terça-feira, 28 de junho de 2011

Festa junina anima idosos neste sábado

Evento integra participantes de atividades físicas nas Usafas do Município


No sábado (2 de julho), aproximadamente 400 idosos, que participam de atividades físicas nas 14 Unidades de Saúde da Família de Praia Grande, se confraternizarão com uma alegre festa junina. O evento acontece às 14 horas, na garagem da sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), no Bairro Mirim. Além de quadrilha, haverá muitas brincadeiras, comidas e bebidas típicas juninas.

Segundo a coordenadora de Atividades Físicas e de Lazer das Usafas, Jandira Jesus Alves, a festa junina é uma oportunidade de integrar os grupos, que participam das programações em diferentes bairros da Cidade. “Os idosos realizam caminhadas e ginásticas e até fazem parte de um time de vôlei adaptado. Esse evento tem a finalidade de aproximar e envolver mais os participantes com nossas atividades nas Usafas”, disse.

Ainda de acordo com Jandira, que é professora de Educação Física, os idosos apresentam bons resultados em seus quadros de saúde com as atividades físicas realizadas pela Sesap.

Cerca de 390 pessoas participam das caminhadas, alongamentos e ginásticas nas Usafas. As atividades são ministradas todos os dias, a partir das 8 horas, por professores de Educação Física, com auxílio de profissionais de enfermagem.

Permissionários devem comparecer à Sefin

Feirantes, ambulantes e proprietários de bancas de jornal devem retirar cartão na prefeitura

A Secretaria de Finanças (Sefin), por meio do Departamento da Receita, iniciou esta semana a entrega dos cartões de identificação dos permissionários de feiras-livres, bancas de jornal e ambulantes.


De acordo com o chefe do Departamento da Receita, José Augusto Lopes, esses contribuintes devem comparecer à Sefin, que fica no andar térreo do Paço Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 9000, Bairro Mirim), e dirigirem-se ao guichê de número 16. O horário de entrega desses cartões será das 08h30 às 16h.


O chefe do departamento alerta ainda sobre a importância do uso do cartão de identificação. “É através deste cartão que conseguimos identificar o profissional que está trabalhando de acordo com a lei. Por este motivo é imprescindível que o permissionário mantenha o cartão de identificação afixado em local visível durante todo o período em que estiver trabalhando”, finaliza.

Exposição é destaque no Porto do Saber

Projeto Memória destaca líder negro da revolta da Chibata

O Espaço Flex, no Porto do Saber, recebe entre os dias 28 de junho e 15 de julho a exposição Projeto Memória “João Cândido – A luta pelos Direitos Humanos”. O evento é uma exposição itinerante que busca resgatar e preservar o pensamento, a obra e os fatos marcantes que contribuíram para a transformação social e a construção da cultura brasileira. A entrada é gratuita e aberta ao público.


“Sentimo-nos honrados em receber a exposição do Projeto Memória: João Cândido, em parceria com o Banco do Brasil. O Espaço Flex é um espaço democrático aberto as diversas manifestações artísticas, culturais e educacionais”, afirma o chefe da Divisão de Cultura nas Escolas da Seduc, Renato Paes.


O Projeto Memória é desenvolvido pelo Banco do Brasil e a Fundação Banco do Brasil (FBB) em parceria com a Petrobrás, da Associação Cultura do Arquivo Nacional (ACAN) e da Fundação Assis Chateaubriand. Esta é a terceira vez que Praia Grande recebe o projeto Memória. Em 2007 o tema foi Nísia Floresta – uma mulher a frente de seu tempo. E em 2008, o projeto teve como tema: Paulo Freire – educar para transformar.


Com o Projeto Memória “João Cândido – A luta pelos direitos humanos”, o Banco do Brasil e a Fundação Banco do Brasil, apresentam ao público um importe nome da história do país: João Cândido Felisberto. Nascido no Rio Grande do Sul, em 1880, o marinheiro é o principal líder da Revolta da Chibata, levante ocorrido em novembro de 1910, no Rio de Janeiro.


Os marinheiros exigiam maiores soldos, alimentação digna e o fim da prática da chibata nos navios brasileiros. O movimento eliminou da Marinha de Guerra à prática dos castigos corporais como punição aos marujos.


A revolta abalou as estruturas do governo da época, que teve de tomar medidas rápidas para atender ás solicitações dos rebeldes e trazer a paz de volta às águas da Guanabara. João Cândido e seus companheiros se tornaram exemplos de luta pelos direitos humanos.


O presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, acredita que a escolha de João Cândido como homenageado deste ano é um marco. “Será a primeira vez que um negro ocupará a posição e temas como escravidão, monocultura e latifúndio, ligados à sociedade da época, e com reflexos no Brasil de hoje, voltarão a ser discutidos por meio do estudo da vida e lutas de João Cândido”.


Além, do Espaço Flex, o Porto do Saber reúne num só lugar biblioteca com mais de 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à internet e a EM Porto das Artes, com aulas culturais (dança, teatro, música e artes visuais) de alunos do projeto SuperEscola.


O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce).

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quinta-feira (30) encerra prazo para Redução de IPTU

Aposentados e pensionistas têm apenas dois dias úteis para comparecer à prefeitura


O contribuinte aposentado ou pensionista que pretende requerer ou renovar a redução de IPTU deve se apressar, pois, faltam apenas quatro dias para terminar o prazo, que até quinta-feira (30). No dia 29 não haverá expediente nas repartições publicas por ser feriado municipal, dia de São Pedro, padroeiro da cidade.


Os moradores dos setores 3, 4 e 8 que já possuem a redução devem, obrigatoriamente, renovar para garantir o desconto para o próximo ano.


De acordo com a Secretaria de Finanças (Sefin), até o dia 21 de junho, 2298 contribuintes dos setores que são obrigados a renovar, já compareceram à Sefin e efetuaram sua renovação. Faltam ainda 589 contribuintes desses setores.


Ainda segundo a Sefin, o total de pedidos de redução pela primeira vez foi de 770 contribuintes até 21de junho.






Documentação


Quem já possui o benefício e pretende renovar devem estar em dia com os pagamentos de IPTU e comparecer à Sefin munido de cópia e original dos seguintes documentos:


-Título de Eleitor de Praia Grande.


-Conta de Luz em nome do requerente do último mês.


-Último recibo de aluguel (caso seja inquilino).


-Comprovante de rendimento da aposentadoria, pensão e qualquer outro rendimento do requerente e seu cônjuge.


- formulário “Resumo de Declaração” do Imposto sobre a Renda fornecida junto à Receita Federal, juntamente com o comprovante de entrega do exercício em questão.


Já para quem vai requer o benefício pela primeira vez deve comparecer à Sefin e apresentar os seguintes requisitos e documentos:


-Apresentar comprovante de rendimento da aposentadoria, pensão e qualquer outro rendimento do requerente e seu cônjuge (do último mês). Caso seja viúvo (a) pensionista apresentar Certidão de Óbito do cônjuge.


- Residir, pelo menos, por dois anos no imóvel em caráter permanente e apresentar contas de Água e Luz do último mês em nome do requerente.


-Ter título eleitoral em Praia Grande, caso esteja em idade obrigatória para votar.


-Ser proprietário, usufrutuário, compromissário ou locatário de um único imóvel dentro e fora do município, com título devidamente registrado no Serviço de Registro de Imóveis ou, em caso de contratos, ter firmas reconhecidas, apresentando a escritura registrada ou contrato.


-O imóvel deve estar devidamente cadastrado na prefeitura e não pode ter outras unidades independentes ou edículas alugadas a terceiros.


-Estar em dia com os pagamentos de IPTU e eventuais acordos de parcelamento firmados.


-Apresentar cópia do Espelho do carnê de IPTU 2011 e do formulário “Resumo de Declaração” do Imposto sobre a Renda fornecida junto à Receita Federal, juntamente com o comprovante de entrega do exercício em questão.


No caso de locação, o contrato poderá ser particular com firma reconhecida, contendo os números de CPF (Cadastro de Pessoa Física) das partes contratantes, além de clausula atribuindo o pagamento do IPTU ao locatário e ter prazo igual ou superior a 12 meses. Não será concedido o desconto, caso o contrato seja celebrado entre parentes de até 3º grau.


