rodrigues dos Santos – 25 a 29 – 34min33seg;


5º Gutemberg da Silva Neves – 20 a 24 – 35min52seg;


5º Edson Rodrigues da Silva – 55 a 59 – 39min41seg;


7º Adelson Marinho da Silva – 30 a 34 – 35min33seg;
9º Paulo Riguetti – 45 a 49 – 37min08seg;
10º José Pedro Domingos da Silva – 70 a 74 – 1h02min02seg;
10º Regivaldo Luiz da Silva – 35 a 39 – 37min02seg;
11º Fernando Henrique Bernardino – 20 a 24 – 41min54;
19º Josenildo de Freitas Chalega – 30 a 34 – 38min45seg;
19º Alceone Weiss Bernardino – 20 a 24 – 48min19seg.




2ª Valeria Aparecida de Souza – 40 a 44 – 43min41seg;
4ª Maria Cordeiro da Cruz – 55 a 59 – 50min27seg;
5ª Andressa dos Santos de Oliveira – 25 a 29 – 53min18seg;
5ª Flavia Regina Silvério – 45 a 49 – 46min51seg;
9ª Mariza Rodrigues da Silva – 35 a 39 – 49min21seg;
14ª Silvia Regina Barbosa – 55 a 59 – 1h00min49seg;
14ª Maria da Conceição Jesus Silva – 60 a 64 – 1h16min59seg;


16ª Eleuzina Gomes de Souza – 45 a 49 – 54min16seg;


20ª Izilda Maria Ferreira – 55 a 59 – 1min05seg49.






Prova de 5 km
1º Gilmar Batista de Oliveira – 16 e 17 – 18min00seg;
2º Rodrigo Soares de Almeida – 16 e 17 – 19min37seg.

2ª Glacy Maria dos Santos Calisto – 70 a 74 – 32min24seg;
3ª Yolanda Maria da Silva – mais de 75 – 39min31seg.

Lívia Dias é vice-campeã de etapa do Paulistão de Tênis de Mesa

Atleta da Cidade destaca-se na categoria mirim (12 e 13 anos)


A mesatenista de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer - Sejel), Lívia Sanches Dias, categoria mirim (12 e 13 anos), sagrou-se vice-campeã da segunda etapa do Torneio do Ranking Paulista da Federação Paulista (FPTM). O certame finalizado no domingo (29), ocorreu no Ginásio da Associação Desportiva Classista General Motors, em São José dos Campos.


Na decisão do primeiro lugar, a atleta praiagrandense foi superada por Martina Kohatsu (Galinho de Ouro/Centro Espanhol de Santos). Na etapa inicial do Torneio do Ranking Paulista, realizada em abril, no Ginásio Tejereba, em Guarujá, Lívia já havia obtido o vice-campeonato. Na decisão, ela acabou sendo superada pela mesatenista de Jundiaí Clube/PMJ, Juliana Lindman.


Com o resultado, Lívia manteve-se na segunda colocação do ranking estadual. A mesatenista nasceu em Praia Grande e reside no Bairro Tupi. Nesta temporada ela também faturou medalha de bronze na etapa Sul-Sudeste da Copa do Brasil. Estudante da Escola Estadual Magali Alonso, descobriu o esporte através do programa SuperEscola, na escolinha da Prefeitura Municipal, há dois anos.


Raylle Estefani– Outra atleta de Praia Grande destacou-se no certame estadual. Na categoria infantil (14 e 15 anos), Raylle Estefani terminou na quinta colocação. “Nossa equipe não teve o rendimento esperado nesta etapa do Torneio do Ranking Paulista”, afirmou o técnico Fábio Roberto Lins de Almeida. “Principalmente nosso grupo masculino que ficou devendo bastante na competição”.


Treinos – O professor Fábio de Almeida ministra treinamentos gratuitos para a garotada de Praia Grande de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, no Ginásio Sejel, na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 33.579, Bairro Tupi. Outras informações podem ser obtidas nos telefones 3496-5400 ou 3472-4426.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Festividade em homenagem a São Benedito ocorre domingo

Expectativa da organização é que mais de 500 pessoas participem do evento

A Irmandade São Benedito de Praia Grande celebrará seu 10º ano de existência neste domingo (29). O grupo realizará programação especial na festa de louvor ao santo. A confraternização ocorrerá na Igreja de Santo Expedito, localizada na Rua Daijiro Matsuda, nº 620 (esquina da Avenida Presidente Kennedy), no Bairro Maracanã. A organização espera a participação de mais de 500 pessoas.


“Trata-se de uma data especial para toda comunidade da Cidade. A organização está cuidando de todos os detalhes, para engrandecer a celebração. Gostaria de convidar a população de Praia Grande para participar das comemorações”, declarou o juiz e presidente da Irmandade no Município, Antônio Florêncio.


O cronograma da confraternização já está definido pelos organizadores. A primeira atividade da celebração será a distribuição do tradicional café da manhã, a partir das 7 horas, na própria Igreja. Em seguida ocorrerá a procissão até a Igreja de Santo Expedito. No local, às 11 horas, será celebrada missa. Ao término, por volta 13 horas, está marcado almoço (na Colônia de Férias dos Gráficos, no Bairro Mirim), com os participantes das irmandades que virão à Cidade especialmente para o evento, além de apresentação de congadas e atrações musicais.


“A Irmandade de Praia Grande receberá um grupo de congada de Mogi das Cruzes que dará toque especial a data. Já está acertada também a vinda de mais quatro ônibus, que trarão pessoas de São Paulo para participar da confraternização”, comentou Florêncio.


Além do presidente da Irmandade praiagrandense, fazem parte do comitê de organização da festa: Eunice Aparecida, Dirce do Carmo, Jeane Cavalcanti e Ilídio Neno.


História - São Benedito nasceu na Sicília, Itália, em 1526. Seus pais eram descendentes de escravos vindos da Etiópia e mais tarde libertos por seus senhores, tomando o sobrenome deles, Monassero.


