quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Arte de contar histórias é atração na sexta-feira (2)

Encontro será realizado no Porto do Saber e reunirá professores
        A pedagoga e contadora de histórias, Tatiana Félix, realizará na sexta-feira (2) um encontro direcionado para os docentes da rede municipal. O tema é “Todo professor é um contador”. O evento acontece a partir das 18 horas, no Espaço Flex, do Porto do Saber, e é aberto ao público. A promoção é da Secretaria de Educação (Seduc).
        O projeto está filiado à Biblioteca Porto do Saber e por quase 10 anos tem encantado a todos que participam. O reconhecimento se fez por duas vezes quando o projeto ganhou o Prêmio ProLer de Incentivo à Leitura, oferecido pela UniSanta por duas vezes, em 2002 e 2006.
“Acreditamos que o incentivo à leitura é algo que deve ser despertado por meio de práticas pedagógicas prazerosas, e a contação é uma grande aliada nessa empreitada, além de ser um resgate de nossas memórias, um despertar ao lúdico e um meio de compreensão do próprio ser”, afirma o chefe da Divisão de Cultura nas Escolas da Seduc, Renato Paes.
Toda história deve atender aos interesses do grupo: a faixa etária, o tema e a técnica utilizada, mas antes de tudo dever ser divertida, mexer com as emoções. A proposta é incentivar a imaginação, a leitura e a construção de imagens e valores por meio da reflexão.
Segundo Paes, ouvir histórias faz parte do imaginário brasileiro desde as origens do País. “Dada essa importância, nada melhor do que dividir o conhecimento e somar experiências”, afirma ele.
        Além, do Espaço Flex, o Porto do Saber reúne num só lugar biblioteca com mais de 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à internet e a escola municipal Porto das Artes para aulas culturais (dança, teatro, música e artes visuais) dos alunos do projeto SuperEscola.
        O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce).


PIC Melvi inscreve para curso de auxiliar administrativo

Inscrições ocorrem até segunda-feira (5), das 8 às 17 horas
O Programa de Integração e Cidadania (PIC) Melvi, assim como o Cafe Sérgio Mainente, também está com inscrições abertas para o curso de auxiliar administrativo. Ao todo são 30 vagas, para atividade que será realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os interessados devem se dirigir ao PIC Melvi, localizado na Rua Heleny Rosa, s/n, Bairro Melvi, até segunda-feira (5), das 8 às 17 horas.
O candidato deve ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo. No ato da inscrição, o interessado deve ter os seguintes documentos: 2 cópias do RG, CPF, comprovante de escolaridade (cópia do certificado de conclusão, histórico ou declaração escolar original, comprovante de residência e comprovante de renda, além de 1 foto 3x4.
Os inscritos serão encaminhados para a etapa seguinte da seleção, na qual o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) terá responsabilidade de realizar entrevistas individuais. O curso terá início no dia 12 de setembro. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Durante a atividade os alunos terão conhecimento da função do auxiliar administrativo em secretaria escolar, suas atribuições diárias além de legislação educacional e normas institucionais.
Parceria - A parceria entre a Secretaria de Promoção Social (Sepros) e o Senac propiciou a criação de cursos deste tipo. Recentemente o Cafe Sérgio Mainente abrigou a fase de inscrições e aulas do curso para promotor de vendas. 

Comissão Municipal de Emprego se reuniu na quarta-feira (31)

Encontro promoveu palestra “Perfil Ideal dos Membros da Comissão de Emprego”
A Comissão Municipal de Emprego de Praia Grande realizou, na quarta-feira (31), a partir das 10 horas, na sede da Secretaria de Relação de Emprego e Trabalho (Seret), a palestra “Perfil Ideal dos Membros da Comissão de Emprego”. A palestra foi ministrada pelo membro da Comissão Estadual do Emprego, Natal Léo, e contou também com a participação do Diretor Regional da Secretaria Estadual do Emprego e Trabalho, Fábio Lopez e demais integrantes da Comissão. A Seret está localizada na Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, Bairro Quietude.
Natal Léo explicou o objetivo da palestra. “A importância desse encontro foi mostrar a união e o conceito de empregabilidade. Teve como objetivo também expor o caminho e o conhecimento do que realmente pode ser aplicado para melhoria da cidade que hoje está entre as 37 cidades maiores do Estado que tem qualificação de emprego”.
O secretário da Seret, Getúlio Matos, destaca que neste mês a Comissão Municipal encaminhou cinco projetos sobre empregabilidade à CEE-Comissão Estadual do Emprego, que serão discutidos no dia 15 de setembro durante a reunião estadual, e solicitou audiência à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Tecnologia, visando tratar do mesmo tema e outros de interesse municipal.
“Ressalte-se  que os membros da Comissão Municipal deslocam-se de suas atividades, para participarem mensalmente das reuniões e palestras objetivando o acúmulo de conhecimentos, visando ampliar a empregabilidade e a qualidade da mão de obra em nosso município”, explicou Matos
Já o diretor Regional da Secretaria Estadual do Emprego e Trabalho Fábio Lopez comenta que esse projeto mostra a necessidade da qualificação da mão de obra e o crescimento sustentável. “Com o grande desafio que logo iremos receber na nossa cidade, o pré-sal, que vai gerar bastante empregabilidade e benefícios, mostrando e gerando estudos para ter um conhecimento especifico, mostrando o que a cidade precisa, vai verificar quais as vagas necessárias para o Município. O governador veio recentemente para a baixada e prometeu uma escola politécnica da Usp para encaminhar engenheiros para atender a demanda do novo projeto a ser realizado”, finalizou.
Novos cursos - Também já foi aprovada pela Comissão a solicitação de dez cursos, a serem implantados na cidade, via Governo do Estado, que são: operador de telemarketing, promotor de vendas, vendedor de comércio varejista, repositor de mercadorias, pedreiro, porteiro de edifício, atendente de lanchonete, faxineiro, ajudante de motorista, vendedor e, domicílio. Destes, já estão com inscrições abertas, por meio do Via Rápida, o curso de operador de telemarketing e de Recepção e Atendimento.


Alunas do curso de cabeleireiro participam de workshop

Evento ocorreu quarta-feira (31), na sede do CAFE Sérgio Mainente  
As alunas do curso de cabeleireiro do Centro de Apoio a Família do Educando (CAFE) Sérgio Mainente e da Escola de Trabalho Elvira Fernandes de Lima participaram de workshop com tema tricologia, ética e tratamento. O evento ocorreu nos períodos matutino e vespertino na sede do próprio CAFE.
O curso de cabeleireiro está entre os mais prestigiados pela comunidade durante o ano no CAFE Sérgio Mainente. “Este curso tem alta procura. Desde o início do ano as pessoas procuram informações”, disse o diretor da unidade, Fábio Tonini.
Recentemente as alunas da unidade realizaram corte de cabelo e escova gratuitos, para o público feminino. Em dois dias cerca de 70 pessoas utilizaram o serviço. Devido a grande procura, os atendimentos foram agendados e organizados antecipadamente pelos profissionais do CAFE.
Cafes – As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando, os Cafes foram criados para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda.
Além da Sérgio Mainente, a Cidade conta ainda com os Cafes dos bairros Sítio do Campo e Vila Sônia.

Inauguração do Posto Fiscal será quinta-feira (1)

Nova sede conta com 15 funcionários e começa a funcionar no dia 19
Será inaugurada quinta-feira (1), às 9 horas, a nova sede do Posto Fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda em Praia Grande. Entre outros, a principal função do Posto Fiscal é orientar os contribuintes e executar serviços como, parcelamentos de IPVA, ITCMD (Imposto Estadual sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos), ICMS, Nota Fiscal Paulista e Nota Fiscal Eletrônica, além de abertura de empresas e alterações cadastrais.
Apesar da inauguração o atendimento ao público começará a partir do dia 19 de setembro. Até o dia 18, o atendimento funciona normalmente na rua Pernambuco. O horário de funcionamento é das 9h às 16h30, sem intervalos, de segunda a sexta-feira.
De acordo com o chefe do Posto Fiscal, Milton Okumura Jr, o Posto Fiscal deve atender cerca de 70 pessoas por dia e conta com 15 funcionários estaduais. Ele destaca também que o Posto Fiscal já existe em Praia Grande desde a década de 80.
“Em julho de 2004, mudamos para o prédio atual que fica na rua Pernambuco, onde o estado paga aluguel. A grande novidade e benefício é que agora temos nossa sede própria. E com novas instalações pretendemos atender ainda melhor o contribuinte”, finaliza.
Especificações - Com cerca de 300 m² de área construída, a nova sede do Posto Fiscal conta com áreas de atendimento com senhas eletrônicas e estacionamento próprio. O imóvel ocupa terreno de 900 m², no Bairro Mirim, (Rua José Borges Netto), próxima ao Fórum, área doada pela Prefeitura em 2008 (Lei Municipal 1.404/08). O investimento aproximado foi de R$ 500 mil. A obra foi executada pela empresa Moraes & Pêra Projetos e Serviços Ltda.

SÃO VICENTE ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO

Ao todo, são 236 vagas distribuídas em 56 cargos. Cadastros começam em 5 de setembro


A Prefeitura de São Vicente abre inscrições para concurso público, pelo regime Estatutário, que será realizado a partir de novembro deste ano. O Instituto Zambini é responsável por produzir as provas assim como administrar o processo seletivo. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 5 de setembro. Ao todo, são 236 vagas disponíveis, distribuídas em 56 cargos.

Os salários variam de R$ 842,06 à R$ 1.753,13 e o cargo que mais oferece vagas é o de Auxiliar Administrativo (40 oportunidades). Alguns cargos possuem gratificações além da remuneração.

O concurso anterior foi realizado em 2008 e teve validade de dois anos e prorrogado por igual período. Para suprir as novas demandas um novo concurso foi aberto destinado aos cargos atualmente vagos e os que vagarem. Além das vagas ofertadas, o concurso servirá também para formação de cadastro reserva.

Segundo o secretário de Administração de São Vicente, João Jorge Fernandes, conforme os anos passam o número de vagas é maior, pois aumenta o número de projetos, de atividades e da estrutura da Prefeitura, havendo, portanto, a necessidade de mais funcionários. “A distribuição de vagas foi feita baseada em um diagnóstico de necessidade, ouvindo todas as secretarias e levando em conta a renovação dos cadastros, por isso há áreas com o maior número de vagas”, diz Fernandes.

Para conferir a lista completa de oportunidades, assim como edital e ficha de inscrição, basta acessar o site www.zambini.org.br.