A Sefin está localizada na Avenida Presidente Kennedy, 9000, Bairro Mirim, no piso térreo do Paço Municipal e funciona das 8h30 às 16h. Há limite de 400 atendimentos diários.

Cerca de 350 pessoas prestigiam Encontro Junino Aquecido

Evento ocorreu no dia 22, na sede do PIC Vila Alice


Cerca de 350 pessoas prestigiaram o ‘Encontro Junino Aquecido’. O evento, organizado pela unidade do Programa de Integração e Cidadania (PIC) do Bairro Vila Alice arrecadou roupas e outros itens que serão doados para 6ª edição da Campanha Metropolitana do Agasalho. As apresentações artísticas e culturais realizadas pelos participantes dos cursos e atividades desenvolvidas gratuitamente no local foram o ponto alto da atividade.


“Quero agradecer a comunidade que deu uma resposta positiva durante este evento. O Encontro Junino Aquecido foi uma grande festa desenvolvida na unidade. Conseguimos doar um número expressivo de peças para a Campanha do Agasalho. Desta forma termos como ajudar os mais necessitados. Todos estão de parabéns”, comentou, orgulhosa, a diretora do PIC Vila Alice, Mônica Brancovan.


As atrações artísticas agitaram o público. Destaque para a turma de ritmos dançantes que levantou a platéia com apresentação impecável. Os alunos da unidade que participam de aulas de outros cursos, como dança do ventre, dança de salão, os jovens da brinquedoteca e os praticantes do caratê também fizeram por merecer os aplausos e carinho do público.


No final um momento emocionante. Unidos, comunidade e profissionais do PIC brincaram em um ‘quadrilhão junino’ ao som de músicas típicas desta época do ano. “Este tipo de evento faz com que a população se aproxime ainda mais dos projetos desenvolvidos na unidade”, destacou a diretora.


PICs - Criado em 2003 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Canto do Forte e Quietude. O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Confira o expediente no Dia de São Pedro Apóstolo

Dia do Padroeiro da Cidade é feriado municipal em Praia Grande


Na quarta-feira (29) é dia de São Pedro Apóstolo, padroeiro de Praia Grande. Por este motivo, de acordo com Decreto nº 1506 de 26 de agosto de 2010, é feriado municipal. As repartições públicas municipais não trabalharão. Já na quinta e sexta-feira (dias 30 de junho e 1 de julho), o expediente será normal.


No dia 29 apenas os serviços essenciais como prontos-socorros, Guarda Civil Municipal, fiscalização de trânsito e coleta de lixo funcionam normalmente. O expediente retorna na quinta-feira (30). Confira o que funciona no feriado:


Praia Grande conta com três locais para atendimento de emergência: dois prontos-socorros, localizados nos bairros Boqueirão (ao lado da Santa Casa) e Quietude (Avenida Ministro Marcos Freire), além de um posto de pronto-atendimento no Samambaia (Avenida Estados Unidos). Para solicitar remoção de ambulância, basta ligar 192.






Multiclínicas e Unidades de Saúde da Família – não funcionam.






Hospital Municipal - atende normalmente. Para solicitar remoção de ambulância, ligar 192.






Guarda Civil Municipal - expediente normal. Atendimento no telefone 199.






Coleta de lixo domiciliar e seletiva – atendimento normal.






Limpeza das praias – Diurna e noturna, da faixa de areia e do calçadão da orla.






Feiras livres – Serão realizadas normalmente.






Liberação de veículos – Não haverá expediente.






Fiscalização de Trânsito, Transportes e Engenharia de Tráfego – expediente normal.






Peixarias - Praia Grande conta com dois locais específicos para compra de peixes e frutos do mar em geral. A Boutique de Peixe está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Rua Rui Barbosa, Bairro Canto do Forte). Já o Mercado de Peixe fica na Avenida Castelo Brancos, altura da Rua Carlos Gomes, Bairro Ocian. Ambas funcionam diariamente, das 7 às 17 horas, inclusive nos feriados.






Feiras de artesanato (Guilhermina, Ocian, Caiçara e Solemar) – a partir das 14 horas.






O Posto de Informações Turísticas (PIT) - funciona das 9 às 18 horas, na esquina das avenidas Castelo Branco e dos Sindicatos, no Bairro Mirim.


Feriados - De acordo com o Decreto nº 1.506/10, em Praia Grande há três feriados Municipais, dias de tradição religiosa: Sexta-feira da Paixão e Corpus Christi (datas móveis, comemoradas este ano em 22 de abril e 23 de junho, respectivamente) e São Pedro Apóstolo. A data magna no Estado de São Paulo é 9 de Julho (Revolução Constitucionalista).






História – São Pedro Apóstolo foi escolhido padroeiro pelos primeiros moradores do Município, que tinham a pesca como principal economia à época, e se identificavam com o mesmo, uma vez que o santo também era pescador. “Com o crescimento gradativo da Cidade e a mudança da economia, que passou a viver do turismo, essa história caiu no esquecimento dos cidadãos praiagrandenses”, completou o padre.


Há registros antigos de festas para comemorar o dia do padroeiro, além de documentos assinados pelo Bispo Dom David Picão, pelo ex-prefeito da Cidade, Dorivaldo Loria Junior (Dozinho) e o pároco Ézio, responsável pela Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, oficializando São Pedro como o santo padrinho de Praia Grande. “Foi uma luta que durou, aproximadamente 13 anos e que agora podemos comemorar”, finalizou Thomas.

Chegada da imagem de São Pedro abre homenagens a padroeiro de PG

Encenação precedeu chegada oficial da imagem, no sábado (25)

A emoção foi o ponto alto da chegada oficial da imagem de São Pedro à Praia Grande, no sábado, dia 25. Precedida pela encenação “Pedro Pescador”, executada por mais de 100 artistas e coralistas, na Área de Lazer Ézio Dall’acqua, mais conhecida como Portinho, a imagem de São Pedro desembarcou no Município sob fortes aplausos dos fiéis, trazida em um barco pelas mãos de pescadores. Restaurada, a imagem foi carregada em procissão até a Capela Nossa Senhora da Guia, de onde seguiu em carreata até a Igreja Santo Antônio, no Bairro Boqueirão.


“Foi uma cerimônia linda, que confraternizou os presentes em torno da fé e da alegria em festejar pela primeira vez o dia do padroeiro de Praia Grande de maneira oficial”, comemorou o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão. “A encenação foi belíssima, e recebeu a imagem de São Pedro de uma forma muito bonita”.


Com cerca de uma hora de duração, “Pedro Pescador” uniu alunos de teatro do Palácio das Artes, atores, voluntários e 70 coralistas que, comandado pela maestrina Marisa Landuci se misturaram ao público para entoar a trilha sonora da apresentação. Cânticos litúrgicos, canções populares e de compositores consagrados como Dorival Caymmi compuseram no repertório. “Pedro Pescador” contou a história de uma vila de pescadores fictícia, que presencia um milagre no dia de São Pedro, e foi totalmente idealizada pela equipe de Ação Cultural do Palácio das Artes.


Ao fim da apresentação, os espectadores puderam ver, vindo ao longe, um barco de pesca todo iluminado, que trazia a imagem de São Pedro. Imediatamente, os presentes acenderam velas e aplaudiram sua chegada e passagem. Emocionado, o padre Joseph Thomas, da paróquia Nossa Senhora das Graças, do Bairro Ocian, falou sobre o processo que oficializou o santo como padroeiro do Município. “Esse é um pedido muito antigo da comunidade de Praia Grande, que finalmente foi atendido. Só temos a agradecer ao prefeito Roberto Francisco, que entendeu a importância do reconhecimento oficial de São Pedro como padroeiro de Praia Grande e nos deu esse presente, decretando o dia 29, dia de São Pedro, como feriado Municipal. Hoje estamos aqui, comemorando oficialmente a proximidade deste dia. É um momento histórico, e me sinto muito feliz em estar presente e fazer parte desta história”.