De família pobre, foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos decidiu se dedicar à religiosidade, mas somente aos 21 anos foi chamado por um monge para viver entre os Irmãos Eremitas de São Francisco de Assis. Professou os votos de pobreza, obediência e castidade. Andava descalço, dormia no chão sem cobertas e fazia muitos outros sacrifícios. Pessoas o procuravam pedindo conselhos, orações e alcançavam muitas curas.


Depois de 17 anos, foi obrigado a se mudar para o Convento dos Capuchinhos, onde trabalhou como cozinheiro. Após alguns anos, em razão de sua santidade, prudência e sabedoria, foi eleito pelos seus irmãos de comunidade como superior do mosteiro. Tendo concluído seu período como superior, retornou com humildade e naturalidade para a cozinha do convento.


O café da manhã oferecido nas festas em sua homenagem vem de suas ações: sempre que podia, São Benedito apanhava alguns alimentos do convento, metia-os nas dobras de suas vestimentas e, disfarçadamente, levava aos necessitados.


Diz-se que numa dessas ocasiões foi surpreendido pelo superior do convento, que perguntou: "Que levas aí, na dobra de teu manto?". Respondeu: "Rosas, meu senhor!". Então desdobrou o burel franciscano e, em lugar dos alimentos, apresentou aos olhos pasmos do superior uma braçada de rosas. Amado de Norte a Sul do Brasil, onde o chamam de "O Santinho Preto", São Benedito morreu em 4 de Abril de 1589, em Palermo, na Itália. Seu culto, um dos mais populares do País, é associado aos padecimentos do negro brasileiro.

Campeonato de Futebol da Sesurb define semifinalistas

Jogos da quinta e última rodada da primeira fase ocorrem neste sábado (28)

A quinta e última rodada da fase inicial do Campeonato de Futebol Interdivisões da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) promete fortes emoções. As duas vagas restantes para as semifinais estarão em disputa nos jogos deste sábado (28). Regional 2A, melhor time da competição com 100% de aproveitamento, três vitórias e nove pontos conquistados, e Sesurb 1 já estão garantidos na etapa seguinte. Os duelos estão marcados para as 9 horas, no Campo do Grêmio, localizado na Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº, Bairro Glória.


São duas vagas sendo disputadas por quatro equipes. No Grupo A, Engenharia precisa vencer o Portinho para avançar. A situação da Áreas Verdes é mais complicada. Além de superar a Regional 3, torcerá pela derrota da Engenharia.


No Grupo B o Portinho está na mesma situação. Tem a obrigação de superar a Engenharia e torce pelo tropeço da Regional 3. Caso esta combinação de resultados ocorra os dois times terminarão a fase empatados com 4 pontos cada. A decisão da vaga na chave irá para os critérios de desempate: número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, menor número de cartões vermelhos e menor número de cartões amarelos.


Confira todos os jogos nesta quarta rodada e a situação em cada chave:






Grupo A


1º - Regional 2A – 9 pontos


2º - Engenharia – 6 pontos


3º - Áreas Verdes - 4 pontos


4º - Regional 4/1 – 4 pontos






Grupo b


1º - Sesurb 1 – 6 pontos


2º - Regional 3 – 4 pontos


3º - Portinho – 1 ponto


4º - Regional 2B – 0 ponto






Jogos da quinta rodada – 28 de maio


Regional 2A x Sesurb 1


Engenharia x Portinho


Áreas Verdes x Regional 3


Regional 4/1 x Regional 2B






Disputa - O campeonato deste ano conta com oito equipes correndo atrás do título. São elas: Regional 2A, Áreas Verdes, Portinho, Regional 4/1, Regional 2B, Sesurb 1, Engenharia e Regional 3.


Seguindo padrão estabelecido ao longo das disputas anteriores, o campeonato de 2011 terá três fases. Na primeira, as oito equipes estão divididas em duas chaves com quatro times em cada. Os dois melhores de cada grupo avançam a etapa semifinal. A decisão da disputa está marcada para o dia 11 de junho.


Ao final, serão premiados os quatro primeiros times com troféus e medalhas. Goleiro menos vazado e o maior artilheiro do campeonato também levarão troféu para casa.

PIC Quietude abre 117 vagas para cursos

Interessados devem procurar sede da unidade, Rua Milton Daniels, s/nº

O Programa de Integração e Cidadania (PIC) do Bairro Quietude está com vagas abertas para 9 cursos de geração de renda (culinária e artesanato). Ao todo são 117 vagas para participar das atividades gratuitas. Os interessados devem procurar a sede da própria unidade, Rua Milton Daniels, s/nº.


No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar cópia da carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4. Alunos menores de idade precisam estar acompanhados do pai ou responsável, além de apresentar declaração de matrícula.


A diretora elogiou a postura da população residente no Quietude e que utiliza os espaços do PIC. “Quando lançamos algum curso, workshop ou capacitação, as vagas são preenchidas em pouco tempo. Temos uma resposta acima da média desta comunidade. Esta atitude nos deixa ainda mais motivados para trabalharmos diariamente”, disse.


PICs - Criado em 2003 pela Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Canto do Forte e Quietude. O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.