Próteses e órteses mudam a vida de atendidos no Núcleo Henry e Cemas

Beneficiados até participarão de desfile cívico, graças à facilidade de locomoção


Após espera de sete anos, portadores de necessidades especiais, atendidos no Núcleo Henry e Cemas, estão recebendo aparelhos para locomoção, entregues pelo Governo do Estado. Órteses e próteses já foram distribuídas para 39 pessoas, a maioria crianças e adolescentes. A Secretaria de Estado da Saúde deve contemplar mais 64 pessoas, que já tiveram os benefícios aprovados. No total, 120 deverão receber os aparelhos, graças a uma mobilização da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande.
De acordo com a supervisora do Núcleo Henry, Maria Cecília Gulo Cabrita Nogueira, a demanda pelo atendimento começou em 2004, sendo necessária a ajuda da Câmara Municipal e da Promotoria Pública para que os pedidos fossem atendidos. “A demora prejudicou muitas pessoas, mas felizmente elas agora podem ter uma nova qualidade de vida. O Governo do Estado atual foi sensível às nossas reiteradas solicitações”, disse.
Além da tramitação dos pedidos, para ter acesso aos aparelhos, o portador de necessidades especiais precisa passar por uma série de avaliações, podendo ter seu benefício atendido em parte ou com acréscimos. “Tudo depende das avaliações médicas e técnicas, que envolvem pareceres de terapeutas, terapeutas ocupacionais e fisiatras (especialistas em Medicina Física e reabilitação)”, explicou.
Desfile - Dos beneficiados até o momento, 33 foram crianças e jovens do Núcleo Henry e seis adultos foram atendimentos do Cemas. A próxima etapa contemplará mais 54 pedidos do Núcleo Henry e 10 do Cemas. Outras 17 pessoas estão aguardando avaliação de seus quadros para obterem os aparelhos.
Segundo Cecília Nogueira, as crianças e jovens atendidos já estão tirando proveito dos novos aparelhos. Na próxima sexta-feira (2), alguns deles participarão do desfile cívico, que acontece no Kartódromo, no Boqueirão. “Percebemos que a vida deles ganhou um novo ânimo com as próteses e órteses que receberam. Será muito prazeroso vê-los desfilar e tenho certeza que este será um evento marcante para a vida deles também”.

Grupamento Ambiental de PG participa de curso do IBAMA

Guardas do Grupamento Ambiental da Prefeitura de Praia Grande participaram, entre os dias 22 e 26 de agosto, do Curso de Fauna, promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a Universidade Monte Serrat (Unimonte). Durante as aulas, os GCMs participaram de capacitação no atendimento em ocorrências com animais silvestres, além de noções de legislação específica. O curso foi realizado nas cidades de Santos e São Vicente.

O inspetor do Grupamento Ambiental, Fábio Rogério Marques, explicou a importância do curso no dia a dia de trabalho. “Trocamos idéias, contatos e debatemos intensamente as questões envolvendo o procedimento legal das ocorrências ambientais. Durante o curso discutimos a possibilidade da criação de um Plano Emergencial para o atendimento eficaz dos mamíferos marinhos de grande porte encalhados na região”.

Marques também disse que o trabalho da Cidade foi motivo de elogios durante as aulas. “A diretoria do Centro de Triagem de Animais Silvestres destacou a atuação da Guarda Civil de Praia Grande como sendo uma das instituições que mais auxilia no manejo dos animais silvestres atendidos no Estado. Isso é motivo de orgulho para nós, pois indica que nosso trabalho está no caminho certo”, finalizou.

Preparativos para o desfile cívico-militar de Praia Grande

Já estão em andamento os preparativos para o desfile cívico-militar de Praia Grande, que ocorre na sexta-feira (2) como parte dos festejos da Independência do Brasil. A prefeitura está realizando a montagem do palanque das autoridades e da arquibancada que comportará aproximadamente 3,5 mil pessoas. Os desfiles, que terão início às 8 horas, serão realizados no Kartódromo Municipal, localizado ao lado do terminal Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo. Aproximadamente 15 mil pessoas devem participar da solenidade.

O desfile terá a participação de estudantes de 61 escolas (41 municipais, 12 estaduais e 8 particulares), além de alunos do programa SuperEscola. Participam também integrantes de programas sociais do Município, como Conviver, Programa de Integração e Cidadania (PIC) e Centros de Apoio à Família do Educando (CAFE). Grupos representantes das unidades de saúde da rede municipal também marcarão presença.

O desfile contará, ainda, com a tradicional participação das Forças Armadas, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, além de representantes do Círculo do Amigo do Menor Patrulheiro (CAMP), de entidades diversas, clubes de servir, associações de bairros, atletas da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e de outras organizações esportivas.

Para o evento serão instalados 50 banheiros químicos. Além disso, ambulâncias e profissionais de saúde estarão disponíveis para aferir pressão arterial dos presentes e atendimento de emergências. Segundo a organização do evento, a estrutura física do local também será utilizada no sábado (3) durante a Corrida de Supermoto, prevista para as 8 horas, e no domingo (4) para a Prova 200 Milhas Praia Grande de Kart, com início marcado para 9 horas.

Confira a programação completa do desfile cívico-militar:
8 horas – Cerimônia de abertura
8h05 – Banda do CPI-6
8h10 – 2º GAAAe – Fortaleza de Itaipu
8h20 – 45º BPMI
8h25 – 3º Batalhão de Polícia Ambiental
8h28 – 1º Batalhão de Polícia Rodoviária
8h30 – Posto de Bombeiros de Praia Grande
8h33 – Posto de Bombeiros de Salvamento Marítimo
8h35 – Guarda Civil Municipal
8h40 – Frota Municipal
8h45 – Sabesp
8h48 – CRECI-SP
8h50 – Círculo Amigos do Menor Patrulheiro de PG (CAMP)
8h55 – 187º Grupo de Escoteiros
9 horas – Clube Desbravadores
9h05 – Núcleo Henry
9h10 – Programas e escolas municipais da Secretaria de Educação de Praia Grande e escolas estaduais e particulares
10h50 – Secretaria de Promoção Social (Programa Conviver, CBATI, Patrulheiros da Boa Forma – Grupo União da PM, SOS Bombeiros, Projovem, PICs e CAFEs).
11h15 – Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer
11h20 – Secretaria de Saúde Pública
11h30 – Hospital Irmã Dulce
11h35 – Amorsan
11h40 – Associação Movimento Pró Moradia Sítio do Campo
11h45 – Ordem Demolay
11h50 – Escola Técnica Ordem da Fênix
12 horas – Encerramento.

Unidades da Fundação CASA em Praia Grande são inauguradas

Solenidade ocorreu na terça-feira (30). Complexo está localizado no Bairro Esmeralda



O Complexo com dois centros socioeducativos da Fundação CASA em Praia Grande foi inaugurado na terça-feira (30). Os equipamentos, localizados no Bairro Esmeralda, realizarão atendimento de 112 adolescentes em regime de internação – 56 jovens em cada unidade. O início dos trabalhos ocorrerá em setembro.


“Com esse novo modelo de atendimento da Fundação CASA os jovens terão maior chance de regressarem ao convívio dentro da sociedade. Esta proximidade com a família auxiliará no processo socioeducativo desenvolvido”, destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade e secretária de Promoção Social de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, durante a inauguração.


No total foram investidos pelo Governo do Estado de São Paulo no local aproximadamente R$ 7 milhões. O local, sediado em terreno com aproximadamente 10 mil metros quadrados, conta com arquitetura similar aos prédios escolares atuais com espaços para refeitório, ambulatório, quadra poliesportiva, dormitórios, sanitários, biblioteca, salas de administração, convivência e pedagógica.


“Importante ressaltar que as unidades são destinadas a receber jovens da própria Praia Grande e cidades vizinhas. O trabalho desenvolvido pela Fundação CASA é atualmente referência em todo o País. Utilizamos a área educativa como base para todas ações. Desta forma o jovem adquiri preparo para o retorno a sociedade”, destacou a presidente da instituição, Berenice Gianela.


A gestão das unidades ocorrerá de forma compartilhada com a Organização Não Governamental Escola de Pais do Brasil. A ONG será responsável pelo gerenciamento da parte pedagógica e técnica da unidade. Os funcionários passaram por período de capacitações antes do início das atividades.


“Quero agradecer a Prefeitura de Praia Grande pelo auxílio oferecido ao longo das etapas que antecederam a inauguração das unidades. Em nossa rede de trabalho contaremos com apoio de programas sociais do Município”, explicou o presidente da ONG Escola de Pais do Brasil, Genilson José dos Santos.


O promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude, Carlos Cabral Cabreira, elogiou a estrutura destinada aos jovens. Para ele este também será fator favorável e fundamental para sucesso do trabalho. “A mudança de postura nas atividades da Fundação CASA reduziu o número de rebeliões”, disse.


Fundação CASA - A Fundação CASA é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Sua função é executar as medidas socioeducativas aplicadas pelo Poder Judiciário aos adolescentes autores de atos infracionais com idade de 12 a 21 anos incompletos, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Foi criada em substituição à antiga Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem). A mudança de nomenclatura, que se deu por meio da Lei Estadual 12.649/06 [1], aprovada pela Assembléia Legislativa de São Paulo em dezembro de 2006, teve por objetivo adequar a instituição ao que prevê o ECA e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).


Em todo o Estado de São Paulo, a Fundação CASA atende mais de 7.000 jovens em todas as medidas socioeducativas. Atualmente a instituição não passa por problemas de superlotação e tem obtido reconhecimento de parte da imprensa, como um recente editorial no jornal O Estado de São Paulo.

Estudante de Praia Grande é eleito Deputado Federal Jovem

Anderson Barbosa Teixeira concorreu com outros 153 candidatos



O estudante de Praia Grande Anderson Barbosa Teixeira foi escolhido por comissão da Câmara Federal, para ser um dos 77 deputados federais jovens do Brasil. Ele será o único representante de todo o litoral paulista. No estado de São Paulo são onze representantes. A seleção se deu mediante análise de projeto que o praiagrandense inscreveu no projeto Parlamento Jovem Brasileiro, desenvolvido pela Câmara Federal. Na terça-feira (30), o prefeito Roberto Francisco dos Santos recebeu em seu gabinete o deputado federal jovem. “É muito importante que os jovens se interessem por política. A maioria acha que não tem nada a ver com isso. Temos um grande exemplo de um jovem que se interessa e luta por mudanças, inclusive na área mais importante: educação”, destaca.


Roberto Francisco dos Santos comenta também que o projeto de Anderson é muito interessante e, que, em sua opinião, tem grandes chances de ser levado adiante. “É um projeto inteligente que dá a chance dos jovens continuarem seus estudos após o ensino médio e dá mais oportunidades para que sejam inseridos no mercado de trabalho”, disse.