Já o padre Tadeu Lima, da paróquia Santo Antônio, bairro Boqueirão, exaltou a religiosidade da data. “É um momento muito bonito da fé, expressada um gesto público, de devoção. Pedro foi um homem simples, do povo, mas que encontrou em Jesus uma resposta de vida. Pedro como pescador de peixes, recebe de Jesus a missão de ser pescador de homens e dedica a isso sua vida. Hoje é um dia de festa, em que a comunidade celebra a sua fé em Deus e a alegria de recebê-lo”.


Até o próximo dia 29, as paróquias de Praia Grande seguem uma programação de carreatas e celebrações em comemoração ao primeiro ano oficial do padroeiro de Praia Grande. Confira:






Dia 27/06/2011 – Segunda – feira – Paróquia Santo Antonio/ Paróquia Nossa Senhora das Graças.
18 horas – Carreata até a Paróquia Nossa Senhora das Graças – Ocian
19 horas - missa do 2º dia do Tríduo – Ocian.

28/06/2011 – Terça- feira – Paróquia Nossa Senhora das Graças / Igreja São Pedro Apóstolo.
18 horas – Carreata até a Igreja São Pedro Apóstolo - Caiçara
19 horas - missa do 3º dia do Tríduo.

Dia 29/06/2011 – Quarta-feira
Av. Presidente Kennedy – Caiçara
9 horas - Missa para a comunidade e veneração da imagem até 18 horas (Igreja São Pedro Apóstolo)
16 horas – Apresentação de grupos de dança de rua, palhaços, corais e brinquedos infláveis
19 horas - Missa solene municipal
20h30 – Entrega da duplicação e urbanização da Avenida Presidente Kennedy e entrega da reurbanização da Praça São Pedro
21h30 – Show com a banda Anjos de Resgate


O Padroeiro – Conta a história que São Pedro foi escolhido o padroeiro do Município porque, em meados de 1900, quando ainda era um bairro de São Vicente, Praia Grande tinha como uma de suas principais fontes de renda a pesca. Os pescadores devotos de São Pedro realizavam uma procissão por toda extensão da orla com a imagem do santo, para agradecer a boa pesca e pedir proteção durante o resto do ano. Esta homenagem coincidia com os festejos de São Pedro, no dia 29 de junho, quando se realizava uma grande festa com danças e comidas típicas.


Após reivindicações dos fiéis por um lugar de honra para a imagem, ela foi posta na Capela Santo Antonio, a primeira construída no Município. Somente na década de 1970, os fiéis conseguiram um terreno no Bairro Caiçara para erguer a Igreja São Pedro Apóstolo. Por volta de 1977, a comemoração deixou de ser realizada, e retomada em 1980. Hoje faz parte do calendário oficial de Praia Grande, conforme lei municipal 1347/2007.

Teatro une histórias e ecologia

Apresentação ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho


Alunos da rede municipal de Praia Grande acompanharam na segunda-feira (27), apresentação do espetáculo Recontando Histórias do Céu e do Mar, com a participação do ator Alexandre Camilo. O evento faz parte do projeto Ecoviver, desenvolvido pela Ecovias, em parceria com a Coordenadoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Educação (Seduc). A apresentação ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho.


“O objetivo do espetáculo é fazer com que as pessoas tenham mais consciência em relação à conservação do meio ambiente. Para isso são usadas histórias contadas por várias gerações, mas sempre com uma mensagem voltada para a educação ambiental”, afirma a coordenadora de Educação Ambiental de Praia Grande, Glória Bruno.


O espetáculo é baseado na obra do historiador e antropólogo Luís Câmara Cascudo (estudioso da cultura e folclore brasileiro) e convida os espectadores a se deixar envolver pela magia dos contos e cantigas tradicionais do Brasil.


O enredo é desenvolvido por meio das aventuras de Ventania (interpretado por Camilo), um contador de histórias que viaja pelo Brasil e fica preocupado com o atual problema do descaso de muitas pessoas com o meio ambiente.


Enquanto conta e canta seus causos, Ventania alerta para o papel de cada um no meio em que vive e fala da importância de pequenas atitudes no dia a dia que produzem grandes resultados. Com muito humor, o espetáculo cativa o público que participa cantando e interagindo com o ator.

Ceeja PG abre inscrições para novas turmas

Matrículas devem ser feitas na sede do Ceeja, no Bairro Boqueirão, das 10 às 15h30

As inscrições para interessados em participar das aulas de eliminação de matérias nos cursos supletivos do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Max Dadá Gallizzi (Ceeja) estão abertas desde segunda-feira (27) e seguem até sexta-feira (8). As matrículas estão sendo realizadas na sede da Ceeja, localizada na Rua Pernambuco, 865, no Bairro Boqueirão, sempre das 10 às 15h30. As inscrições são para turmas de Ensino Fundamental e Médio (antigo 1º e 2º graus). Após recesso, novo período de inscrições será aberto entre os dias 25 de julho e 23 de agosto.


Para a matrícula é necessária a apresentação de foto recente; carta autofranqueada (comprar nos Correios); histórico escolar original ou declaração de transferência; a xerox e original da matrícula no ensino médio (acompanhado de histórico do ensino fundamental original e xérox) e RG; e xerox do comprovante de residência e da certidão de nascimento ou casamento.


Para ensino fundamental, as idades mínimas são:


5ª série: 15 anos


6ª série: 15 anos e seis meses


7ª série: 16 anos


8ª série: 16 anos e seis meses


Já para ensino médio, as idades mínimas são:


1ª série: 18 anos


2ª série: 18 anos e seis meses


3ª série: 19 anos


No caso de matrícula para terceiros é necessária a apresentação de autorização por escrito do interessado. Mais informações pelo telefone 3473-4899.

Evento chama atenção para queda de idosos

Palestras, oficinas e distribuição de material informativo ocorreram dia 22, em PG

Cerca de 50 pessoas, na faixa etária entre 60 e 65 anos participaram, no último dia 22, de um debate sobre prevenção de quedas de idosos. O evento, que lembrou o Dia Mundial de Prevenção a Quedas da Pessoa Idosa, contou com palestras, oficinas e sorteios de brindes. A programação foi elaborada por profissionais do CEMAS, que atendem familiares de pacientes com Alzheimer. As atividades ocorreram no Espaço Conviver do bairro Guilhermina.


Os trabalhos tiveram início com as palestras: “A queda da pessoa Idosa”, proferida pela fisioterapeuta Tatiane Vieira do Carmo, e “Estratégias para prevenção de quedas”, com a terapeuta Ocupacional Mirella Chaves Hespanhol. Além da palestra, foi distribuído material informativo aos participantes e uma oficina de Vivência Corporal, com o professor convidado Alexandre Daniel Spacassasi, também atraiu a atenção do público presente.


A descontração do ambiente ficou por conta dos sorteios de livros, CDs e diversos outros objetos obtidos por meio de doação. Para a assistente Social Luciene Oliveira Dutra, uma das organizadoras do evento, o resultado superou as expectativas. “Recebemos muitos elogios e até sugestões para que isso ocorra mais vezes”, disse.


As quedas e suas consequências para as pessoas idosas no Brasil têm aumentado de forma significativa. Conforme apurado pelos profissionais, aproximadamente 30% dos idosos que vivem na comunidade sofrem queda, ficando 50% deles com a mobilidade reduzida. Destas pessoas, entre 5 e 10% acabam sofrendo fraturas.


A OMS (Organização Mundial de Saúde) registra um milhão de fraturas de fêmur de idosos no mundo, 600 mil só no Brasil, sendo 90% causadas por quedas. “Está na hora de mudar esse quadro e só conseguiremos isso com a população bem informada e consciente”, enfatizou Luciene.

Equipes de PG estão na semifinal da Copa Expresso Popular de Futsal

Times sub-13 e sub-15 da Cidade se destacam na competição regional


As equipes masculinas sub-13 e sub-15 de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer/Sejel, Sucos Camp, Ideal Imóveis, Ocian Praia Clube e Colégio Objetivo) estão qualificadas a fase semifinal da 10ª Copa Expresso Popular de Futsal, evento regido pela Liga Regional de Futsal do Litoral Paulista (LRFSLP). Todavia, ainda não há data definida para o confronto semifinal.