Confira a lista dos cursos e vagas disponíveis:






Curso: Artesanato em feltro


Dia: quinta-feira


Horário: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30


Vagas: 10 vagas por período






Curso: Culinária


Dia: segunda-feira


Horário: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30


Vagas: 10 vagas no período da manhã e 5 vagas no período da tarde






Curso: Bordado reto


Dia: sexta-feira


Horário: 8h30 às 11h30


Vagas: 8 vagas






Curso: Bordado em fita


Dia: quarta-feira


Horário: 13h30 às 16h30


Vagas: 11 vagas






Curso: Customização


Dia: terça-feira


Horário: 8h30 às 11h30


Vagas: 8 vagas






Curso: Fibra de bananeira


Dia: quinta-feira


Horário: 14 às 17 horas


Vagas: 10 vagas






Curso: Pátina e decoupage


Dia: sexta-feira


Horário: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30


Vagas: 10 vagas para cada período






Curso: Pintura em tecido


Dia: quarta-feira


Horário: 8h30 às 11 h30


Vagas: 5 vagas






Curso: Pedraria em chinelo


Dia: segunda-feira


Horário: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30


Vagas: 10 vagas para cada período

Índios visitam escola no Dia da Mata Atlântica

Evento ocorreu no Bairro Ribeirópolis, nesta sexta-feira (27)


Os alunos da Complementação Educacional 19 de Janeiro, Bairro Ribeirópolis, em Praia Grande, tiveram um dia especial nesta sexta-feira (27). A data comemora o Dia da Mata Atlântica e a unidade recebeu a visita de 35 crianças indígenas, de origem Tupi, da aldeia Piaçaguera Ywy Pyaú, de Peruíbe.


Várias atividades marcaram a presença dos índios na escola. Os estudantes realizaram leituras de poesias, rap, dança de rua e balé, jogo de futebol, aula de pintura em CD (reuso), além da apresentação de vídeos. Os temas das poesias retratavam paz e igualdade entre as pessoas. A ação também contou com a presença de alunos das escolas municipais Nicolau Paal e Domingos Soares de Oliveira.


O evento foi desenvolvido pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Seduc). A visita foi uma retribuição do passeio feito no Dia do Índio pelos estudantes praiagrandenses na aldeia.


“A importância desse intercâmbio é muito grande. Nós trabalhamos com as crianças um projeto de diversidade cultural. Já falamos sobre religiões, raças e deficientes. Este ano abordamos o tema indígena. A vinda deles aqui na escola e nossa visita na aldeia corou o trabalho”, disse a diretora da unidade, Ghislaine Pinheiro.


A integração das duas culturas também foi comemorada pela cacique tupi, Tupã Rendy, também conhecida como Lílian. “Esse momento é muito especial para nossas crianças. É algo inesquecível. Elas gostam muito de sair da aldeia e poder vivenciar coisas novas. As meninas já me falaram que querem aulas de balé na aldeia após assistirem as apresentações aqui”.


Nas costas da camiseta da cacique Lílian havia uma frase que poderia resumir essa integração entre brancos e índios: ‘Eu posso ser como você sem deixar de ser como eu sou’.


Dia da Mata Atlântica - A data marca a necessidade de barrar o desmatamento, recuperar o que foi degradado, ampliar o número de áreas protegidas, públicas e privadas, e melhorar a gestão daquelas que já existem.


A Mata Atlântica foi considerada patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 e pelo Decreto 750, de 10 de fevereiro de 1993. Posteriormente, outro decreto presidencial, de 21 de setembro de 1999, instituiu o dia 27 de maio como dia da Mata Atlântica.


A data foi escolhida porque em 27 de maio de 1560 o padre José de Anchieta assinou a “Carta de São Vicente”, onde descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais.

PG entrega praças revitalizadas no Bairro Nova Mirim sábado (28)

Evento será às 10 horas, na Avenida Ministro Marcos Freire, esquina com Rua Paulo Lucânia

Praia Grande entrega a comunidade do Bairro Nova Mirim duas praças revitalizadas. A solenidade será sábado (28), a partir das 10 horas, no próprio local, Avenida Ministro Marcos Freire, esquina com Rua Paulo Lucânia. Os espaços serão denominados em homenagem a Priscila Maria da Silva e Júlia Cardozo de Souza. A festa contará com atrações infantis, além de pipoca, algodão doce, brinquedos e show de palhaços.


“Moro aqui faz seis anos. Durante este período foi a melhor notícia que recebi. Essas praças funcionam agora como ponto de encontro. Adultos sentam nos bancos e conversam enquanto as crianças não param de aproveitar os brinquedos. O clima é bem familiar”, festejou a dona de casa e moradora do Bairro Mirim, Zuleide Luna.


A Prefeitura realizou investimento total de aproximadamente R$ 60 mil na revitalização dos dois espaços. Os trabalhos ficaram a cargo da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). As ações fazem parte do projeto de reurbanização do Bairro Nova Mirim, desenvolvido ao longo dos últimos anos pela Administração Municipal.


“Estes espaços funcionarão como ponto de referência para os moradores do bairro. Essas entregas fazem parte de planejamento da Administração Municipal. Realizaremos trabalho parecido em praças no Bairro Canto do Forte”, comentou o secretário de Serviços Urbanos de Praia Grande, Denys dos Santos Fonseca.


Os benefícios da revitalização dos locais atingem moradores e turistas de todas as faixas etárias. Foi realizada toda urbanização e paisagismo aproveitando as árvores já existentes, além da colocação de brinquedos criando assim um playground e também do mobiliário urbano (bancos e lixeiras).


“Estas revitalizações tiveram sabor especial para os profissionais envolvidos. Os funcionários da Sesurb têm prazer imenso em desenvolver serviços voltados a melhoria de espaços públicos que são utilizados pela população”, destacou o titular da pasta.


Iluminação - A questão da segurança mereceu destaque especial durante a formatação do projeto e execução da obra. A Sesurb instalou nova iluminação com postes que recebem lâmpadas de vapor metálico, com potência de 400 watts cada.

Sefin realiza Audiência Pública na Câmara

Segunda-feira (30) será feita prestação de contas

A Câmara de Vereadores de Praia Grande (Praça Vital Muniz, nº 1, no bairro Boqueirão) recebe segunda-feira (30), às 15h30, audiência Pública da Secretaria de Finanças (Sefin), para avaliação da execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), no atual exercício (2011). Estarão presentes o secretário executivo da Sefin, Nélio Dell’Artino e a subcretária de Planejamento e Execução Orçamentária, Regina Firmino, entre outros representantes do Poder Executivo municipal. O evento é aberto ao público.