O vereador Sergio Luiz Schiano de Souza, o Serginho, que acompanhou o jovem deputado durante a visita ao prefeito, que prestou uma homenagem a Anderson, na câmara dos vereadores, na quarta-feira (25), ressaltou a escolha do estudante. “Estou orgulhoso em ter um representante da região e, principalmente da nossa cidade. Ele foi selecionado entre muitos alunos de escolas particulares e públicas. Isso mostra a qualidade de nossos alunos”, comemora.


Projeto - O trabalho de Anderson aponta diretrizes para Educação. Sua proposta é que, em todo o país, o número de vagas para os cursos técnicos alcance, pelo menos, 25% do número total de vagas do ensino médio. “No Brasil, hoje nós temos aproximadamente 7 milhões de vagas no ensino médio e apenas 1,5 milhão de vagas para cursos técnicos, ou seja, aproximadamente 15%. Minha proposta é que o Brasil siga o exemplo do Estado de São Paulo, onde os jovens já podem contar com os 25% propostos por mim”, explica.


Anderson se diz orgulhoso por ser o único representante do litoral paulista. “Sempre estudei em escolas públicas. Comecei na Escola Municipal José Julio Batista, depois estudei na Estadual Osvaldo Luiz Sanches Toschi e agora curso o segundo ano do ensino médio na escola estadual Reinaldo Kuntz Busch. Apesar disso, consegui ultrapassar muitos alunos de escolas particulares”, comemora.


O estudante pretende que o seu projeto seja levado adiante. “A partir do dia 26 de setembro passarei uma semana em Brasília, junto com os outros deputados federais jovens selecionados e pretendo apresentar meu projeto para o deputado federal de Praia Grande Alberto Mourão. Se ele ou algum outro gostar do meu projeto pode propor no plenário”.


O mandado de deputado federal jovem tem a duração de um ano e não existe reeleição. “Quero continuar na política. Pretendo seguir carreira”, diz.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Inscrições abertas para curso de auxiliar administrativo de secretaria escolar

Pessoas inscritas serão encaminhadas para segunda etapa de seleção

As inscrições para o curso de auxiliar administrativo de secretaria escolar, que será realizado pela Secretaria de Promoção Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estão abertas e se estenderão até o dia 5 de setembro. O interessado deve ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo. Os inscritos serão encaminhados para a etapa seguinte da seleção, na qual o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) terá responsabilidade de realizar entrevistas individuais. Para fazer a inscrição, o interessado deve se dirigir ao Centro de Apoio da Família do Educando (Cafe) Sérgio Mainente, localizado na Rua Ana Pereira de França, nº 295, Bairro Esmeralda, das 8 às 17 horas.


No ato da inscrição, o interessado deve ter os seguintes documentos: 2 cópias do RG, CPF, comprovante de escolaridade (cópia do certificado de conclusão, histórico ou declaração escolar original, comprovante de residência e comprovante de renda, além de 1 foto 3x4.


O curso terá início no dia 12 de setembro. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. Durante a atividade os alunos terão conhecimento da função do auxiliar administrativo em secretaria escolar, suas atribuições diárias além de legislação educacional e normas institucionais.


Parceria - A parceria entre a Secretaria de Promoção Social (Sepros) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) propiciou a criação de cursos deste tipo. Recentemente o CAFE Sérgio Mainente abrigou a fase de inscrições e aulas do curso para promotor de vendas.

Mapa Cultural Paulista divulga vencedores em Artes Visuais

Cinco cidades representarão a Baixada Santista na etapa Estadual.


O júri responsável pela seleção dos artistas plásticos que competirão na segunda fase do Mapa Cultural Paulista, já escolheram os artistas que representarão a Baixada Santista na competição estadual dentro da modalidade Artes Visuais. Realizada no Palácio das Artes no domingo (28), a seleção contemplou seis artistas das cidades de Guarujá, Cubatão, Mongaguá, Praia Grande e Santos. Todas as obras inscritas na competição estão em exposição na Galeria Nilton Zanotti, no PDA, e podem ser vistas gratuitamente até o dia 9 de setembro, sempre de terça-feira a sábado, das 14 às 18horas.


Os seis artistas selecionados disputarão a próxima fase, em janeiro de 2012, com artistas de outras 300 cidades, tendo a oportunidade de ver seus trabalhos circularem pelos municípios paulistas, e captar apoio e/ou patrocínio cultural. “A participação no Mapa Cultural Paulista é uma oportunidade única de o artista mostrar seu trabalho para todo o estado de São Paulo”, pontua a chefe da seção de Ação Cultural, Lourdes Marszolek. “O Mapa Cultural coloca o artista no circuito cultural paulista, elevando o conceito da produção artística de cada Município”, conclui.


A coordenação Geral do Mapa Cultural Paulista fica a cargo da Organização Social Abaçai Cultura e Arte, que organiza o evento reunindo os municípios, prestando informações, decidindo em conjunto com os dirigentes municipais de cultura quais serão as cidades-sede regionais, enfim, dando todo o acompanhamento necessário.






Categoria: Pintura


Obra: ”Janela do meu Brasil”


Autor: Marco Antonio Pereira de Souza


Cidade: Cubatão





Categoria: Desenho de humor


Obra: “Música e Som” e “ Rosas ao rei”


Autor: Paulo César Santos Ferreira


Cidade: Mongaguá





Categoria: Escultura


Obra: Série – “Ícaro”, “Nico” e “Ninho”


Autor: Claudio Luiz Vichi


Cidade: Praia Grande





Categoria: Fotografia


Obra: Série – “Salve-se quem puder”, ”Moradora de rua” e “Urbano”


Autor: Leandro Ayres de Araújo


Cidade: Santos


Categoria: Gravura


Obra: Série – “Evocação 1”, “Evocação 2” e “Evocação 3”


Autora : Rachel Midori Sugo Miyagui


Cidade: Santos





Menção Especial


Categoria: Instalação


Obra: Série – “O artista no rio”, “O leitor” e “A natureza”


Autor: Aldo Paes Ribeiro


Cidade: Guarujá

Caminhão é apreendido descarregando entulho em mangue

Proprietário irá responder a processo judicial por crime ambiental


A Guarda ambiental de Praia Grande e Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seurb) apreenderam, na segunda-feira (29), em área de mangue localizada no Bairro Vila Sônia, caminhão carregado de entulhos de construção. Segundo o inspetor da Guarda Municipal Fábio Rogério Marques, o motorista do caminhão confessou que descartaria os entulhos no local, que é área de preservação ambiental por ser mangue. “Já havia entulho no local e será apurado se é da mesma empresa dona do caminhão”.


A empresa é de São Vicente e o entulho foi retirado de uma construção do bairro Ponta da Praia, em Santos. O caminhão e o motorista foram conduzidos ao 1º DP, onde compareceu também o dono da empresa. “Ele foi enquadrado no artigo 50 da Lei Federal de Crimes ambientais, a 9.605 de1998 que diz: ‘Destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas ou vegetação fixadora de dunas protetora de mangues, objeto de especial preservação: Pena - detenção, de três meses a um ano e multa’”, comenta.


O caminhão foi lacrado e o próprio dono fica como fiel depositário. “O proprietário, mesmo ficando com o caminhão, está proibido de utilizá-lo até que o juiz determine, pois ele responderá a processo judicial”.


Ainda de acordo com Marques, o suposto proprietário da área foi até a delegacia. A prefeitura, através da Seurb, está verificando uma possível situação de invasão e notificou-o para que no prazo de cinco dias apresente a documentação. Caso seja proprietária legal da área, deverá cumprir com todas as exigências da lei por se tratar de área de preservação.

Posto Fiscal será inaugurado quarta-feira (31)

Com sede própria a Secretaria Estadual da Fazenda passa a atender no bairro Mirim

Será inaugurada quarta-feira (31), às 10h, a nova sede do Posto Fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda de Praia Grande. O setor, que funcionava na Rua Pernambuco, no Bairro Boqueirão, atende mensalmente cerca de 1.200 contribuintes, tanto da Cidade como também de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo, que buscam, entre outros serviços, parcelamentos de IPVA, ITCMD (Imposto Estadual sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos), ICMS, Nota Fiscal Paulista e Nota Fiscal Eletrônica.


Com cerca de 300 m² de área construída, a nova sede do posto fiscal conta com áreas de atendimento com senhas eletrônicas e estacionamento próprio. O imóvel ocupa terreno de 900 m², no Bairro Mirim, (Rua José Borges Netto), próxima ao Fórum, área que foi doada pela Prefeitura em 2008 (Lei Municipal 1.404/08). O investimento aproximado foi de R$ 500 mil. A obra foi executada pela empresa Moraes & Pêra Projetos e Serviços Ltda.

“Barrigudinho”: arma contra a dengue em PG

Peixe larvófago e que vive em água parada e poluída favorece combate à doença

Um sensível aumento da presença de larvas do mosquito transmissor da dengue, em alguns bairros de Praia Grande, está motivando o reforço de ações de combate ao aedes aegypti. Em terrenos baldios inundados, piscinas e caixas d’água abandonadas estão sendo depositados pequenos peixes. A espécie é conhecida como “barrigudinho” e se alimenta de larvas. A Divisão de Controle de Zoonoses está concentrando o trabalho no Bairro Sítio do Campo, onde foram detectados muitos criadouros.


Os barrigudinhos cujo nome científico é poecilia reticulata, têm características favoráveis às ações de combate a dengue para situações de água parada. Os peixes consomem larvas e sobrevivem próximos de superfícies, onde é maior o teor de oxigênio. A função permite que a espécie ocupe ambientes pouco oxigenados como valas e locais poluídos, onde as larvas também se proliferam.


Segundo a chefe do setor de Zoonoses, Maria Fernanda Gonçalves, além da distribuição de peixes, agentes da dengue visitam residências e coletam recipientes que acumulem água em imóveis baldios. “Onde percebemos uma grande quantidade de lixo, providenciamos a retirada junto à Secretaria de Serviços Urbanos. Nas moradias ocupadas, fazemos o trabalho de rotina, observando principalmente ralos e vãos de plantas”, salientou.


Breteau - De acordo com Maria Fernanda, o plano de intensificação de combate é atribuído ao aumento no chamado Índice de Breteau, que é a quantidade encontrada de insetos em fase de desenvolvimento, comparado ao total de moradias vistoriadas. “Quando percebemos uma variação importante no índice, temos de tomar uma atitude imediata, fazendo uma espécie de varredura na área onde foi detectado o problema. Também é feita uma análise para nos focarmos nas possíveis causas do aumento do índice. Nesse caso, notamos que houve um descuido da população”, concluiu.