No sábado (25), no Ginásio do Jabaquara Atlético Clube, em Santos, na fase quartas-de-final, o time sub-13 da Cidade venceu, por 7 a 1, o grupo da Prefeitura de Mongaguá. Na quinta-feira (23), no mesmo local, também nas quartas-de-final, a equipe sub-15 de Praia Grande ganhou, por 7 a 1, da turma do Tênis Clube de Santos.


Despedida – Por outro lado, os selecionados sub-11 e sub-17 do Município estão eliminados10ª Copa Expresso Popular de Futsal. No sábado (25), no Ginásio do Jabaquara Atlético Clube, em Santos, na semifinal do torneio, os meninos do sub-11 de Praia Grande perderam, por 4 a 1, para os do Colégio Objetivo/Santos. Na quinta-feira (23), no mesmo local, nas quartas-de-final do torneio, o grupo sub-17 da Cidade foi superado, por 7 a 0, pela equipe do Morro do São Bento Futsal.


Retrospectos - Na última temporada, a equipe sub-13 de Praia Grande conquistou o vice-campeonato. Na decisão da medalha de ouro, os meninos da Cidade perderam, por 3 a 1, para o selecionado do Grêmio dos Metalúrgicos (Gremetal). Na fase classificatória da competição regional, a turma local sub-13 acabou como líder invicta, com 32 pontos, 10 vitórias, dois empates, 67 gols marcados e 20 sofridos.


A equipe local sub-15 sagrou-se vice-campeã. Na decisão do certame, os meninos da Cidade perderam, por 1 a 0, para o time do Tênis Clube de Santos/Citroen. Na fase inicial do certame, o time local ficou na primeira posição, com 25 pontos, oito vitórias, um empate, duas derrotas, 52 gols prós e 22 contras.


Os selecionados sub-11 e sub-17 do Município não avançaram a segunda fase do torneio. Já em 2009, na Copa Expresso Popular de Futsal, no sub-11 e sub-17 (série ouro – atletas federados) Praia Grande obteve os vice-campeonatos. No sub-11, Clube Internacional de Regatas/Santos e no sub-17, Colégio Objetivo/Santos garantiram as medalhas de ouro. Nas classes sub-9, sub-13 e sub-15 os times locais não avançaram as segundas fases.


Resultados – Confira todos os resultados dos times de Praia Grande na 10ª Copa Expresso Popular de Futsal 2011:






Sub-11


20/4 – Praia Grande/Ocian PC 3 x 2 Denis Futsal


29/4 – Praia Grande/Ocian PC 4 x 0 Gremetal/Santos


11/5 – Praia Grande/Ocian PC 1 x 2 Grêmio Vicentino


13/5 – Praia Grande/Ocian PC 3 x 1 Vila Souza AC/Guarujá


20/5 – Praia Grande/Ocian 4 x 1 União Santista


21/5 – Praia Grande/Ocian 6 x 1 PM Mongaguá


28/5 – Praia Grande/Ocian 4 x 1 Estrela Vermelha/Santos


3/6 – Praia Grande/Ocian 2 x 3 Premiere Futsal


6/6 – Praia Grande/Ocian 3 x 4 AA dos Portuários/Santos


11/6 – Praia Grande/Ocian 1 x 1 Colégio Objetivo/Santos


15/6 – Praia Grande/Ocian 1 x 3 Colégio Renovação/Internacional


Quartas-de-final


20/6 – Praia Grande/Ocian 4 x 2 Vila Souza Atlético Clube/Guarujá


Semifinal


26/6 – Praia Grande/Ocian 1 x 4 Colégio Objetivo Santos






Sub-13


18/4 - Praia Grande/Ocian PC 9 x 1 Associação Integração


4/5 – Praia Grande/Ocian PC 10 x 1 Estrela Vermelha


21/5 – Praia Grande/Ocian 8 x 1 PM Mongaguá


25/5 - Praia Grande/Ocian 7 x 2 Clube de Regatas Tumiaru/SV


27/5 – Praia Grande/Ocian 3 x 3 Prefeitura de Guarujá


28/5 – Praia Grande/Ocian 8 x 1 Escola Maria Tereza/SV


3/6 – Praia Grande/Ocian 3 x 0 Denis Futsal


11/6 – Praia Grande/Ocian 6 x 3 Colégio Liceu São Paulo


Oitavas-de-final


20/6 – Praia Grande/Ocian 11 x 0 Projeto Dinamite de Futsal Estudantil


Quartas-de-final


25/6 – Praia Grande/Ocian 7 x 1 Prefeitura de Mongaguá






Sub-15 (1º lugar)


20/4 - Praia Grande/Ocian PC 4 x 3 Colégio Recanto


29/4 - Praia Grande/Ocian PC 3 x 1 AA Portuários/Santos


4/5 – Praia Grande/Ocian PC 5 x 0 Estrela Vermelha


11/5 – Praia Grande/Ocian PC 5 x 1 SESI/Cubatão


13/5 – Praia Grande/Ocian PC 8 x 1 Projeto Dinamite


21/5 – Praia Grande/Ocian 5 x 3 PM Mongaguá


12/6 – Praia Grande/Ocian 2 x 4 Prefeitura de São Vicente


Quartas-de-final


23/6 – Praia Grande /Ocian 7 x 1 Tênis Clube de Santos






Sub-17 (4º lugar)


20/4 - Praia Grande/Ocian PC 1 x 5 Colégio Recanto


11/5 – Praia Grande/Ocian PC 10 x 0 Colégio França


20/5 – Praia Grande/Ocian 3 x 3 Tênis Clube de Santos


21/5 – Praia Grande/Ocian 3 x 5 PM Mongaguá


11/6 – Praia Grande/Ocian 6 x 4 Associação Ases de Outubro/PG


12/6 – Praia Grande/Ocian 1 x 1 Prefeitura de São Vicente


Quartas-de-final


23/6 – Praia Grande/Ocian 0 x 7 Morro do São Bento Futsal

Equipe de saúde vacina tribo no Ribeirópolis

Objetivo é atualizar carteira de vacinação na aldeia, cuja população é de 25 índios



Equipes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) visitarão segunda-feira (27), às 8h30, uma aldeia indígena no Bairro Ribeirópolis. O objetivo é atualizar a carteira de vacinação dos 25 índios da tribo Tekoa-Mirim, da família Tupi-Guarani.


A vacinação faz parte da Campanha de Imunização dos Povos Indígenas, da Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde. Serão disponibilizados os seguintes tipos de vacinas: Duplo Adulto, Gripe, Febre-Amarela, SCR(sarampo, caxumba e rubéola), Poliomielite, Hepatite B, Tetra, DTP (difteria, coqueluche, tétano e hib), Meningo C, Pneumo 10 (crianças) e Pneumo 20 (adultos).


Segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Denise Ribeiro Rodrigues Gato, o trabalho das equipes consistirá apenas na atualização das carteiras de vacinação, já que muitos dos índios foram imunizados na campanha de vacinação realizada em abril. “Apesar de estarem sendo disponibilizadas todas as vacinas, nem todas serão aplicadas. O objetivo é de apenas conferir se todos estão com suas vacinações em dia”, disse.


O trabalho será acompanhado por agentes comunitários da Usafa Ribeirópolis, que fica na Rua Esmeraldo Tarquino, s/nº.

GCM de Praia Grande é tema de palestra na Agem

Encontro da Câmara Temática reuniu representantes de diversas cidades da região


O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, Marco Alves dos Santos, iniciou reunião da Câmara Temática de Segurança, na Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), na terça-feira (21), com palestra sobre a Portaria Senasp nº 39/10, que trata sobre a Regulamentação das Guardas Civis Municipais. O encontro contou com participação de representantes de Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente.


Na ocasião foram abordados tópicos sobre o Sistema Único de Segurança Pública visando a Regulamentação das GCMs, Papel dos Municípios, Crise de Identidade, Crise Institucional e Competência do Grupo de Trabalho formado para tratar sobre o assunto, do qual entre os onze representantes de Guardas Municipais de todo o país, está Marco Alves dos Santos, Comandante da Guarda Civil de Praia Grande


A reunião contou também com palestra do Tenente Coronel da Reserva, Raimundo da Silva Filho, Diretor da Guarda Civil Municipal do Guarujá, sobre a experiência de seu município com o GGIM - Gabinete de Gestão Integrada Municipal.