De acordo com Dell’Artino, são feitas três Audiências Públicas por ano para avaliar a execução da LDO. “É uma prestação de contas. Vamos avaliar o primeiro quadrimestre”, afirma. Durante a audiência serão apresentados dados sobre o cumprimento das metas fiscais. “Haverá espaço para que todos os presentes possam esclarecer dúvidas e fazer questionamentos sobre vários temas, como, por exemplo, receitas, despesas e dívida pública”, ressaltou o secretário executivo da Sefin.

Equipe de PG veleja em Santos

Time da Cidade participa de regata comemorativa


A equipe de vela do núcleo do Programa Navega São Paulo de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) participa sábado (28), a partir das 8 horas, no Bairro Ponta da Praia, em Santos, de regata comemorativa aos 113 anos do Clube Internacional de Regatas. O evento envolve todas as categorias de competição e deve aglomerar mais de 150 velejadores.


“É uma honra poder participar dos festejos do tradicional Vermelhinho da Ponta da Praia, um clube que tem muita tradição nos esportes náuticos”, destacou o coordenador da modalidade em Praia Grande, professor Silvio Bello. “Vamos levar um grupo numeroso, mais de 40 pessoas estarão velejando conosco, inclusive, nossos amigos da Marinha do Brasil”.


Programação – Depois deste evento, o grupo de vela de Praia Grande participa nos dias 4 e 5 de junho, na represa Billings, em São Paulo, Capital, do Torneio de Novos Talentos, categoria open bic (barcos individuais para atletas de até 25 anos). O certame é regido pela Federação de Vela do Estado (FEVESP).


No dia 12, nas águas do Bairro Canto do Forte, em Praia Grande, a turma da Cidade compete no Desafio Mare Nostrum. O certame é realizado pela escola de vela, em parceria com a Associação Turma do Remo e Marinha do Brasil. A prova reúne 25 quilômetros de remadas e mais de 100 atletas. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail navegasp@praiagrande.sp.gov.br ou no telefone 3496-2350.


De 15 a 18, em Belém Novo, Porto Alegre, os velejadores praiagrandenses disputam a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Open Bic, que também servirá como seletiva para o Campeonato Mundial. De 23 a 26, em Caraguatatuba, São Paulos, eles encaram o 21º Campeonato Brasileiro da classe holder.


No dia 24, na represa de Guarapiranga, em São Paulo, participam do Campeonato Paulista classe dingue. Vale ressaltar que as categorias holder e dingue são barcos monotipos, ou seja, construídos conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro, velame são rigorosamente iguais.


Aulas – As aulas do Navega São Paulo são abertas a pessoas de todas as idades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua. Também conhecido como Portinho, o local, banhado pelo Mar Pequeno, está situado na entrada da Cidade, na Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, ao lado da Prefeitura, telefone 3496-2350).

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Associação Comercial e Empresarial de PG elege nova diretoria

O Prefeito Roberto Francisco dos Santos participou da solenidade


A Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Praia Grande elegeu nova diretoria para comandar a entidade até 2013. A chapa “Unir para Crescer”, presidida por José Augusto Soares da Silva venceu o pleito. O prefeito praiagrandense, Roberto Francisco dos Santos, acompanhou todo processo, que aconteceu quarta-feira (25), na sede da ACE (Rua Espírito Santo, nº 782, Bairro Boqueirão).


“A Prefeitura segue como parceira da Associação Comercial e Empresarial e de todos comerciantes. Uma das metas da Administração é incentivar o comércio dentro da Cidade. Um dos projetos de destaque dentro desta realidade é o cartão Accredito, utilizado por grande parte dos funcionários públicos. Com isto ocorre movimentação comercial dentro do Município em torno de R$ 900 mil por mês”, comentou Roberto Francisco.


Após parabenizar a chapa “Unir para Crescer” pela vitória na eleição, o prefeito aproveitou a oportunidade para comentar e destacar investimentos, projetos, obras e ações que estão em andamento e que ainda serão implantadas em Praia Grande e que beneficiarão diretamente moradores e turistas.


“A Administração possui olhar especial para todos os bairros do Município. As obras estão em andamento por todas as partes. A revitalização da Avenida Presidente Kennedy, que está na sua segunda etapa no trecho que parte do Bairro Mirim, incentivou o desenvolvimento ainda maior do comércio na Cidade”, analisou.


Projetos - O novo presidente da ACE praiagrandense, José Augusto Soares da Silva, agradeceu o apoio e a confiança dos associados. Para este biênio da nova diretoria executiva, o dirigente comentou que os trabalhos seguirão o mesmo perfil do que já está sendo implantado pela entidade ao longo dos anos anteriores.


“Acredito que a principal novidade é que a Associação conta com projeto com vale alimentação, voltado para o pequeno e médio empresário sediado na Cidade, para colocar em prática, com o apoio da Prefeitura”, declarou o presidente.


Augusto ressaltou ainda a preocupação em capacitar cada vez mais a mão de obra dos profissionais de Praia Grande. “O Sebrae e Fiesp são parceiros da Associação nesta iniciativa. Temos que habilitar cada vez mais nossos parceiros e colaboradores para que ofereçam melhor produto ou serviço ao público”, disse.

Exposições Mare Nostrum visitam escolas de PG

Bairros Ocian, Melvi e Glória recebem itinerância nas próximas semanas


O projeto “Memória do Seu Bairro”, do Museu da Cidade, inicia a programação itinerante das exposições Mare Nostrum I e II, que conta, através de registros fotográficos, a história dos bairros mais antigos de Praia Grande. Em exposição na EM Lions Clube, do Bairro Ocian até o dia 31 de maio, os painéis seguem para a E.E Vilma Catharina Mosca Leone, no Bairro Melvi, onde ficam até o dia 13 de junho. Em seguida, é a vez da E.M Professora Elza Oliveira de Carvalho, no bairro Glória, receber as mostras, até 20 de junho. As exposições devem servir como base para trabalhos pedagógicos definidos livremente pelos professores.