Conforme levantamento da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), o número atual de casos da doença não é alarmante. Para Maria Fernanda, a preocupação é com a facilidade de desenvolvimento dos vetores da dengue, que pode resultar em uma epidemia, uma vez que está próximo o período considerado pré-epidêmico, que são os meses de outubro e novembro. “Se houver um relaxamento nos cuidados, o mosquito pode se proliferar, aumentando o risco de uma epidemia da dengue tipo 4”, ressaltou.


Casos - Desde o início do ano, 44 pessoas contraíram a doença na Cidade, sendo os bairros Vila Sônia, Ocian e Guilhermina os locais que mais tiveram casos positivos. Para o chefe de Seção de Informações da Sesap, Peter dos Santos Draber, o bairro Ocian pode ser o que merece mais atenção. “O bairro registrou 100% de casos positivos para as notificações feitas pelas equipes de combate a dengue. Dos 5 casos notificados todos foram confirmados”, alertou.


Até o momento foram feitas 201 notificações, sendo 72 exames descartados e 85 aguardando conclusão das análises. Já a quantidade de criadouros foi mais registrada na periferia do Município, entre os bairros Sítio do Campo e Anhanguera. Nesta e na próxima semana, o plano de ação de combate ao mosquito se concentra exatamente no Tude Bastos. Uma tenda será montada próxima à Usafa do bairro.


Agentes da dengue saem do local às 9 horas e retornam às 16 horas. No posto, a população pode receber orientações e obter produtos e até exemplares do barrigudinho. A Usafa Tude Bastos fica na Rua Maria Luiza Lavale, 68.

“Uma Aula para Todos” movimenta mais de 300 pessoas

Segunda etapa do evento da Sejel ocorreu no Bairro Ocian

Mais de 300 pessoas participaram das atividades da segunda etapa do programa “Uma aula para todos 2011”, realizado na sexta-feira (26), no Bairro Ocian, em Praia Grande. O evento, regido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), teve apoio de Hortifruti Quietude, Academia Superação, AP Produções, Supermercados Cuca Leblon e Extra Tupi. E parceria das Secretarias de Promoção Social (Sepros), Educação (Seduc) e Saúde (Sesap); e Secretaria Geral do Gabinete, através da Coordenadora de Ação e Cidadania, e Cerimonial.
“Fiquei bastante surpreso pelo número de participantes, pois na sexta-feira estava um clima frio, com muito vento e ameaça de chuva. Mas, a população local mostrou mais uma vez vontade em praticar atividades físicas, principalmente a turma da terceira idade”, afirmou o responsável pelas atividades aquáticas da Sejel e organizador do evento, professor Lucas Zanon Pina.
Ocian – Nesta etapa do Programa, os participantes tiveram aulas de alongamento (com a professora Ana Cecília do Conviver/Ocian), dinâmica de grupo (professor Henrique França Rodrigues da Sejel), lambaeróbica (estagiário Henrique Silva da Sejel) e Mix Body System (ministrada por profissionais da Academia Superação). Ao final do evento, os alunos puderam desfrutar, gratuitamente, de frutas. No total, houve 1h30 de atividades.
“Também aproveitamos a oportunidade para premiar alguns participantes e fazer muitas brincadeiras. Os 40 primeiros que chegaram ganharam cds da Banda Bonde do Forró, que foram concedidos pela AP Produções. Sorteamos ainda duas camisetas da Sejel, referentes aos Jogos Regionais deste ano, e uma camisa da Hortifruti Quietude”, concluiu Pina.
Terceira etapa – No dia 17, no Bairro Jardim Real, ocorre a terceira etapa do programa “Uma aula para todos 2011”, em homenagem aos 18 anos do Bairro. Em outubro, no Bairro Tupi, realiza-se a quarta fase do evento. Em novembro, no Bairro Boqueirão, a quinta e última. A primeira etapa foi realizada em Julho, no Bairro Solemar, em comemoração às festividades do aniversário de 62 anos daquela localidade.
Retrospecto – A estréia do Programa “Uma aula para todos” ocorreu em maio de 2010, na Praia do Bairro Tupi. Centenas de pessoas participaram das atividades. Com altas temperaturas, realizou-se também treino de hidroginástica. A segunda ocorreu em agosto, no Bairro Boqueirão, com aulas de ginástica, dança e tai chi chuan.

No Brasileirão da Terceira Idade, PG atua quarta-feira (31)

Grupo da Cidade enfrenta selecionado de Bertioga

A equipe de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Promoção Social – Sepros/Conviver) enfrenta quarta-feira (31), a partir das 8h30, no Ginásio do Clube de Praia São Paulo (Rua Antônio Severiano de Andrade e Silva, Bairro Aviação), o time da Prefeitura de Bertioga, na sexta rodada da chave vermelha, do IX Campeonato Brasileiro de Esportes Adaptados a Terceira Idade (pessoas com mais de 50 anos).
O certame é regido pela Confederação Brasileira de Esportes Adaptados a Terceira Idade (CBEATI), entidade que tem sede na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão), em Praia Grande. Outras informações podem ser adquiridas no site www.cbeati.org.br.
Retrospecto – Em 2010, o grupo de Praia Grande sagrou-se campeão de quatro modalidades (bocha, buraco, jogo de damas, e vôlei feminino A), no Brasileirão da Terceira Idade. O time da Cidade faturou ainda dois bronzes (supertranca e vôlei masculino B). Na pontuação final por equipes (somam-se apenas os pontos da primeira fase do certame), a turma local foi vice-campeã. O título ficou com a equipe da Associação Recreativa Cultural e Esportiva (ARCE)/Peruíbe. Em terceiro acabou o selecionado da Secretaria de Esportes e Lazer de Bertioga.
Em 2009, Praia Grande foi campeã geral do certame. ARCE/Peruíbe e Secretaria de Esportes e Lazer do Guarujá ficaram nas segunda e terceira colocações. Por modalidades, Praia Grande faturou quatro medalhas de ouro, na bocha e jogo de damas mistos; e nos vôleis masculinos A e B. O grupo conquistou também, dois terceiros lugares na supertranca mista e no vôlei feminino B.
Resultados – Confira todos os resultados da turma de Praia Grande no IX Campeonato Brasileiro de Esportes Adaptados para a Terceira Idade 2011:

Vôlei feminino A
11/5 – Praia Grande 2 x 0 Núcleo da Terceira Idade de Peruíbe
24/5 – Praia Grande 2 x 1 Secretaria de Esportes e Lazer de Bertioga
8/6 – Praia Grande 1 x 2 ARCE/Peruíbe
8/7 – Praia Grande 2 x 0 Prefeitura de Guarujá/Secretaria de Esportes
13/7 – Praia Grande 2 x 0 Prefeitura de Itanhaém/Conviver

Vôlei feminino B
11/5 – Praia Grande 2 x 0 Núcleo da Terceira Idade de Peruíbe
24/5 – Praia Grande 2 x 0 Secretaria de Esportes e Lazer de Bertioga
8/6 – Praia Grande 2 x 1 ARCE/Peruíbe
8/7 – Praia Grande 2 x 0 Prefeitura de Guarujá/Secretaria de Esportes
13/7 – Praia Grande 2 x 1 Prefeitura de Itanhaém/Conviver

Vôlei masculino A
11/5 – Praia Grande 2 x 0 Núcleo da Terceira Idade de Peruíbe
24/5 – Praia Grande 2 x 0 Secretaria de Esportes e Lazer de Bertioga
8/6 – Praia Grande 0 x 2 ARCE/Peruíbe
8/7 – Praia Grande 2 x 0 Prefeitura de Guarujá/Secretaria de Esportes
13/7 – Praia Grande 2 x 0 Prefeitura de Itanhaém/Conviver

Vôlei masculino B
11/5 – Praia Grande 2 x 0 Núcleo da Terceira Idade de Peruíbe
24/5 – Praia Grande 2 x 0 Secretaria de Esportes e Lazer de Bertioga
8/6 – Praia Grande 0 x 2 ARCE/Peruíbe
8/7 – Praia Grande 2 x 0 Prefeitura de Guarujá/Secretaria de Esportes
13/7 – Praia Grande 2 x 0 Prefeitura de Itanhaém/Conviver

Buraco
11/5 – Praia Grande 2 x 0 Núcleo da Terceira Idade de Peruíbe
24/5 – Praia Grande 2 x 0 Secretaria de Esportes e Lazer de Bertioga
8/6 – Praia Grande 2 x 0 ARCE/Peruíbe
8/7 – Praia Grande 2 x 0 Prefeitura de Guarujá/Secretaria de Esportes
13/7 – Praia Grande 2 x 0 Prefeitura de Itanhaém/Conviver

Tranca
11/5 – Praia Grande 2 x 0 Núcleo da Terceira Idade de Peruíbe
24/5 – Praia Grande 1 x 2 Secretaria de Esportes e Lazer de Bertioga
8/6 – Praia Grande 2 x 0 ARCE/Peruíbe
8/7 – Praia Grande 2 x 0 Prefeitura de Guarujá/Secretaria de Esportes
13/7 – Praia Grande 2 x 0 Prefeitura de Itanhaém/Conviver

Supertranca
11/5 – Praia Grande 2 x 0 Núcleo da Terceira Idade de Peruíbe
24/5 – Praia Grande 2 x 1 Secretaria de Esportes e Lazer de Bertioga
8/6 – Praia Grande 1 x 2 ARCE/Peruíbe
8/7 – Praia Grande 1 x 2 Prefeitura de Guarujá/Secretaria de Esportes
13/7 – Praia Grande 1 x 2 Prefeitura de Itanhaém/Conviver

Dominó
11/5 – Praia Grande 5 x 0 Núcleo da Terceira Idade de Peruíbe
24/5 – Praia Grande 0 x 5 Secretaria de Esportes e Lazer de Bertioga
8/6 – Praia Grande 2 x 3 ARCE/Peruíbe
8/7 – Praia Grande 3 x 2 Prefeitura de Guarujá/Secretaria de Esportes
13/7 – Praia Grande 4 x 1 Prefeitura de Itanhaém/Conviver

Jogo de Damas
11/5 – Praia Grande 6 x 0 Núcleo da Terceira Idade de Peruíbe
24/5 – Praia Grande 3 x 3 Secretaria de Esportes e Lazer de Bertioga
8/6 – Praia Grande 4 x 2 ARCE/Peruíbe
8/7 – Praia Grande 4 x 2 Prefeitura de Guarujá/Secretaria de Esportes
13/7 – Praia Grande 3 x 3 Prefeitura de Itanhaém/Conviver