Em assuntos Gerais foram abordados temas sobre Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal, que ocorrerá de 28 a 30 setembro de 2011, no centro de eventos Mendes Convention Center, em Santos. Também foi apresentado Boletins de Ocorrência das Corporações presentes visando a padronização e integração de dados para estatística regional. Além da discussão da viabilidade da criação de um Sistema de Inteligência Metropolitano, GGIM (Metropolitano) e Vídeo Monitoramento Intermunicipal. Houve também a divulgação de um Curso de Graduação a Distância em Segurança Pública da Universidade Santa Cecília (Unisanta), para profissionais da área de Segurança.


A próxima reunião será em 19 de julho, às 09h30, na AGEM, em Santos.

Conviver Boqueirão é revitalizado

Mesma ação foi realizada em outros equipamentos da Secretaria de Promoção Social


O Centro de Convivência (Conviver), no Bairro Boqueirão, está sendo revitalizado desde a última semana, com reparos na alvenaria, lavagem das paredes e do piso, consertos em geral, trabalhos de carpintaria e pintura da unidade. A previsão da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), responsável pelas atividades, é que os trabalhos sejam finalizados em 30 dias. A mesma ação também foi realizada, desde o início do ano, em outros equipamentos da Secretaria de Promoção Social, como o Centro de Apoio ao Jovem e a Casa de Retaguarda, finalizadas no mês de junho.


A chefe do Departamento de Manutenção, Soraia Milan Mourão, explicou a importância do serviço. “Realizamos diariamente manutenção nos próprios municipais com limpeza, reparos e demais serviços necessários nos locais. A intenção é proporcionar mais conforto e segurança para os usuários dos equipamentos”, explicou.


Outros locais que também passaram por revitalização foram o PIC Vila Sônia, no Cafe Sítio do Campo, PIC Canto do Forte e PIC Melvi.


O Conviver Boqueirão está localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, s/nº, Bairro Boqueirão. Telefone: 3496-5060.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

“Carros 2” estreia no Cinesystem

Ingressos antecipados para “Transformers 3 – O lado oculto da Lua” já estão à venda


A continuação da animação de sucesso dos estúdios Pixar, “Carros 2”, em tecnologia 3D, estreia no Cinesystem de Praia Grande na quinta-feira (23). Além disso, quem quiser garantir seu ingresso antecipado com lugar marcado para a estreia especial de “Transformers 3 – O lado oculto da Lua”, que acontece nos dias 29 e 30 de junho, a venda já está sendo realizada nas bilheterias do cinema e no site www.cinesystem.com.br.


Em “Carros 2”, Relâmpago McQueen e Mate percorrem o mundo pela Corrida dos Campeões, que decorrerá em cinco países diferentes: Japão, Alemanha, Itália, França e Inglaterra. No entanto, Mate, envolvido numa confusão de identidade, salva a vida de um agente secreto britânico: Aston Martin, chamado Finn McMissile, e acaba envolvido num esquema de espionagem internacional.


A animação estreia na Sala 3D do Cinesystem Praia Grande nos seguintes horários: 14h20, 16h40, 19h, 21h20. As sessões disponíveis nas salas 2D são 13h50, 16h30, 19h10, 19h35, 21h45 e 21h50.


Já em “Transformers 3 – O lado oculto da Lua”, os robôs se envolvem numa perigosa corrida espacial entre os Estados Unidos e a Rússia e, mais uma vez, Sam Witwicky vai intervir e ajudar seus amigos. Há também novos personagens, incluindo um novo vilão, Shockwave, e um antigo robô, enquanto Autobots e Deceptions se enfrentam na Terra.


Continuam em cartaz os seguintes filmes: Kung Fu Panda 2, Piratas do Caribe 4, Se beber não case 2, X-men primeira classe e Qualquer gato vira-lata.


O Litoral Plaza Shopping fica na Avenida Ayrton Senna da Silva, 1511. O estacionamento é gratuito. Outras informações podem ser solicitadas através do telefone 3476-2000/3473-8381.

Feriado terá Operação Onda Verde

Semáforos ficarão abertos por 150 segundos, facilitando a chegada à Cidade


Para coordenar a chegada e saída de turistas no feriado de Corpus Christi, a Secretaria de Trânsito e Transporte de Praia Grande (Setransp) realizará a Operação Onda Verde a partir de quarta-feira (22), às 17 horas. A principal ação é a alteração no tempo dos semáforos, que terão ampliados o tempo do “verde” por 150 segundos, de forma sincronizada, desde a saída de Praia Grande, na Avenida Ayrton Senna, até o trecho inicial da Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente.


A ação será realizada em duas fases. Na quarta-feira (22), a partir das 17 horas, até sábado (25), às 3 horas, e novamente a partir de domingo, às 14 horas, os semáforos ficarão abertos por 150 segundos. Nos outros períodos os semáforos funcionarão normalmente, abertos por 100 segundos.


Segundo o chefe da Divisão de Orientação e Fiscalização de Trânsito, Marcelo Chaves de Freitas, durante todo o final de semana agentes monitorarão o fluxo. “Caso haja necessidade, os semáforos terão ampliados o tempo do verde a qualquer momento, melhorando o tráfego de veículos e facilitando a entrada e saída de Praia Grande”, explicou.


Uma faixa exclusiva seguirá em direção à Ponte do Mar Pequeno, onde utilizará o acostamento. Por ela trafegarão somente ambulâncias, veículos do Corpo de Bombeiros, Setransp, polícias Civil e Militar, além de veículos pesados como caminhões e ônibus.


A operação Onda Verde de Praia Grande é realizada com a contribuição das Polícias Militar e Rodoviária, Prefeitura de São Vicente e Ecovias.

Ronald McDonald leva alegria ao Irmã Dulce

Evento animou crianças internadas na pediatria do hospital, semana passada

Com sapatos imensos, cores fortes nas roupas e um sorriso permanente no rosto, o palhaço Ronald McDonald surpreendeu crianças internadas na Pediatria do Hospital Municipal Irmã Dulce. Reunidas na Brinquedoteca, elas participaram, a princípio tímidas, depois descontraídas, das brincadeiras e mágicas do personagem. O personagem esteve ainda na Maternidade, visitou adolescentes internados na Clínica Médica e tirou fotos com funcionários.


Realizada semana passada pela Allegro Produções de São Paulo, a apresentação foi inédita no único hospital público de Praia Grande. O objetivo foi proporcionar alegria às crianças que enfrentam um processo de adoecimento. A visita do palhaço foi acompanhada por integrantes da Comissão de Humanização do Irmã Dulce. “O objetivo da comissão é realizar ações que colaborem para o bem-estar dos pacientes, reduzindo o impacto negativo de uma internação. No caso das crianças, o entusiasmo da figura do palhaço ajuda a promover saúde, amenizando o desconforto e a dor que sentem”, explica a coordenadora de Serviço de Apoio ao Usuário, Marisa Paiva.


As mães também aprovaram. A dona-de-casa Elisete Araújo de Carvalho notou que seu filho Guilherme, de 4 anos, que se recupera de uma pneumonia, ficou mais animado após a visita do Ronald. “Ele estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica triste, sem fazer nada, deitado na cama, mas depois que brincou com o palhaço ficou mais feliz. Teve alta no mesmo dia para a Pediatria. Acho que foi bom para as crianças e também para as mães, um entretenimento que torna a recuperação mais rápida”, relatou a mãe.


Acompanhando seu bebê de menos de dois meses internado na Pediatria, a dona-de-casa Zulmira Pereira da Silva acredita que a presença do palhaço é tão positiva que deveria ser regular. “O ambiente da UTI é parado, mas quando as crianças têm alta para a Pediatria podem se mover e brincar. É importante porque elas ficam mais animadas e isso ajuda a melhorar o estado de saúde”, destacou.


O Hospital Municipal Irmã Dulce está com inscrições abertas para ampliar o grupo de voluntários. Interessados devem procurar a assistente social Renata Carvalho, às quintas-feiras, 9 horas, ou ligar para 3476.4418. Um dos projetos que a Comissão de Humanização quer desenvolver é criar um grupo de palhaços para visitar crianças e adultos e realizar apresentações na Brinquedoteca.