“São duas exposições de memória, mas com características diferentes”, comenta a representante do Museu da Cidade, Márcia Helena de Lima. “O objetivo é estimular o visitante a ter um outro olhar sobre sua cidade, enxergando-a como patrimônio”, define.


Compostas por painéis onde imagem e texto se misturam, as mostras contam a história da formação dos bairros de Praia Grande (Mare Nostrum I) e a relação do cidadão com sua cidade (Mare Nostrum II). Na primeira exposição, bairros como Guilhermina, Flórida, Aviação e Ocian, entre outros, surgem com especificidades até então desconhecidas, que ajudam a construir a noção de importância daqueles núcleos para a formação de Praia Grande.


“Partimos da história dos bairros planejados, trabalhando com as imagens e informações pertencentes ao acervo do Município”, explica Márcia. “Alguns surgiram do que inicialmente era um sítio, que foi dividido em loteamentos. Outros nasceram de ocupações espontâneas e só depois foram regulamentados”.


Já em Mare Nostrum II, o visitante encontra um recorte da memória urbana de Praia Grande. As relações entre cidade e cidadão vêm representadas através do cotidiano do Município, em imagens que remetem a trabalho, transporte, religião, comércio e outros setores de atividades sociais. Para Mônica, os textos, dessa vez mais curtos, remetem à poética desta relação e estimulam à reflexão. “A exposição do conceito de nascimento, vida e morte. A partir destas três fases do ser humano, evidenciamos a interação entre o espaço e seus moradores, e a importância desta relação para a construção da identidade de seus cidadãos”.


Mare Nostrum – O nome dado às exposições “Mare Nostrum” (do Latim, Nosso Mar), refere-se à inscrição existente na bandeira do Município. Em formato redondo português, cortado e partido, O Brasão de Armas de Praia Grande traz em seu primeiro campo as armas de Martim Afonso de Souza, e no segundo, uma Cruz de Cristo. No alto do terceiro campo, um morro de prata e, em baixo no fundo do Brasão, faixas de prata. Como suporte, à direita um ramo de louros e à esquerda um ramo de carvalho, ambos na sua cor natural. Por timbre uma coroa mural, tendo sobre a porta principal, um escudete de blao (azul), com duas chaves cruzadas, postas en santor. Num listel de goles (vermelho) a legenda latina "Mare Nostrum".

PG registra mais de 105 mil pessoas no Dia do Desafio

Meta prevista pela Cidade de 40% da população foi alcançada

Praia Grande atingiu sua meta de fazer com que pelo menos 40% de sua população participasse do Dia do Desafio, na quarta-feira (25). De acordo com os organizadores, a Cidade registrou 105.253 participantes nas atividades desenvolvidas ao longo do dia em vários locais do Município. Praia Grande tem uma população de 262.051 habitantes, segundo o IBGE, e esse número representa 40,16% dos moradores.


“Nossa participação foi muito positiva nesse Dia do Desafio. O resultado foi bem apertado, mas conseguimos alcançar nosso objetivo de chegar a 40% da população. Agradecemos as escolas, municipais e particulares, as demais secretarias municipais, como Saúde, Esportes e Promoção Social, além da população que se envolveu bastante”, disse o chefe da Divisão de Esportes nas Escolas da Secretaria de Educação (Seduc), Carlos Leonardo Borges da Silva, um dos organizadores do Dia do Desafio na Cidade.


De acordo com Silva, houve muita atividade em vários locais da Cidade, como academias de ginástica, escolas e até mesmo na praia. “Houve muita caminhada, alongamento, corrida. E, graças ao envolvimento de todos, o dia foi um sucesso e o trabalho foi gratificante”, afirmou ele. Mais de 2 mil professores da rede municipal participaram do Dia do Desafio.


Entre as atividades realizadas pela população foram registrados jogos de futsal, basquete, voleibol, ginástica laboral, abraços simbólicos, gincanas, aulas de educação física, entre outros.


O Dia do Desafio foi criado em 1983, no Canadá. Em 1995, o Sesc (Serviço Social do Comércio) aderiu à data, ocorrendo sempre na última quarta-feira de maio. O objetivo é fazer com que o maior número de pessoas interrompa sua rotina por 15 minutos para realizar qualquer tipo de atividade física e marcar sua participação no Dia do Desafio.

Campanha Metropolitana do Agasalho realizará Bazar Solidário

Evento ocorrerá dia 15 e junho, em Praia Grande, na sede do Ocian Praia Clube


O Bazar Solidário, organizado para arrecadar recursos para 6ª edição da Campanha Metropolitana do Agasalho, ocorrerá no dia 15 de junho, a partir das 16 horas, em Praia Grande, na sede do Ocian Praia Clube (Rua Comendador Oto Carlos Golanda, nº 80, esquina com Avenida Castelo Branco, Bairro Ocian). Os convites, à venda por R$ 20,00, estão disponíveis nas sedes dos fundos sociais de solidariedade das nove cidades da Região da Baixada Santista.


Em Praia Grande, os convites podem ser adquiridos na sede do Fundo Social de Solidariedade (FSS), na Rua Paulo Fefin, 775, Bairro Boqueirão. Informações pelo telefone 3496-5001.


“Sem a participação da população não existe a Campanha Metropolitana do Agasalho. Peço que as pessoas nos ajudem, mais uma vez. O Bazar Solidário é um importante evento para os trabalhos deste ano. Todos estarão envolvidos fortalecendo a idéia metropolitana”, declarou a presidente do FSS e secretária de Promoção Social praiagrandense, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca.


Os empresários interessados em colaborar com o Bazar Solidário, através de doação de roupas, eletrodomésticos ou ainda bijuterias novas, devem procurar o FSS de Praia Grande ou ligar para o telefone 3496-5001.