Missão Unida é campeã do Municipal de Futebol sub-17

Equipe do Bairro Quietude ganha taça na disputa dos pênaltis

A turma da Associação Atlética Missão Unida (Bairro Quietude) sagrou-se campeã do Campeonato Praiagrandense de Futebol Amador, categoria sub-17. No domingo (28), no Campo do Botafogo (Bairro Antártica), na final, a garotada do Quietude venceu nos pênaltis, 6 a 5, o time do Praiano Futebol Clube (Tupi). No tempo regulamentar, houve empate de 1 a 1.
O confronto foi muito equilibrado em todos os aspectos, principalmente no meio campo. Os volantes e armadores das duas agremiações jogaram um futebol de muita qualidade e definiram o andamento do duelo. O torneio, organizado pela Liga Municipal (LPGFA), teve apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Atuaram no selecionado vencedor, Anderson da Silva Ribeiro, Bruno Caputo Souza, Diego Azevedo de Oliveira, Diego Silva, Douglas Pablo Reis, Ezequias Aguiar, Felipe Rodrigues de Oliveira, Gabriel Santos Domingues, Gustavo Pontes Silva, Gutierrez Oliveira, Henrique Otavio Silva de Oliveira, Igor Ferreira do Nascimento, Marcos Santos Rodrigues e Maurício dos Santos Barbosa.
Fizeram parte do time vice-campeão, Bruno de Cruz de Souza, Diego Santana Alves dos Santos, Fernando Siqueira de Mello, José da Silva Oliveira, Leandro Ventura Costa, Lucas Gomes Santos e Santos, Mike Fernandes Santos Cruz, Vilson Deivid Gomes dos Santos, Rodnei Rufino da Silva, Wagner Bispo Oliveira, Wellington Carlos Lima e Wellington Santos da Mata.
Semifinais – Nas semifinais do torneio, na categoria sub-17, jogam a equipe do Ocian Praia Clube/Esporte Clube Capricho (Bairro Ocian) perdeu, por 2 a 0, para o selecionado da Associação Atlética Missão Unida (Quietude). O time da Cidade da Criança Futebol Clube (Cidade da Criança) foi goleado, por 4 a 0, pela turma do Praiano Futebol Clube (Tupi). Em 2010, na decisão da classe sub-17, a equipe do Galo de Ouro venceu, por 1 a 0, do selecionado do Esporte Clube Capricho. Outras informações podem ser obtidas no site da Liga www.lpgfa.xpg.com.br. Confira as campanhas dos finalistas:

sub-17
1ª fase
Associação Atlética Missão Unida 5 x 0 Ocian PC/EC Capricho
Missão Unida 4 x 1 Praiano B
Missão Unida 4 x 3 Desportivo Samambaia
Missão Unida 3 x 2 Real
Missão Unida 3 x 2 Cidade da Criança
Missão Unida 2 x 3 Galo de Ouro
Missão Unida 1 x 5 Praiano Futebol Clube
Semifinal
Missão Unida 2 x 0 Ocian PC/EC Capricho
Final
Missão Unida 1 (6) x 1 (5) Praiano FC

Equipe sub-15 de PG segue invicta no Estadual de Futsal

Time da Cidade ganhou os três jogos que fez no certame estadual

A turma sub-15 de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer/Sejel, Sucos Camp, Ideal Imóveis, Ocian Praia Clube e Colégio Objetivo) derrotou, por 6 a 3, o time da Associação Desportiva Wimpro/Guarulhos, na terceira rodada da chave C, do Campeonato Estadual de Futsal, primeira divisão. Marcaram os gols locais, Lucas Ribeiro (2), Renato Rodrigues, Luiz Moreira, Rodrigo Rodrigues e Anderson Gomes. O confronto, realizado sábado (27), ocorreu no Ginásio Falcão (Bairro Mirim).
Assim, o time da Cidade lidera a competição de forma invicta, com três vitórias. Nas partidas anteriores, os meninos da Cidade derrotaram, por 4 a 2, o time do Esporte Clube União Suzanense (ECUS)/Prefeitura de Suzano, com gols de Lucas Felizardo (2), Luiz Moreira, Rodrigo Rodrigues. E por 3 a 1, a equipe da Prefeitura de Leme, gols de Luiz Moreira, Jogabriel Lisboa e Lucas Felizardo.
A Federação Paulista de Futsal ainda não divulgou datas e horários dos próximos jogos. Em 2010, a equipe sub-15 ficou com a medalha de bronze no Estadual. Na decisão do terceiro lugar, os meninos da Cidade derrotaram o time de Taboão da Serra, por 4 a 3. Em 2009, a turma praiagrandense acabou em quarto lugar.
Atuam pela Cidade Anderson Gomes Santos, Felipe Rolo Morais, João Gabriel Teixeira, Jogabriel Lisboa Santos, Júlio César Derossi, Lucas Oliveira Felizardo, Luiz Moreira Silva, Renan Yudi Utino, Renato Rodrigues Costa, Rodrigo Rodrigues Costa, Thiago Silva Simão, Vinicius Santos Lima, Lucas Ribeiro Sousa e Weslley Oliveira Felizardo. Técnico: Cyro Bueno.
Sub-17 – Na última rodada, fora de casa, o time sub-17 de Praia Grande perdeu, por 8 a 1, para a equipe do Esporte Clube União Suzanense. Fabrício Ferreira anotou o gol local. O selecionado da Cidade só volta a jogar em setembro. No primeiro jogo, os rapazes da Cidade perderam por, por 6 a 5, para a equipe da PM Leme. Anotaram os gols locais Rafael Monzem (2), Lucas Sobral, Yago Araújo e Filipe Higa. A Federação Paulista de Futsal ainda não divulgou datas e horários dos próximos jogos.
Em 2010, a turma sub-17 de Praia Grande conquistou o inédito título estadual. Os meninos da Cidade derrotaram, na prorrogação, o time de Várzea Paulista. No tempo regulamentar, a partida terminou em 3 a 3. Assim, foi para a prorrogação, na qual o selecionado do Litoral goleou o adversário por 4 a 1. Em 2009, o selecionado local foi eliminado na segunda fase da competição.
Representam a Cidade, os jogadores Filipe Higa Marques Luiz, Lucas Mendes Aloise Ferreira, Paulo Mendes Aloise Ferreira, Yago Araújo dos Santos, Lucas Sobral Antônio Garreta Zamengo, Murilo Eduardo Contiere Costa, Rafael Matheus Monzem e Victor Vairo Buono. Técnico: Caio Bruno Monzem.
Grupos - Os times de Praia Grande/Ocian PC caíram na chave C e enfrentam as turmas de Associação Atlética Araçariguama, Associação Desportiva Wimpro/Guarulhos, Clube Atlético Taboão da Serra, ECUS/Suzano, Grêmio Recreativo de Itapevi, Nacional Atlético Clube/Jundiaí e SET/Prefeitura de Leme.
As equipes jogam todas contra todas dentro dos grupos. Na categoria sub-15, as três primeiras colocadas de cada chave, mais a melhor quarta colocada entre todos os grupos (índice técnico), classificam-se a segunda fase do torneio. Já na sub-17, qualificam-se a segunda fase, os dois times primeiros posicionados da chave A, mais os três melhores da B, C, D e E, mais os dois melhores quartos colocados entre todos os grupos.

Equipe sub-15 de PG segue invicta no Estadual de Futsal

Time da Cidade ganhou os três jogos que fez no certame estadual

A turma sub-15 de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer/Sejel, Sucos Camp, Ideal Imóveis, Ocian Praia Clube e Colégio Objetivo) derrotou, por 6 a 3, o time da Associação Desportiva Wimpro/Guarulhos, na terceira rodada da chave C, do Campeonato Estadual de Futsal, primeira divisão. Marcaram os gols locais, Lucas Ribeiro (2), Renato Rodrigues, Luiz Moreira, Rodrigo Rodrigues e Anderson Gomes. O confronto, realizado sábado (27), ocorreu no Ginásio Falcão (Bairro Mirim).
Assim, o time da Cidade lidera a competição de forma invicta, com três vitórias. Nas partidas anteriores, os meninos da Cidade derrotaram, por 4 a 2, o time do Esporte Clube União Suzanense (ECUS)/Prefeitura de Suzano, com gols de Lucas Felizardo (2), Luiz Moreira, Rodrigo Rodrigues. E por 3 a 1, a equipe da Prefeitura de Leme, gols de Luiz Moreira, Jogabriel Lisboa e Lucas Felizardo.
A Federação Paulista de Futsal ainda não divulgou datas e horários dos próximos jogos. Em 2010, a equipe sub-15 ficou com a medalha de bronze no Estadual. Na decisão do terceiro lugar, os meninos da Cidade derrotaram o time de Taboão da Serra, por 4 a 3. Em 2009, a turma praiagrandense acabou em quarto lugar.
Atuam pela Cidade Anderson Gomes Santos, Felipe Rolo Morais, João Gabriel Teixeira, Jogabriel Lisboa Santos, Júlio César Derossi, Lucas Oliveira Felizardo, Luiz Moreira Silva, Renan Yudi Utino, Renato Rodrigues Costa, Rodrigo Rodrigues Costa, Thiago Silva Simão, Vinicius Santos Lima, Lucas Ribeiro Sousa e Weslley Oliveira Felizardo. Técnico: Cyro Bueno.
Sub-17 – Na última rodada, fora de casa, o time sub-17 de Praia Grande perdeu, por 8 a 1, para a equipe do Esporte Clube União Suzanense. Fabrício Ferreira anotou o gol local. O selecionado da Cidade só volta a jogar em setembro. No primeiro jogo, os rapazes da Cidade perderam por, por 6 a 5, para a equipe da PM Leme. Anotaram os gols locais Rafael Monzem (2), Lucas Sobral, Yago Araújo e Filipe Higa. A Federação Paulista de Futsal ainda não divulgou datas e horários dos próximos jogos.
Em 2010, a turma sub-17 de Praia Grande conquistou o inédito título estadual. Os meninos da Cidade derrotaram, na prorrogação, o time de Várzea Paulista. No tempo regulamentar, a partida terminou em 3 a 3. Assim, foi para a prorrogação, na qual o selecionado do Litoral goleou o adversário por 4 a 1. Em 2009, o selecionado local foi eliminado na segunda fase da competição.
Representam a Cidade, os jogadores Filipe Higa Marques Luiz, Lucas Mendes Aloise Ferreira, Paulo Mendes Aloise Ferreira, Yago Araújo dos Santos, Lucas Sobral Antônio Garreta Zamengo, Murilo Eduardo Contiere Costa, Rafael Matheus Monzem e Victor Vairo Buono. Técnico: Caio Bruno Monzem.
Grupos - Os times de Praia Grande/Ocian PC caíram na chave C e enfrentam as turmas de Associação Atlética Araçariguama, Associação Desportiva Wimpro/Guarulhos, Clube Atlético Taboão da Serra, ECUS/Suzano, Grêmio Recreativo de Itapevi, Nacional Atlético Clube/Jundiaí e SET/Prefeitura de Leme.
As equipes jogam todas contra todas dentro dos grupos. Na categoria sub-15, as três primeiras colocadas de cada chave, mais a melhor quarta colocada entre todos os grupos (índice técnico), classificam-se a segunda fase do torneio. Já na sub-17, qualificam-se a segunda fase, os dois times primeiros posicionados da chave A, mais os três melhores da B, C, D e E, mais os dois melhores quartos colocados entre todos os grupos.