Conselho do Irmã Dulce elogia obras no PS Central

Aparelhamento e a qualidade do serviços a serem oferecidos foram destacados


Perto de ter concluída a primeira etapa de obras, o Pronto-Socorro Central recebeu a visita de membros do Conselho de Administração do Hospital Municipal Irmã Dulce, agora Complexo de Saúde. A visita ocorreu após reunião do órgão no anfiteatro, na semana passada. O conselho é formado por representantes da Fundação do ABC (FUABC), que gerencia o hospital desde agosto de 2008 e o PS, há dois meses; do Conselho Municipal de Saúde (Comusa) e do próprio hospital.


A convite do superintendente do complexo, Inácio Lopes Júnior, que conduziu a reunião, os conselheiros conheceram as principais mudanças no pronto-socorro, tanto na parte física, como a remodelação da recepção; quanto na técnica, como novos fluxos de trabalho e mais profissionais. A administradora do PS, Margarete Menezes, e a coordenadora da equipe de Enfermagem, enfermeira Ana Paula Andrade Carvalho, acompanharam a visita.


A conselheira Regina Célia Luz, que também faz parte do Comusa, acredita na excelência do atendimento após o fim das obras. “Pela mudança no layout e a expectativa de melhora, já senti uma humanização diferenciada, mas a transformação invisível é a de maior sucesso”, observou.


Integrante da congregação da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), o conselheiro Mauro Sancovski também aprovou o que viu. “Fico impressionado, cada dia mais, com a melhoria do Irmã Dulce no atendimento à população. Com esses avanços, o hospital se prepara para absorver a parte mais acadêmica”, disse, referindo-se à meta de futuramente a unidade se tornar um espaço pedagógico em Medicina e outras áreas da Saúde.


O conselheiro Gilberto Santana dos Santos, outro integrante do Comusa, elogiou a gestão da FUABC: “Essas mudanças vão ao encontro do que os munícipes almejam”. Fundamental para exercer o controle social do SUS, o Comusa tem como atribuições fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à área de Saúde no Orçamento do Município, entre outras.


Obras – Até o final do ano, a estruturação do novo pronto-socorro estará completa, com atendimento pediátrico, novas salas de emergência e outras melhorias. O projeto contempla duas fases de obras. A primeira, em fase final, envolve climatização do ambiente, com cortina de ar na porta de entrada; reparos elétricos e hidráulicos; pintura e manutenção. A recepção funcionará com cinco guichês envidraçados e por sistema de senhas com chamada em placar luminoso. Ao fundo, a Ouvidoria atenderá numa sala de vidro. Haverá ainda sala de triagem, criação de fraldário para as mães e brinquedoteca para crianças que acompanham os adultos.


Mais complexa, a segunda fase de obras prevê o setor de atendimento em Pediatria e as novas salas de emergência, que vão funcionar no mesmo lugar, mas serão mais amplas e com melhor estrutura. A emergência contará com dois ambientes distintos – um para crianças, outro para adultos. Nesta etapa, o atendimento emergencial será provisoriamente deslocado para outra sala que está sendo adaptada para receber os pacientes.

Prazo para pedir Redução de IPTU encerra dia 30

Aposentados e pensionistas devem atentar-se ao calendário e aos requisitos


O prazo final para requerer ou renovar a redução do valor do IPTU para aposentados e pensionistas, em Praia Grande, termina no dia 30 de junho e segundo a Secretaria de Finanças (Sefin), não terá prorrogação. Os interessados devem ficar atentos ao calendário, pois dias 23 e 24 não haverá expediente nas repartições públicas municipais, devido ao feriado de Corpus Christi (23) e Ponto Facultativo (24) e também no dia 29 de junho, dia de São Pedro Padroeiro da cidade.


Os moradores dos setores 3, 4 e 8 - Bairro Noêmia (Tupi), Oceânica (Aviação), Vila Sônia, Tupi e Tupiry (Tupi/Tupiry), Balneário Ipê (Guilhermina), Real (Real, Imperador e Princesa), São Jorge (Antártica), Maxland (Antártica), Guaramar (Sítio do Campo), Glória (Glória/Guilhermina), Balneária (Real) e Das Américas (Guilhermina), que já possuem o benefício, devem renovar este ano para garantir a continuidade para 2012.


Aqueles que vão requerer pela primeira vez, devem comparecer à Secretaria de Finanças (Sefin) munidos de documentos, independente do bairro onde residem. Caso seja deferido, o desconto passará a valer a partir de 2012.


O secretário da Sefin, Roberto Lopez Franco, informa que, conforme a Lei Complementar 574/2010, para ter direito a 60% de desconto no IPTU, o contribuinte deve ser aposentado ou pensionista e, ter renda de até 5 salários mínimos. Aqueles que ganham de 6 a 10 salários mínimos têm direito a 30%, desde que preencham todos os requisitos.


Os documentos e requisitos básicos para dar entrada no pedido, em ambos os casos são:


-Apresentar comprovante de rendimento da aposentadoria, pensão e qualquer outro rendimento do requerente e seu cônjuge (do último mês). Caso seja viúvo (a) pensionista apresentar Certidão de Óbito do cônjuge.


- Residir, pelo menos, por dois anos no imóvel em caráter permanente e apresentar contas de Água e Luz do último mês em nome do requerente.


-Ter título eleitoral em Praia Grande, caso esteja em idade obrigatória para votar.


-Ser proprietário, usufrutuário, compromissário ou locatário de um único imóvel dentro e fora do município, com título devidamente registrado no Serviço de Registro de Imóveis ou, em caso de contratos, ter firmas reconhecidas, apresentando a escritura registrada ou contrato.


-O imóvel deve estar devidamente cadastrado na prefeitura e não pode ter outras unidades independentes ou edículas alugadas a terceiros.


-Estar em dia com os pagamentos de IPTU e eventuais acordos de parcelamento firmados.


-Apresentar cópia do Espelho do carnê de IPTU 2011 e do formulário “Resumo de Declaração” do Imposto sobre a Renda fornecida junto à Receita Federal, juntamente com o comprovante de entrega do exercício em questão.


No caso de locação, o contrato poderá ser particular com firma reconhecida, contendo os números de CPF (Cadastro de Pessoa Física) das partes contratantes, além de clausula atribuindo o pagamento do IPTU ao locatário e ter prazo igual ou superior a 12 meses. Não será concedido o desconto, caso o contrato seja celebrado entre parentes de até 3º grau.


A Sefin localiza-se no andar térreo do Paço Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 9000, Bairro Mirim), funciona das 8h30 às 16h. No entanto, há limite de 400 senhas por dia para atendimento ao público.

CAFE Vila Sônia oferece 241 vagas para cursos

Unidade é gerenciada pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) de Praia Grande


O Centro de Apoio da Família do Educando (Cafe) do Bairro Vila Sônia estará com inscrições abertas a partir do dia 27, para cursos gratuitos de geração de renda, dança, atividades culturais e esportes, totalizando 241 vagas disponíveis para comunidade. Os interessados devem comparecer a sede da unidade, gerenciada pela Secretaria de Promoção Social (Sepros), Rua João Andrade de Jesus s/nº.

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar cópia da carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4. Alunos menores de idade precisam estar acompanhados do pai ou responsável, além de apresentar declaração de matrícula. Informações pelo telefone: 3496-5066.






Confira lista dos cursos e as vagas disponíveis:






Esportes


Ginástica rítmica: de 6 a 14 anos – 10 vagas


Caratê: a partir dos 5 anos – 20 vagas


Tai-chi-chuan: a partir dos 16 anos – 5 vagas






Danças


Ballet: de 4 a 12 anos – 12 vagas


Dança de rua: de 14 a 18 anos – 5 vagas


Dança do ventre: a partir dos 13 anos – 12 vagas


Jazz: de 8 a 14 anos – 20 vagas


Ritmos dançantes: a partir de 14 anos – 6 vagas






Cursos de geração de renda (todos a partir de 16 anos)


Customização – 20 vagas


Bordado em fita – 20 vagas


Serigrafia – 5 vagas


Pintura em tecido – 6 vagas


Biscoitos doces e salgados – 20 vagas


Corte e costura – 5 vagas


Salgados para festas – 10 vagas


Pintura em tela – 10 vagas


Artesanato em fibra de bananeira – 20 vagas


Artesanato em feltro – 15 vagas


Culinária – 10 vagas






Atividades Culturais


Viola: a partir dos 8 anos – 10 vagas (é necessário possuir o instrumento)


Percussão: a partir dos 8 anos – 5 vagas


Brinquedoteca: a partir dos 4 anos - livre






CAFEs – Inaugurado em 2008, os Centros de Apoio à Família do Educando (Cafes), tem como objetivo promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço também é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. Atualmente, o Município conta com três unidades localizadas nos bairros Vila Sônia, Sítio do Campo e Esmeralda.