A subsecretária de Assistência Social da Secretaria de Promoção Social (Sepros), Nanci Solano Tavares de Almeida, ressaltou que este apoio dos comerciantes é fundamental para a organização do evento. “Com o valor arrecadado com a venda dos convites e das peças que estarão à disposição do público no bazar, serão comprados cobertores e distribuídos para os mais necessitados nos nove municípios da região”, explicou.


A Campanha Metropolitana do Agasalho é uma ação pioneira em todo o Estado de São Paulo, que já ocorre desde 2006. A meta é recolher roupas, cobertores, mantas e outros itens, para que sejam doados aos mais necessitados. A ação conta com suporte do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, prefeituras municipais (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente), empresários e sociedade civil dos nove municípios.


Arrecadação - Praia Grande terá 36 postos de arrecadação durante a Campanha Metropolitana do Agasalho. Além do Fundo Social de Solidariedade do Município, receberão doações os equipamentos sociais, como unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC), Centros de Apoio à Família do Educando (CAFEs) , o programa Conviver e unidades de saúde (Usafas e Multiclínicas).

Comissão Municipal se reúne em busca de maior empregabilidade em PG

Membros foram eleitos na terça-feira (25). Encontros ocorrem uma vez por mês


Composta por três bancadas: dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público, a Comissão Municipal de Emprego de Praia Grande realizou eleição dos membros na quarta-feira (25), na sede da Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (Seret), no Bairro Quietude. O objetivo da comissão é de agregar as forças dos empresários, empregados e poder público na busca da empregabilidade dos moradores de Praia Grande.


“No passado vivenciamos grande dificuldade nessa interação. Pretendemos que a nova comissão interaja de forma que todos participem e tenham empenho no desenvolvimento de trabalhos em busca da geração de emprego para as pessoas de Praia Grande, especialmente no setor do comércio, serviços e construção civil que são vocações do Município”, explicou o secretário de Relações de Emprego e Trabalho, Getúlio de Matos, eleito presidente da Comissão.


Matos destacou que a comissão municipal se reunirá mensalmente. “Nesses encontros serão determinadas prioridades. Além disso, os membros poderão participar das reuniões mensais da comissão estadual, que possibilitará trazer para Cidade alguns programas do Governo do Estado. Queremos ainda potencializar o trabalho, tanto no Banco do Povo Paulista quanto no Programa de Apoio ao Trabalhador, o PAT, que são vinculados a comissão municipal de emprego”.


O calendário anual de reuniões foi aprovado. Os encontros acontecerão sempre na última quarta-feira do mês, ás 10 horas, em sistema de rodízio entre as três bancadas: Governo,Trabalhadores e Empregadores ,sendo que a próxima será na Bancada dos Trabalhadores, cujo o local será designado pelos mesmos.


Coordenador da Força Sindical na Baixada Santista, Hebert Passos Filho, participou da reunião. “Esta comissão é tremendamente importante para suprir a demanda da dificuldade que temos na região de fazer que o desempregado tenha o perfil da vaga de emprego que está sendo gerada, e a função da comissão é essa, por ela ser tripartite facilitará ainda mais as contratações porque as demandas serão reconhecidas”.


Já o assessor da Central Única dos Trabalhadores (CUT) da Baixada Santista Fernando Luiz Dias Rodrigues disse que a entidade participa do processo desde a concepção do sistema público de emprego trabalho e renda. “Uma forma de efetivarmos a constituição do sistema é a participação das comissões já que as coisas acontecem nas cidades, nos locais em que as pessoas moram e trabalham”, e ainda elogiou a iniciativa “Estou surpreso com o espaço físico oferecido para o desenvolvimento dos trabalhos. É muito bom ver pessoas oriundas do movimento sindical como o Getúlio de Matos (presidente da comissão) e Marivaldo Silva Lopes (coordenador de projetos) demonstra que Praia Grande tem uma visão avançada sobre esta questão”.


Eleita representante da Bancada do Poder Público pela Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros), a assessora jurídica Georgia Carriço destacou que a pasta agirá em parceria com a comissão. “A Sepros trabalha com os PICs (Programas de Integração e Cidadania) e Cafes (Centro de Apoio à Família do Educando) que desenvolvem cursos profissionalizantes para comunidade e realiza pesquisa local das necessidades dos cursos e proporcionamos gratuitamente essas capacitações. A comissão poderá nos apontar as necessidades dos cursos de capacitação”.


Uma das áreas mais atuantes no Município, a da construção tem em sua bancada de empregadores o Sindicato da Construção (Sinduscon), representado titular Ricardo Berchizza e pelo suplente Alexander Ramos que enfatizou a possibilidade de se realizar parcerias para qualificação da mão de obra. “Na construção civil temos muita demanda de mão de obra qualificada e temos acompanhado diversos casos em que a construção civil tem declinado um pouco do seu contingente em função de não ter essa mão de obra qualificada, que dificulta a realização da obra pelo custo alto e aumento do valor do imóvel. Essa é uma oportunidade de nos reunir para constituir escolas de qualificação”.


Confira a constituição das bancadas:






- Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de SP


Fabio Figueiredo Lopes


Adelaide Berwerth Machado






- Secretaria da Relação do Emprego e Trabalho


Getúlio de Matos


Marivaldo Silva Lopes






- Secretaria de Promoção Social


Geórgia Carriço


Vânia Gimenez






- Força Sindical


José Francisco da Rocha


Givanildo Berto






- Central Única dos Trabalhadores (CUT)


Francisco Nogueira


Fernando Luiz Dias Rodrigues






- União Geral dos Trabalhadores - UGT


Tanivaldo Monteiro Dantas


José Marques Gomes da Silva






- Associação Comercial


Eloy Robson Andrade Catão


João Lopes






- Sindicato da Construção -Sinduscon


Ricardo Bechizza


Alexander Ramos






- Conselho Regional dos Corretores de Imóveis – Creci


Marcos Viana


Adelino Augusto Andrade Junior

Índios e alunos de PG comemoram o Dia da Mata Atlântica sexta-feira (27)

Evento acontece na escola 19 de Janeiro, no Bairro Ribeirópolis

Nesta sexta-feira (27) é comemorado o Dia da Mata Atlântica. Em função disso, cerca de 180 alunos da rede municipal de ensino farão várias atividades em conjunto com um grupo de 35 crianças indígenas de uma aldeia de Peruíbe. A ação acontece na escola municipal 19 de Janeiro (Rua Flávio Monteiro de Castro, 500, Bairro Ribeirópolis). Haverá atividades também na EM Domingos Soares de Oliveira, no mesmo bairro.