PG despede-se da Copa de Futsal Escolar Feminino

Instituições de ensino da Cidade disputaram certame regional

As instituições de ensino de Praia Grande jogaram na fase oitavas-de-final (16 melhores), da Copa TV Tribuna de Futsal Escolar, categoria feminina, evento realizado pela TV Tribuna e Sesc Santos, com colaboração da Liga Regional de Futebol de Salão do Litoral Paulista (LRFSP). Os confrontos, realizados no sábado (27), ocorreram no Ginásio do Sesc, em Santos.
Os times da Escola Municipal Antônio Peres Ferreira (Bairro Vila Sônia) e Centro Educacional Objetivo (Tupi) venceram os respectivos compromissos e atuaram novamente no domingo (28), na etapa quartas-de-final (oito melhores). Todavia, as equipes da Cidade não conseguiram chegar a fase semifinal (quatro melhores) do torneio.
Confira os resultados:

Domingo (28) – oitavas-de-final
EM Antonio Peres Ferreira/PG 0 x 8 CE Objetivo/São Vicente
CE Objetivo/PG 1 x 4 Colégio Integração/São Vicente

Sábado (27) - quartas-de-final
EM Antonio Peres Ferreira/PG 4 x 0 EMP Benedito Claudio/Guarujá
Colégio Objetivo/PG 10 x 0 EEP João Vassão/Miracatu
EM Governador Franco Montoro/PG 0 x 1 Colégio do Carmo/Santos
EE Deputado Rubens Paiva/PG 2 x 3 EEP Maria Magno/Bertioga

Gols – No final de semana (20 e 21), no Ginásio do Sesc, em Santos, ocorreram as últimas partidas da primeira fase da Copa TV Tribuna de Futsal Escolar, categoria feminina. A competição envolve alunas de 12 a 15 anos. Ao todo, 32 times, divididos em oito grupos de quatro, competem no certame. Na primeira fase, as equipes jogam dentro das chaves. Para a segunda fase (que reúne as 32 melhores agremiações), classificam-se os dois times primeiros colocados de cada grupo. A partir desta etapa os jogos são eliminatórios simples (o time perdedor está eliminado).
Confira todos os resultados das meninas de Praia Grande na primeira fase da Copa TV Tribuna de Futsal Escola 2011:

Grupo 4
EE Deputado Rubens Paiva/PG 7 x 0 UME Usina Henry Borden/Cubatão
EE Deputado Rubens Paiva/PG 6 x 2 EMV Afonso Nunes/Guarujá
EE Deputado Rubens Paiva/PG 0 x 5 Integração/São Vicente

Grupo 6
EM Vila Mirim/PG 1 x 9 Objetivo/PG
EM Vila Mirim/PG 6 x 4 EVQ Te Quero Verde/São Vicente
EM Vila Mirim/PG 0 x 5 UMEP Luiz Pieruzzi/Cubatão
Objetivo/PG 9 x 0 EVQ Te Quero Verde/São Vicente
Objetivo/PG 1 x 1 UMEP Luiz Pieruzzi/Cubatão

Grupo 8
EMG Franco Montoro/PG 10 x 0 Fortec/São Vicente
EM Antonio Peres Ferreira/PG 7 x 0 ESA/Iguape
EM Antonio Peres Ferreira/PG 5 x 0 Fortec/São Vicente
EMG Franco Montoro/PG 6 x 0 ESA/Iguape
EMG Franco Montoro/PG 1 x 1 EM Antonio Peres Ferreira/PG

Retrospecto – Em 2010, as equipes da Cidade foram eliminadas na fase quartas-de-final (oito melhores) da disputa. As meninas da Escola Municipal Lions Club Ocian/PG (Bairro Ocian) após empate de 1 a 1, perderam nos pênaltis, por 3 a 2, para o time do Colégio Integração/São Vicente. A turma da EM Governador Franco Montoro/PG (Maracanã) foi superada, por 2 a 0, pela equipe do Colégio do Carmo/Santos.
Em 2009, as meninas da EM José Júlio Martins Baptista terminaram em quarto lugar na Copa TV Tribuna. Na decisão da medalha de bronze, o time local empatou, em 1 a 1, com o Colégio do Carmo no tempo normal. Nos pênaltis, a escola de Santos venceu por 2 a 0. Em 2008, a EM Lions Clube Ocian garantiu o vice-campeonato feminino da Copa TV Tribuna. Na decisão, as jogadoras da Cidade perderam para a Escola Armando Vitório Bei, de São Vicente, por 5 a 2.

LPFS realiza conselho arbitral do Praiagrandense de Futsal

Evento é regido pela Liga Municipal com apoio da Sejel


A Liga Praiagrandense de Futsal (LPFS) realiza quinta-feira (1), a partir das 19h30, na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão), conselho arbitral (sorteio das chaves e discussão de regulamento) do Campeonato Praiagrandense de Futsal 2011, categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, principal (masculino) e sub-17 (feminino).
No total, 45 equipes estão inscritas para a disputa municipal. Na classe sub-9, há cinco times. Na sub-11, outros oito. Na sub-13, confirmaram participação sete equipes. Na sub-15, mais cinco. Na sub-17, existem quatro agremiações inscritas. Na principal, são 13 selecionados. Na feminina, a LPFS tem registro de três grupos.
O evento é promovido pela Liga Praiagrandense de Futsal (LPFS). O certame conta com apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que sede os Ginásios da Cidade para a realização das partidas. Outras informações (como os documentos necessários para a inscrição) são encontradas no site da Liga Municipal: www.lpfs.com.br, através do e-mail ligapfs@gmail.com ou do telefone 3302-9141.
Retrospecto – Em 2010, As equipes masculinas sub-9 e sub-11 do Ocian Praia Clube sagraram-se campeãs municipais. Na decisão da categoria sub-9, o time do Ocian PC derrotou, por 2 a 1, a equipe do PIC Vila Sônia/Secretaria de Promoção Social (Sepros). Na final da sub-11, a equipe do Ocian PC venceu, por 2 a 0, os meninos do Delta Esportes. Na decisão da categoria sub-13, os meninos do Delta Esportes derrotaram, por 4 a 2, a equipe do Clube Atlético de Praia Grande.
Na decisão do sub-15, os meninos do Colégio Recanto derrotaram, por 4 a 2, o selecionado do Ocian Praia Clube (Ocian). Na sub-17, o time da Associação Ases 12 de Outubro sagrou-se bicampeão municipal (2009 a 2010). Na final, a equipe alvinegra derrotou, por 3 a 2, o selecionado do Colégio Recanto. No principal, os rapazes do Todos em Cristo levaram a medalha de ouro. Prata para a turma da AR Metropolitano. Na final feminina (idade livre), o selecionado do Delta goleou, por 5 a 0, a turma do Esporte Clube Granada.
Em 2009, na sub-9, a equipe do Esporte Clube Palmeiras sagrou-se bicampeã municipal (2008 e 2009). Na sub-11 e sub-13, as turmas do Palmeiras também venceram. Na sub-15, bicampeonato (2008 e 2009) para a equipe do Ocian. Na sub-17, a turma da AA 12 de outubro ganhou. Na principal, o time do Ocian PC levantou o caneco. Na feminina livre, ouro para as meninas da Escola Celestin Freinet. Em 2008, na sub-9, deu Palmeiras. Nas sub-11 e sub-13, vitória do Delta Esportes. Nas sub-15 e sub-17, título para a turma do Ocian. Na principal, ouro para a equipe do Dois Irmãos. Na feminina livre, primeiro lugar para o time do K2 Futsal.

Equipe de patinação ganha cinco medalhas em Torneio Paulista

Time da Cidade fatura dois ouros, uma prata e dois bronzes


A equipe de patinação artística de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Clube de Praia São Paulo) conquistou cinco medalhas (dois ouros, uma prata e dois bronzes) na segunda etapa do Torneio da Liga Paulista de Patinação Artística (LPPA) - entidade que tem sede na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão). Finalizado domingo (28), o evento ocorreu no Ginásio do Clube dos Ingleses, em Santos.
Medalhas de ouro para Laise Teixeira Cavalhieri, prova livre, classe F (mais de 19 anos); e André Gomes dos Santos, solo dance, iniciante (12 a 16 anos). André também conquistou o vice-campeonato no circuito avançado (13 a 16 anos). Terceiros lugares para Giovanna Del Posso Hamano, circuito start (9 e 10 anos); e Rubens Pezzuol Neto, figuras obrigatórias, básico (12 a 16 anos). O time da Cidade tem comando técnico de Patrícia Bárbara.
Os patinadores da Cidade enfrentaram mais de 170 atletas, de Santos (Clube dos Ingleses, Tênis Clube de Santos, Secretaria Municipal de Esportes e Colégio do Carmo), Guarujá (Vila Souza Atlético Clube e Colégio Yeda Maria), COC Novo Mundo/PG, Cotia (Colégio Via Sapiens), São Bernardo do Campo (Instituto de Ensino Barão de Mauá), Mato Grosso do Sul/Campo Grande (Colégio Salessiano Dom Bosco), São Paulo/Capital (Associação Portuguesa de Desportos).
Primeira – Em maio, no Guarujá, na primeira etapa do torneio estadual, a equipe de patinação artística de Praia Grande faturou 38 medalhas (23 ouros, 8 pratas e 7 bronzes). Destaque para Pamella Nadya de Oliveira, que conquistou 10 medalhas de ouro, na categoria 12 a 16 anos; e Mikaella Rodrigues com três ouros, uma prata e dois bronzes, na classe 9 a 11 anos.
Retrospecto – Em 2010, na etapa inicial do torneio da Liga Paulista de Patinação Artística, o time da Cidade faturou 31 medalhas (18 ouros, 5 pratas e 8 bronzes). Na segunda fase, o grupo municipal faturou 17 medalhas (12 ouros, 4 pratas e 1 bronze). O selecionado praiagrandense tem comando da técnica Patrícia Bárbara
Em 2009, patinadoras de Praia Grande foram premiadas como as melhores do ano pela LPPA: as patinadoras Aynara Likiane Pezzuol (provas livre, circuito nível 5, dança solo e dança livre, categorias júnior e adulto), Isabela Rocha Ramos (circuito nível 1, mirim), Larissa Prada (livre e circuito nível 4, juvenil), Mikaella dos Santos Rodrigues (circuito nível 2, infantil 1), Pâmela Nadya de Oliveira (livre e circuito nível 3, cadete), Thamiris Nayara Lopes Costola (livre e circuito nível 3, júnior) e Yohanna Cerri Tamagnini (livre e circuito nível 4, infantil 2).
Escolinha - Interessadas em aprender a patinação artística podem comparecer ao Clube de Praia São Paulo (esquina da Avenida Presidente Castelo Branco com a Rua Antônio Severiano de Andrade e Silva, Bairro Aviação), terças e quintas-feiras, das 19 às 20 horas e procurar por Patrícia Bárbara (presidente da LPPA). Outras informações podem ser obtidas no site: www.patinacaoartistica.com.br e www.lrpa.com.br.