Teste do Olhinho: quanto antes, melhor

Detecção precoce pode evitar cegueira e outros possíveis problemas nos bebês



Dois minutos. Essa é a duração do Teste do Reflexo Vermelho, mais conhecido como Teste do Olhinho, que permite a detecção precoce de problemas de visão e o início do tratamento a tempo de evitar cegueira e sequelas. Rápido, simples e indolor, o exame gratuito é feito em todos os recém-nascidos de Praia Grande, no Hospital Municipal Irmã Dulce, mesmo nos filhos de moradores locais nascidos em hospitais da região, que não oferecem o serviço.


Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), mais de 50% dos recém-nascidos brasileiros só tem a alteração descoberta quando estão cegos ou quase cegos para o resto da vida. Ainda segundo a SBOP, 80% da cegueira mundial poderia ser evitada por prevenção e cura.


No Irmã Dulce, a médica Daniela Gabbia realiza a triagem na Maternidade, logo após o nascimento. Por meio de um aparelho chamado oftalmoscópio, ela incide um feixe de luz dentro do olho e examina a cor do reflexo que surge – se avermelhada, está normal. “O procedimento é feito nos dois olhos, com o bebê deitado e o quarto na penumbra. Quando detectada alteração, a mãe é orientada e o bebê encaminhado ao oftalmologista do Cemas (Centro de Especialidades Médicas, Ambulatoriais e Sociais)”, afirma.


O Teste do Olhinho pode detectar qualquer doença que cause obstrução no eixo visual, como catarata e glaucoma congênito. Quando isso ocorre, o médico não consegue observar o reflexo ou ele se apresenta esbranquiçado. “Quanto mais precoce for a detecção, melhor, pois existem tratamentos”, prossegue Daniela.


Prematuros - Se em bebês nascidos a termo (na data provável do parto) o teste é importante, nos que nascem antes da 37ª semana, considerados prematuros, torna-se fundamental porque previne e diagnostica a chamada retinopatia da prematuridade - uma desorganização no crescimento dos vasos sanguíneos que suprem a retina. Esses vasos podem sangrar e, em casos mais sérios, a retina pode descolar e ocasionar a perda da visão. Nos prematuros, esses vasos não estão totalmente formados e podem crescer de modo desarranjado.


Outro fator de risco é a exposição do prematuro ao oxigênio, cujos níveis devem ser controlados. “Quanto menor o peso e a idade gestacional, maior o risco para retinopatia. Todos os bebês nascidos com peso abaixo de 1 quilo e meio e menos de 29 semanas precisam fazer. Os que necessitam de tratamento em UTI, nascidos com menos de 32 semanas de gestação, bem como os portadores de doenças infecciosas congênitas e perinatais, também exigem cuidados especiais”, adverte a médica.


O hospital encaminha os nascidos com infecções congênitas e perinatais (como toxoplasmose, herpes e sífilis) ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que funciona junto ao Cemas. Segundo a médica, o teste deve ser repetido dos primeiros meses até 7 anos, por oftalmologista ou pediatra treinado.

Faixas informativas orientam ciclistas na orla

Equipamentos visam dar mais segurança para pedestres do calçadão da praia


Com o objetivo de priorizar a segurança do pedestre na faixa de areia da praia, a Secretaria de Trânsito e Transporte de Praia Grande (Setransp) está instalando ao longo da orla, faixas informativas para ciclistas. Os equipamentos, que serão instalados entre os Bairros Canto do Forte e Solemar, têm a seguinte mensagem: “Ciclista: praia também é via pública. Circule empurrando sua bicicleta”.


A chefe da Seção de Educação e Segurança no Trânsito da Setransp, Elaine Fornazieri, explicou a importância da ação. “Na faixa de areia da praia, o ciclista deve descer da bicicleta e empurrá-la, tal como nas calçadas. Nessas condições, torna-se um pedestre. Montado na bicicleta, o ciclista torna-se um condutor de veículo, e como tal, se sujeita às regras estabelecidas no CTB”.


Ciclistas – Com 72,6 quilômetros construídos e 29,8 quilômetros projetados, Praia Grande é a cidade com maior número de ciclovias na Baixada Santista, e uma das principais em todo o País. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na Cidade, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como principal meio de transporte.


Desde que o Município começou a ganhar ciclovias, o número de acidentes, envolvendo bicicletas caiu aproximadamente 30%, de 258 em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema) para 179 em 2010. A Associação Brasileira de Ciclistas já homenageou Praia Grande duas vezes (anos 2007 e 2008) com o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”.


Além disso, em 2010 Praia Grande foi homenageada com o troféu Cidade Amiga da Bicicleta, entregue pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento Bicicultura, realizado na cidade de Sorocaba no mês de dezembro.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Missa marca restauração de imagem no Irmã Dulce

Ato também contará com entrega de sacrário (para hóstias), na capela local



Nesta quarta-feira (22), às 9 horas, o padre Thomas Puzhahara celebrará missa no anfiteatro do Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande para marcar a entrega da imagem restaurada de Nossa Senhora das Graças à capela do Complexo de Saúde. A capela também receberá um sacrário em madeira entalhada para guardar as hóstias consagradas. O hospital fica na Rua Dair Borges, 550, Bairro Boqueirão.


A restauração foi realizada pela equipe do Museu da Cidade da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). O trabalho consistiu na reparação dos danos causados pelo desgaste natural e na preservação contra mofo e ação de cupins, além de nova pintura. Atenção especial foi dada às mãos, que apresentavam dedos quebrados. “As mãos ficam mais vulneráveis porque são onde os fiéis se apóiam, onde são colocados os terços”, esclarece a artista plástica Maria de Lourdes Marszoleck Bueno, que coordenou a equipe.


A imagem passou por lavagem, raspagem e teve a base em madeira arrancada para que receber uma nova estrutura. Danos, como buracos, foram consertados e a pintura, refeita. “Optamos por um leve barroco, obedecendo às cores da santa, azul e branco”, prossegue. “Buscamos o máximo de suavidade porque ela é, ao mesmo tempo, serena e poderosa.”


Apoio religioso - A capela está à disposição de familiares e acompanhantes para momentos de religiosidade sem que eles precisem que se ausentar do hospital. Os gestores planejam construir uma nova capela junto à recepção principal do hospital, mas o projeto arquitetônico está em fase de elaboração. A ideia é criar um espaço mais amplo e com mais fácil acesso ao público. Onde a capela hoje está instalada, em frente ao anfiteatro e junto ao setor administrativo, futuramente deverá funcionar um centro de estudos.


Além de oferecer a capela, o complexo promove a celebração de missas no anfiteatro, numa ação da Pastoral da Saúde da Igreja Católica, mas também conta com grupos de apoio de outras religiões. A Capelania Evangélica visita pacientes nos leitos, oferecendo literatura bíblica e orações aos que desejarem. Já o grupo Nova Era utiliza a linguagem musical para levar uma mensagem de esperança, cantando composições espiritualistas nas alas, ao som de teclado, com apresentações quinzenais.

UBS Tupi faz mutirão contra a dengue nesta quarta-feira (22)

Equipe percorrerá ruas em busca de focos do mosquito e distribuirá panfletos



Nesta quarta-feira (22), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Tupi vai realizar um mutirão de combate a dengue, fazendo um alerta sobre a ameaça que a doença representa no inverno. Com panfletos informativos, aproximadamente 20 pessoas vão percorrer ruas, partir das 8h30, observando possíveis focos do mosquito transmissor, o aedes aegpyti. Segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica, na Cidade já foram registrados 28 casos de dengue.