A ação é desenvolvida pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Seduc) e o encontro dos estudantes com os indígenas da Aldeia Piaçaguera Ywy Pyaú acontecerá no período da manhã.


“Recentemente um grupo de alunos da escola 19 de Janeiro visitou a aldeia e agora os índios nos fazem essa visita como uma retribuição. As atividades que serão desenvolvidas foram programadas sobre o conteúdo de projetos realizados pelas escolas”, disse a coordenadora de Educação Ambiental, Glória Bruno.


A data marca a necessidade de barrar o desmatamento, recuperar o que foi degradado, ampliar o número de áreas protegidas, públicas e privadas, e melhorar a gestão daquelas que já existem.


A Mata Atlântica foi considerada patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 (art 225, § 4°) e pelo Decreto 750, de 10 de fevereiro de 1993. Posteriormente, outro decreto presidencial, de 21 de setembro de 1999, instituiu o dia 27 de maio como dia da Mata Atlântica.


A data foi escolhida porque em 27 de maio de 1560 o padre José de Anchieta assinou a “Carta de São Vicente”, onde descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais.


Confira a programação:


Escola 19 de Janeiro






1) 9h às 9h10 – Recepção aos índios Piaçaguera com os nossos “índios da escola” (da gincana) entregando a mensagem da paz feita pelo grupo;


2) 9h10 às 9h35 – Música de recepção no jardim da escola (sobre pluralidade cultural e amizade – rap e poesias feitos pelos alunos – roda de conversa);


3) 9h40 às 10h – Dança no refeitório – ballet e jazz;


4) 10h às 10h20 – Futebol na quadra ou pinturas da natureza no CD – reuso (dois grupos farão as atividades simultaneamente);


5) 10h30 às 11h – Vídeos na sala de karatê – “Expresso 19” e “Nuvem Feliz” – “Passeio na aldeia postado no YouTube” e entrega do DVD de presente – Blog da Aymará;


6) 11h às 11h40 – Almoço com os índios.


Escola Domingo Soares de Oliveira






1) Painel de Chamada (sensibilização) que ficará na entrada da Escola durante a semana do evento: Árvore dos serviços ambientais para sensibilização dos alunos e comunidade.


2) Exposição no Pátio (durante o horário do intervalo): Material do museu: herbário, sementes, animais; Painel “Tira o Lixo, põe o Bicho”; Maquete da mata; Painel do ciclo da água; Terrário.


3) Sala de Vídeo (ao longo do período de aula): Vídeos: Tráfico de animais e Mata Atlântica; Breve explanação sobre o tema.


4) Atividade lúdica: Quebra Cabeça Gigante, para os alunos do período vespertino.

Sexta Musical leva Drops de Aniz ao Boqueirão

O Projeto Sexta Musical, da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), chega ao Bairro Boqueirão na sexta-feira (27), com o repertório eclético da banda Drops de Aniz. Com três cantoras, bateria, baixo, guitarra solo e base, a banda é ainda enriquecida com modernos keyboards tocados por Luiz Vieira. A apresentação é gratuita e acontece na Avenida Presidente Costa e Silva, entre a Alameda Metropolitana e a Rua Dourados.
Curiosamente, a Drops de Aniz é formada, em sua maioria, por empresários que tem a música como hobby. Se apresentam todos os anos nas tendas de Santos e na famosa quermesse da Gota de Leite, na mesma cidade. Na aparelhagem especial, com iluminação diferenciada, reproduzem os ritmos preferidos do público: samba,
bolero, pop rock, rock n’ roll, samba rock e muito mais estão no cardápio desta que é considerada uma das mais animadas bandas da Baixada Santista.


Para montagem do palco e instalação dos equipamentos, parte do bolsão de estacionamento da Costa e Silva, na altura da Rua Dourados, será interditado a partir da zero hora de quinta para sexta-feira (25 para 26). Já o trânsito será interditado a partir das 14 horas do mesmo dia, no trecho que vai da Alameda Metropolitana à Rua Dourados. O fluxo será desviado para a Rua Ponta Porã, em direção à Rua Roberto Shoji.


Sexta Musical – Originalmente realizado a cada última sexta-feira do mês, no Bairro Boqueirão, o projeto Sexta Musical nasceu em agosto de 2007, e ganhou reconhecimento do público por transformar uma das avenidas mais famosas do Município – a Avenida Presidente Costa e Silva em uma grande área de lazer ao ar livre, oferecendo música de qualidade e gratuita à população, e movimentando o comércio local.


A cada edição, famílias inteiras se instalavam nas mesas espalhadas por comerciantes pela avenida para curtir uma noite de boa música e companhia. O sucesso foi tanto que o projeto se expandiu e passou a percorrer outros bairros do Município. Em 2011, o Sexta Musical completa quatro anos de muito sucesso, que, para o secretário de Cultura e Turismo do Município, Carlos Ananias Lobão, deve se perpetuar.


“O Sexta Musical já é tradição em Praia Grande. A população recebe o projeto de braços abertos em cada bairro pelo qual ele passa. Para nós, é uma alegria poder oferecer uma noite tão agradável quanto as que apresentam o Sexta Musical se mostram. A intenção da Sectur, claro, é manter o projeto enquanto ele for sucesso”, finaliza.