Time de vôlei atua no Torneio Pré-Olímpico

Equipe infantil da Cidade enfrentou turma de São Caetano do Sul



Atuando fora de casa, a equipe masculina infantil (15 e 16 anos) de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel - e Liga Municipal – LPGV) perdeu, por 3 sets a 2 (26-24, 22-25, 20-25, 25-19 e 10-15), para a turma do Colégio Eduardo Gomes, de São Caetano do Sul, em jogo válido pelo Torneio Estadual Pré-Olímpico, regido pela Associação Pré-Olímpico (APO). O confronto ocorreu no sábado (27).
Nas rodadas anteriores, a equipe local derrotou, por 3 sets a 0 (25-14, 25-15 e 25-22), o time da Prefeitura de Itu; por 3 a 2 (25-18, 22-25, 22-25, 25-13 e 15-11), novamente a turma da PM Itu;por 3 sets a 0 (25-7, 25-10 e 25-15), a equipe da Prefeitura de Cruzeiro; por 3 a 1 (25-16, 25-16, 22-25 e 25-18), da turma da Prefeitura de Mongaguá; por 3 a 0 (26-24, 25-13 e 25-12), o time do Universitas A/São Paulo.
Porém, perderam, por 3 a 0 (14-25, 15-25 e 9-25), para o time da Prefeitura de Guarulhos; e por 3 a 0 (14-25, 11-25 e 13-25), para o grupo do Universitas B/SP. Na classificação parcial do torneio, Praia Grande ocupa a quinta posição, com cinco vitórias e três derrotas. Vale frisar que a turma infantil da Cidade terminou em quinto lugar, na competição estadual de 2010, e na primeira posição (com 16 vitórias e três derrotas), em 2009.
Atuam pelo time local, Natanael Nunes, Luan Castro, Jackson Chagas, Leandro Oliveira, Arthur Franco, Fernando Baggio, Victor Cafuoco, Lucas Brito, 15 anos; Marcelo Ramos, Paulo Biagio, Leewiston Belo, Vinicius Souza, Luan Araújo, Jorge Correa, David Gomes, Walisson Santos, Jefferson Valério, Rapahel Santos, João Tassi, Gabriel Silva, Lucas Moraes, Cezar Santos, Guilherme Sanches, Gabriel Menezes, 16. Técnico: Marcelo Pinheiro. Auxiliares: Rafael Lucas, Victor Saltão e Vanessa Campellos.
Sub-21 – Na segunda-feira (29), no Ginásio Samambaia (Bairro Samambaia), a turma masculina sub-21 de Praia Grande venceu, por 3 sets a 2 (25-22, 21-25, 22-25, 25-21 e 15-11), a equipe da Prefeitura de Guarulhos, na terceira rodada do Torneio Estadual Pré-Olímpico de Vôlei. Nas rodadas anteriores, o grupo local derrotou, por 3 sets a 0 (25-23, 25-16 a 25-22), o grupo da Prefeitura de Mongaguá; mas, perdeu, por 3 sets a 0 (13-25, 21-25 e 18-25), para os rapazes da Prefeitura de Guarulhos. Vale frisar que o time da Cidade terminou na quarta colocação dos Torneios Pré-Olímpicos de 2010 e 2009.
Atuam pelo grupo da Cidade: Juan Marçal, Cavo Rodrigo, 20 anos; Victor de Alcântara, 19; Vinicyus César, Rafael Lucas, Everton Carlos, Jan David, Marcell Veríssimo, 18; Cayque Bernardes, Wellington Miranda, Wallas Silva, Rafael Freire, João Vitor, Samuel Marcos e Fernando Augusto. Técnico: Técnico: Marcelo Pinheiro. Auxiliar: Silvia Floriano e Vanessa Santos

Escolas recebem projeto sobre saúde bucal

Evento ocorre no dia 1 de setembro, em quatro unidades municipais


Alunos de quatro escolas municipais de Praia Grande participarão na quinta-feira (1), do projeto Sorriso Saudável, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e com apoio da Faculdade de Odontologia da Unimes. A ação visa realizar atividades educativas referentes à saúde bucal dos estudantes e irá mobilizar cerca de dois mil alunos da rede municipal de ensino.


As escolas a serem atendidas são: Domingos Soares de Oliveira e Nicolau Paal (ambas no Ribeirópolis); Joaquim Ferreira Mourão e Maria dos Remédios Milan (ambas no Melvi).


“Essa iniciativa é muito importante e o trabalho será essencial, pois percebemos que muitos alunos ainda precisam ser conscientizados sobre a boa higiene bucal. Eles comem muito doce. Alguns já chegam à escola mascando chiclete ou comendo balas, e esse excesso de açúcar é prejudicial aos dentes. Há alunos que já perderam dentes permanentes”, explica a diretora da escola municipal Domingos Soares de Oliveira, Adriana Silva de Carvalho.


As unidades contempladas com o projeto estão localizadas em regiões carentes do Município e esse foi um dos fatores para a escolha, segundo a responsável pela Seção de Saúde Bucal da Sesap, Adriana Cristina Rodrigues Lisboa.


“Um dos critérios foi a carência de informações dessas comunidades sobre higiene bucal. No dia serão realizadas palestras educativas, os universitários mostrarão a maneira correta de escovar os dentes. Tudo feito de uma forma dinâmica e muito didática, para podermos atingir nosso objetivo com essas crianças, além de ser uma oportunidade para os universitários vivenciarem na prática a profissão”, afirmou Adriana.


Ela explicou que durante o ano é realizado um trabalho de prevenção pela Sesap, que começa com a visita da Equipe de Prevenção. De forma lúdica e com abordagem pedagógica, dentistas explicam aos alunos como se deve fazer a higiene da boca, detalhando a técnica correta de escovar os dentes e como deve ser o uso do fio dental, por exemplo. Também advertem sobre os danos causados por restos de alimentos, como doenças nas gengivas e cárie.


As escolas que apresentam maiores índices de vulnerabilidade à cárie entre os alunos entram num cronograma de atendimento do Consultório Modular Odontológico. Em uma sala da escola, a Sesap instala os equipamentos para que os dentistas possam examinar cada criança e fazer procedimentos não-invasivos, como aplicação de flúor-gel, com a autorização dos pais.

Avenida tem trecho interditado

Via, no Bairro Mirim, está interditada entre as 7 e 18h30


A Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas, entre as ruas 1º de Janeiro e 23 de Maio, no Bairro Mirim, está interditada desde segunda-feira (29), entre as 7 e 18h30. A ação, necessária devido a serviços na rede de abastecimento da Sabesp, tem previsão de término para a próxima semana. No período noturno, uma das faixas é liberada.


Segundo a Secretaria de Trânsito e Transporte, responsável pela interdição, a rota alternativa para quem trafega no local, entre as 7 e 18h30, deve ser Rua 1º de Janeiro, Rua 23 de outubro e Rua 23 de maio.

Comissão Municipal de Emprego se reúne quarta-feira (31)

Encontro terá palestra “Perfil Ideal dos Membros da Comissão de Emprego”

A Comissão Municipal de Emprego de Praia Grande se reúne na quarta-feira (31), das 10 horas ao meio dia, na sede da Secretaria de Relação de Emprego e Trabalho (Seret), Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, Bairro Quietude. Entre os itens da pauta está a palestra “Perfil Ideal dos Membros da Comissão de Emprego”, proferida pelo membro da Comissão Estadual do Emprego, Natal Léo.

Coordenador de projetos da Seret, Marivaldo Silva Lopes convida todos interessados para participar do encontro. “A reunião é aberta a todas as pessoas. No último encontro aprovamos diversos projetos que serão discutidos no dia 15 de setembro durante a reunião estadual”.


Segundo Lopes, na última reunião da Comissão municipal foram aprovados os projetos dos cursos de qualificação para trabalho em navios, com 500 vagas; projeto de instalação de usina de moagem e reciclagem de casca de côco, pneus vidros, plásticos e resíduos da Construção civil, a ser instalada no Município; projeto de implantação de Moeda Social (Banco Comunitário).


“Já existe uma instituição financeira interessada em ser parceira na implantação do Banco Social no Município. Acreditamos que esteja em funcionamento até o final do ano”, diz o coordenador explicando que o Banco Comunitário trabalha com moeda social paritária ao Real (R$) para ser utilizada no comércio local, com vantagens oferecidas pelos comerciantes ao consumidor que pode chegar de 10% a 20% de desconto no valor dos produtos, fomentando o comércio nos bairros.


Também foi aprovado pela Comissão a solicitação de dez cursos, a serem implantados na cidade, via Governo do Estado, que são: operador de telemarketing, promotor de vendas, vendedor de comércio varejista, repositor de mercadorias, pedreiro, porteiro de edifício, atendente de lanchonete, faxineiro, ajudante de motorista, vendedor e, domicílio. Destes, já está com inscrições abertas, por meio do Via Rápida, o curso de operador de telemarketing.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Confederação Brasileira de Tênis de Mesa elogia PG

Cidade recebeu Copa Brasil Sul-Sudeste

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) elogiou a estrutura montada pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) de Praia Grande, para a realização da terceira e última etapa da Copa Brasil Sul-Sudeste. O certame, realizado no Ginásio Magic Paula (Bairro Antártica), encerrou domingo (28). O evento teve apoio do Instituto Social de Educação Esportiva (ISEE), parceira da Prefeitura local.

Segundo o site da CBTM (www.cbtm.org.br): “Pouca gente tem a exata noção da dificuldade de realizar um evento esportivo estruturado e que atenda a todas as recomendações das entidades internacionais e nacionais. As críticas, com relação a Praia Grande e as instalações do Ginásio Magic Paula, são positivas, as melhores possíveis por parte do público e dos participantes”.

O secretário de Esporte da Cidade, professor José Carlos de Souza, avaliou o certame. “O tênis de mesa é uma modalidade na qual apostei desde 2005, quando foi criada a Sejel. Um esporte de fácil aprendizado, que atrai muitas crianças, mas que requer dedicação para aqueles que desejam ser atletas profissionais. Sinto-me honrado em receber um evento deste nível da Cidade”.

O técnico das seleções de Praia Grande e brasileira infantil (14 e 15 anos), professor Fábio Roberto Lins de Almeida, concluiu: “Praia Grande tem uma ótima estrutura para a prática do tênis de mesa. Ainda podemos e devemos melhorar no quesito massificação, levando a modalidade a todas as escolas da Cidade. Para nossos atletas, jogar a Copa Brasil em casa é uma oportunidade única e especial”.

Competição - Mais de 300 atletas e paratletas, de 56 agremiações, competiram no certame. A competição somou pontos, aos atletas e equipes, para o ranking nacional da modalidade. Esta classificatória é utilizada na convocação das seleções brasileiras olímpica e paraolímpica. Destaques para as presenças dos mesatenistas Gustavo Tsuboi (líder do ranking nacional) e de Hugo Hoyama, o maior medalhista da história nacional na modalidade.

Treinos – O professor Fábio de Almeida ministra treinamentos gratuitos para a garotada de Praia Grande de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, no Ginásio Sejel, na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 33.579, Bairro Tupi. Outras informações podem ser obtidas nos telefones 3496-5400 ou 3472-4426.

PG empata no Estadual de Futsal sub-20

Jogando fora de casa, time da Cidade fica no 4 a 4, com equipe de Santa Ernestina


Atuando fora de casa, a seleção masculina sub-20 de futsal de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel, Colégio Objetivo, Sucos Camp e Ideal Imóveis) empatou, em 4 a 4, com o time da Prefeitura de Santa Ernestina, na quarta rodada da segunda fase do Campeonato Estadual, série prata, evento regido pela Federação Paulista (FPFS). Anotaram os gols locais os atletas Lucas Ferreira (2), Maycon Carneiro e Jhonny Silva. O confronto ocorreu sábado (27).

Assim, o grupo local precisa vencer as duas últimas partidas desta etapa, para tentar classificar-se a fase semifinal. Neste sábado (3), às 18 horas, no Ginásio Falcão (esquina da Avenida Presidente Kennedy, com a Rua 23 de Maio, Bairro Mirim), os meninos do Município encaram a turma da Uniara/Araraquara. No dia 7, às 18 horas, em Mogi das Cruzes, jogam contra o time do Grêmio Esportivo Mogiano.

Atuam pelo time de Praia Grande: Felipe Willians Araújo, Paulo Vitor Ferreira de Souza, Jhonny Silva Oliveira, Vitor Silva Parada, Maycon França Carneiro, Lucas Davoglio Mauriz, Pedro da Costa Lopes, Pedro Ribeiro Júnior, Tauã Ferreira dos Santos, Lucas Ferreira Magnabosco, Mike Fernandes Cruz, Guilherme da Silva Ferreira e Kaíque Emanuel dos Santos. Técnico: Fernando Boleli. Auxiliares: Assudiney Machado e Rodrigo Santos. Supervisor: Paulo Roberto Perez Ramos.

Chaves - Nesta etapa da competição, os oito melhores times da primeira fase (classificatória) foram divididos em duas chaves de quatro. No grupo C, além de Praia Grande e Santa Ernestina, estão as equipes de Araraquara (Uniara/Fundesport/Afa) e Mogi das Cruzes (Grêmio Esportivo Mogiano/SMEL).

No D, atuam as turmas das Prefeituras de Botucatu, Diadema (ADED Futsal), Taboão da Serra (Universidade Anhanguera) e Várzea Paulista (ASP FUT). As agremiações jogam em turno e returno dentro das chaves. As duas equipes primeiras colocadas de cada chave, classificam-se a fase semifinal do certame.

Campanha – Praia Grande terminou a primeira fase do Campeonato Estadual em terceiro lugar da chave A, com 20 pontos, seis vitórias, dois empates, quatro derrotas, 48 gols prós e 38 contras. O jovem Tauã Ferreira é o artilheiro da equipe no torneio estadual, com 14 gols. Confira todos os resultados da Cidade na primeira fase do Campeonato Estadual de Futsal:



1ª fase

31/03 – Praia Grande 2 x 0 Prefeitura Municipal de Itapetininga

02/04 – PM de Taboão da Serra/Anhanguera 5 x 3 Praia Grande

09/04 – Associação Atlética Poaense/SESP 0 x 6 Praia Grande

16/04 – Praia Grande 4 x 3 PM de Várzea Paulista

21/04 - GE Mogiano/SMEL/Mogi das Cruzes 5 x 3 Praia Grande

01/05 – Praia Grande 3 x 3, PM de Sorocaba

14/5 – PM Itapetininga 3 x 7 Praia Grande

21/5 – Praia Grande 5 x 7 PM Taboão da Serra/Anhanguera

28/5 – Praia Grande 2 x 3 Associação Atlética Poaense/SESP

3/6 - PM de Várzea Paulista 5 x 6 Praia Grande

11/6 – Praia Grande 2 x 2 Grêmio Esportivo Mogiano/Mogi das Cruzes

18/6 – PM Sorocaba 2 x 5 Praia Grande



2ª fase

6/8 – Praia Grande 4 x 6 PM Santa Ernestina

14/8 – Araraquara 4 x 4 Praia Grande

20/8 – Praia Grande 2 x 6 Grêmio Esportivo Mogiano/Mogi das Cruzes

27/8 – Santa Ernestina 4 x 4 Praia Grande

Festa incentiva campanha de amamentação

Usafa Vila Alice reúne terça-feira (30), mães para falar dos benefícios da ação




Com o encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno, ocorrida no início do mês, a Usafa Vila Alice está realizando uma festa para as mães que tiveram bebês recentemente. Na terça-feira (30), às 13h30, a unidade vai promover palestras e sorteio de brindes para aproximadamente 60 mulheres. Em uma campanha constante, agentes comunitários de saúde orientam as mães sobre as vantagens da amamentação para os bebês e para elas próprias.


De acordo com a enfermeira da unidade de saúde da família do bairro, Fernanda de Castro Freire, o objetivo do evento é evidenciar a importância do leite materno para os bebês como forma de prevenir doenças. “Com uma festinha, relembramos que nossa campanha é permanente e que as mães nunca devem interromper a amamentação, a não ser que seja por orientação médica”, destacou.


Segundo a enfermeira, não existe qualquer complicação para os bebês nem para as mães com a amamentação. A advertência é somente para mães que são usuárias de drogas. “Há casos em que as mães são mal orientadas e acabam deixando de amamentar antes do tempo ideal. Por isso, quando fazemos as visitas domiciliares, fornecemos todas as informações que as incentivam no gesto”.


Na festa da unidade, haverá palestras com três profissionais, um deles que vai falar sobre os cuidados bucais. A primeira limpeza bucal e a escovação dos primeiros dentes, entre outros temas, serão abordadas. Na ocasião, também serão distribuídas escovas de dentes para as participantes.


A Usafa Vila Alice fica na Rua Renata Câmara Agondi, 46.

Cerca de 500 pessoas prestigiaram Feira de Artes do PIC Vila Sônia

Exposição ocorreu durante três dias no saguão do Paço Municipal


A Feira de Artes realizada pelo Programa de Integração e Cidadania (PIC) do Bairro Vila Sônia terminou na sexta-feira (26). Durante os três dias de evento no saguão no Paço Municipal cerca de 500 pessoas prestigiaram a exposição de quadros pintados pelos alunos da unidade, gerenciada pela Secretaria de Promoção Social (Sepros).


“Uma verdadeira galeria de arte invadiu o Paço Municipal. O público compareceu em grande número e elogiou as alunas do PIC. Todos os quadros expostos eram de autoria das participantes do curso gratuito de pintura em tela desenvolvido na unidade”, afirmou a diretora do PIC Vila Sônia, Maria Cleuza de Mesquita.


Para as alunas que tiveram seus quadros expostos, a Feira de Artes funcionará como fator que agregará motivação extra para que continuem se esforçando durante o curso.


“Já faz dois anos que frequento as aulas. Quero evoluir e melhorar minha arte. Nunca achei que fosse capaz de pintar um quadro. Fico emocionada quando termino um trabalho e vejo o resultado final”, destacou a dona de casa Alexsandra Nicolau Angelim, que também expôs seus quadros.


PICs - Criado em 2003 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Canto do Forte e Quietude. O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Curso de culinária define temas que serão trabalhados

Atividade gratuita no CAFE Sérgio Mainente terá início em setembro



A organização do curso de culinária, gerenciado pelo Centro de Apoio a Família do Educando (Cafe) Sergio Mainente, definiu o cronograma de trabalho e temas que serão abordados durante as atividades. As aulas terão início em setembro, em data ainda a ser determinada, e se estenderão até novembro. As turmas estudarão uma vez por semana, em dias diferentes.


Confira o cronograma:






Dia: terça-feira


Professora: Dhema


Horário: 8h30 às 11h30


Assuntos que serão trabalhados:


Pão folhado


Canelone


Pão de milho com recheio de goiaba


Croissant


Mistinho e enroladinhos de salsicha


Brioches, doces e salgados


Mini bomba doce e salgada


Pão doce de creme


Doces que não vão ao fogo


Festival de quiches


Sanduíche natural


Festival de pizza


Folar português


Stollen – torta de Belém


Bolo de Castanha do Pará






Dia: quarta-feira


Professora: Zilda


Horário: 13h30 às 16h30


Assuntos que serão trabalhados:


Coxinha e risole


Empadinha


Docinhos para festa


Esfiha


Bolo para festa e confeitaria


Torta salgada


Torta doce


Pão trançado


Pão anel


Manjar/ mousse


Rabanada


Rocombole


Brioche


Panetone






Dia: quinta-feira


Professora: Silene


Horário: 13h30 às 16h30


Assuntos que serão trabalhados:


Higiene e manipulação de utensílios


Pão de alho


Pão de torresmo


Pão de milho


Pão de frios


Rosca de coco


Meia lua de creme


Pão de leite


Brigadeiro, beijinho e doce de pé


Montagem de mesa


Docinho de amendoín e mini tortas


Escultura de frutas e legumes


Farofa, salpicão e arroz


Cafes – As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando, os Cafes, foram criados para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda.


Além da Sérgio Mainente, a Cidade conta ainda com os Cafes dos bairros Sítio do Campo e Vila Sônia.