MPB é destaque no Porto do Saber sexta-feira (27)

A dupla de músicos Júlio César Nascimento e Patrícia Mendes se apresentará sexta-feira (27), a partir das 18 horas, no Espaço Flex, no Porto do Saber (Bairro Boqueirão). A entrada é gratuita e o evento é promovido pela Secretaria de Educação (Seduc).

Formado em 2007 pela cantora Patrícia Mendes e pelo violonista Julio César Nascimento, o trabalho do duo está voltado totalmente para a MPB moderna, destacando canções de Luciana Mello, Bruna Caram, Jorge Vercilo, Djavan, entre outros. E ressaltando também a Bossa Nova, tocando compositores como Tom Jobim, Elis Regina, João Gilberto, Joyce, Gal Costa e Leila Pinheiro. Tudo isso com arranjos elaborados para esse tipo de formação; voz e violão.

Eles já lançaram um disco independente com 10 faixas. Em 2010, o duo apresentou-se no Festival Antonio Manzione - Praia Grande com grande repercussão junto ao público.

“Receberemos nesta sexta-feira o duo Júlio César e Patrícia Mendes.Essa é uma excelente oportunidade de convidarmos a todos que ainda não conhecem o local para assistir ao show e confraternizar neste equipamento que se solidifica como mais um espaço de cultura da Cidade. Eles são de Itanhaém e este diálogo com as cidades da Costa da Mata Atlântica só nos aproxima mais em busca da identidade caiçara”, afirma o chefe da Divisão de Cultura nas Escolas da Seduc, Renato Paes.

O Duo tem como trabalho a musica “Você Só Me Liga Agora”, de autoria de Nascimento, já tocada em rádios locais. Uma referência do trabalho deles é o CD “Tom Jobim, Sem Você”, gravado pelo guitarrista e compositor Toninho Horta e pela cantora Joyce. A dupla foi finalista no II Festival de Música de São Vicente, em 2009.

Além, do Espaço Flex, o Porto do Saber reúne num só lugar biblioteca com mais de 25 mil volumes, espaço digital com 20 computadores conectados à internet e o Porto das Artes, com área para aulas culturais (dança, teatro, música e artes visuais) de alunos do projeto SuperEscola.

O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce).

Confira a programação do Arraial do Portinho

Já está disponível a programação de apresentações musicais da primeira Festa Junina Municipal de Praia Grande. Programada para acontecer de 3 a 25 de junho, o Arraial do Portinho deve contar com extensa programação de shows, quadrilha, comidas e bebidas típicas.

Montado em um dos pontos turísticos de maior importância do Município, o Arraial do Portinho promete muita diversão em ambiente familiar, com estrutura para abrigar mais de 2 mil pessoas por noite. A festa acontece todas as sextas e sábados de junho, das 19 horas à meia-noite, e domingos, das 18 às 22 horas. A entrada é gratuita.

“Nossa intenção é promover uma grande festa direcionada às famílias da Cidade”, pontua o secretario de Cultura e Turismo, Carlos Ananias Lobão. “Um local bem estruturado, onde pais possam se divertir com seus filhos, apreciando a culinária típica na companhia de amigos e boa música. Temos certeza de que o sucesso do evento será tanto que há grandes possibilidades de que ele entre para o calendário oficial do Município. Todos os eventos promovidos na Cidade vem recebendo ótima aceitação do público, o que nos incentiva a criar uma agenda cada vez mais diversificada para Praia Grande. Nossas expectativas são as melhores possíveis”, comemora.

Projetado em ambiente coberto, com estacionamento e banheiros químicos, o Arraial do Portinho contará com praça de alimentação, onde 20 instituições sociais do Município comercializarão comidas e bebidas típicas da festa. Música ao vivo e barracas com brincadeiras juninas, como pescaria e tiro ao alvo devem complementar a festa, que terá como cenário a bela paisagem da Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida popularmente como Portinho. Situado às margens do Mar Pequeno, o acesso do Portinho se dá pela entrada de Praia Grande, à direita do Portal da Cidade.

Confira a programação musical do Arraial do Portinho:


Dia 3 de junho
19 hs – Abertura Oficial
19h30 – 21h45 Drops De Anis
22hs - 22h45 Larissa Barbosa
23hs – 24hs Henrique Marx

Dia 4 de junho
20hs – 21hs Forró de Xote
21hs - 22hs Cia Aroeira & Coroné
22h15 – 24hs Forró de Xote

Dia 5 de junho
19hs – 21hs Musikromma
21hs – 22hs Chiquinho do Acordeon & Banda

Dia 10 de junho
19hs – 20hs Música Eletrônica/Atividades
20hs – 21h30 Forró Da Terra
21h45 – 24hs Lobão Quartet

Dia 11 de junho
220hs – 21hs Andrea Monthero
21h15 – 22h15 Roberto & Ariel
22h30 – 24hs Andrea Monthero

Dia 12 de junho
18hs – 20hs Banda Magusta
20hs – 22hs Macaco Prego

Dia 17 de junho
19hs – 21hs Zago Band
21h15 – 22h15 Danilo & Diego
23hs – 24hs Zago Band

Dia 18 de junho
20hs – 22hs Cia Aroeira C.Carneiro
22h30 – 24hs Nayat Jordan & Banda

Dia 19 de junho
18hs – 19hs Música Eletrônica
19hs – 22hs Edinho Show & Cap.Limao

Dia 23 de junho
19hs – 20hs Musica Eletronica/Atividades
20h30 – 24hs Giovanni Music Band

Dia 24 de junho
19hs – 20hs Quadrilha Pics -Sepros
20hs – 21h30 Forró De Xote
22hs – 23hs Bruno César
23hs – 24hs Forró De Xote

Dia 25 de junho
19hs – 22hs Passagem da Procissão de São.Pedro
22hs – 23hs Música Eletrônica
23hs – 24hs Marco Paulo & Mathias