De acordo com o supervisor da UBS Tupi, Dennys Ferreira Azevedo, o bairro contabiliza um caso positivo e outros quatro estão aguardando resultado do exame sorológico. “Estamos atentos porque em nossa região há muitas casas de veraneio. Neste mutirão vamos checar a existência de larvas e se algo for observado, tomaremos as medidas necessárias. Em casos de encontrarmos moradias fechadas, comunicaremos imediatamente à Divisão de Zoonoses”, disse.


Imóveis onde forem encontradas larvas ou criadouros receberão multa que variam de R$ 500,00 a R$ 1.500,00, de acordo com a quantidade de focos. Para situações gravíssimas, com presença de sete ou mais locais com larvas, os valores podem ser maiores.

Tapetes de Corpus Christi reúnem mais de mil voluntários em PG

Eventos acontecem dia 23, nos bairros Ocian e Boqueirão


A comemoração do Corpus Christi, em Praia Grande, tem um significado especial. Festa das mais tradicionais no Município, une sentimentos religiosos à atração turística. A montagem dos Tapetes, na Avenida São Paulo e Castelo Branco, no Bairro Boqueirão, e Avenida D. Pedro II, no Bairro Ocian, começam no dia 22 de junho, às 9 horas, e segue madrugada adentro, até que os tapetes fiquem prontos. A decoração será feita de serragem, borra de café e outros materiais recicláveis. As procissões sairão da Praça da Paz, que fica na Avenida Brasil, Bairro Boqueirão, e da Igreja Nossa Senhora das Graças, Rua Olavo Bilac, no Bairro Ocian, ambas no dia 23 de junho, com início programado para 16 horas.


No Boqueirão, o trajeto da procissão passa pela Avenida São Paulo, acessa a Avenida Castelo Branco e segue até a Igreja Santo Antônio, onde estará montado o altar para a missa campal, às 17 horas. Invertendo a programação, o bairro Ocian inicia o evento com missa campal às 16 horas, para depois dar lugar à procisão, que, às 17 horas, segue pela Avenida D. Pedro II, na altura da Praça Roberto Andraus, segue até a Avenida Presidente Kennedy, e retorna pelo mesmo trajeto, encerrando na igreja.


Ao todo, os dois tapetes devem reunir mais de mil voluntários em sua confecção. No Bairro Ocian, o tema seguido é “Corpo e Sangue de Cristo”, composto por 140 quadros de 3x4 metros.


Um dos destaques deste ano está no tapete do Bairro Boqueirão, que traz o tema “Siga esta luz”, com 41 quadros de 5 x 7 metros representando a série religiosa “O Trajeto para a Luz em 41 Passos”, da artista plástica de reconhecimento nacional, Elza Kalybatas. O quadro inicial representará a Santa Ceia. Os seguintes vêm em ordem não cronológica, trazendo cenas como a conversão de Zaqueu, a cerimônia do Lava Pés, Jesus caminhando sobre as águas, a ressurreição e outras cenas da passagem de Jesus sobre a Terra estarão representadas no tapete, com 500 metros de extensão.






Trânsito - Devido à confecção do tapete artístico, procissões e missas campais em comemoração a Corpus Christi, a Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp) iniciará a interdição de vias dos Bairros Ocian e Boqueirão. A ação terá início na terça-feira (21), às 23h30, e a previsão é que na quinta-feira (23), a partir das 19 horas, o trânsito seja liberado nestes locais.


No Bairro Boqueirão, a Avenida São Paulo, no trecho entre a Praça da Paz e a Avenida Presidente Castelo Branco, estará fechada para o tráfego de veículos. O trânsito na Avenida Presidente Castelo Branco, no sentido Mongaguá/Praia Grande será desviado na altura da Rua Copacabana para a Avenida Brasil. Já os veículos que estiverem trafegando pela Avenida Presidente Costa e Silva em direção à Avenida Presidente Castelo Branco terão acesso somente ao Bairro Canto do Forte.


A Rua Dr. Roberto Shoji ficará interditada no trecho entre a Rua Ponta Porã e a Avenida Presidente Castelo Branco, sendo permitido apenas o trânsito local.


Já no Bairro Ocian, a interdição será realizada na Avenida Dom Pedro II, no trecho entre a Praça Dr. Roberto Andraus e a Avenida Presidente Kennedy. O trânsito na Avenida Presidente Castelo Branco estará liberado nos dois sentidos, devendo ser utilizado como rota alternativa.


Durante as interdições, agentes de trânsito auxiliarão o escoamento do tráfego de veículos nos arredores e realizarão travessia segura de pedestres. Além disso, panfletos informativos estão sendo entregues a moradores e comerciantes dos Bairros Ocian e Boqueirão informando sobre as interdições.

CAFE Sítio do Campo conta com cinco novos cursos

Unidade é gerenciada pela Secretaria de Promoção Social (Sepros)




O Centro de Apoio à Família do Educando do Sítio do Campo está com 115 vagas abertas para cinco novos cursos (feltro, customização, artesanato em fibra de bananeira, pintura em tecido e decoração de festa). Os interessados em participar das atividades gratuitas devem procurar a sede da própria unidade, localizada na Rua Theodósio de Augsutinis, s/nº.


A unidade ainda dispõe de vagas abertas para outros cursos. São eles: bijuteria, pedraria e bordados. Na sede da unidade no ato da inscrição, os participantes devem apresentar cópia da carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4. Informações pelo telefone: 3496-5065.


Confira as vagas de cada curso e os dias das aulas:


Feltro – 25 vagas, aulas quintas-feiras


Decoração para festas – 20 vagas, aulas terças-feiras


Customização – 40 vagas, segundas-feiras


Artesanato com fibra de bananeira – 20 vagas, terças-feiras


Pintura em tecido – 10 vagas, quintas-feiras


PICs - Criado em 2003 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Canto do Forte e Quietude. O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

PIC Vila Alive realiza ‘Encontro Junino Aquecido’

Evento ocorre nesta quarta-feira (22), a partir das 14h30, na sede da unidade




‘O Encontro Junino Aquecido’, evento festivo organizado pela unidade do Programa de Integração e Cidadania (PIC) do Bairro Vila Alice, ocorre quarta-feira (22), a partir das 14h30. Para participar os integrantes da comunidade devem doar uma peça de roupa, que será repassada a Campanha Metropolitana do Agasalho. Estão programadas apresentações artísticas e culturais além de distribuição gratuita de pipoca para as crianças. O evento ocorre na sede da unidade, gerenciada pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) de Praia Grande, localizada na Rua Renata Câmara Agondi, nº 50, Bairro Anhanguera.


Os organizadores do evento estão apostando que as apresentações artísticas agitarão o público. Os alunos da unidade colocarão em prática o que aprendem nos cursos de dança do ventre, dança de salão, ritmos dançantes e caratê. Os jovens que participam de projetos relacionados a Brinquedoteca também entrarão em ação.


“Já estamos divulgando para população este evento. O Encontro Junino Aquecido terá todo tipo de apresentação cultural. A expectativa é que tenhamos participação grandiosa da comunidade que faz parte desta unidade”, comentou a diretora do PIC Vila Alice, Mônica Brancovan.


PICs - Criado em 2003 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Canto do Forte e Quietude. O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar..

CAFE Sítio do Campo conta com cinco novos cursos

Unidade é gerenciada pela Secretaria de Promoção Social (Sepros)



O Centro de Apoio à Família do Educando do Sítio do Campo está com 115 vagas abertas para cinco novos cursos (feltro, customização, artesanato em fibra de bananeira, pintura em tecido e decoração de festa). Os interessados em participar das atividades gratuitas devem procurar a sede da própria unidade, localizada na Rua Theodósio de Augsutinis, s/nº.


A unidade ainda dispõe de vagas abertas para outros cursos. São eles: bijuteria, pedraria e bordados. Na sede da unidade no ato da inscrição, os participantes devem apresentar cópia da carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4. Informações pelo telefone: 3496-5065.


Confira as vagas de cada curso e os dias das aulas:


Feltro – 25 vagas, aulas quintas-feiras


Decoração para festas – 20 vagas, aulas terças-feiras


Customização – 40 vagas, segundas-feiras


Artesanato com fibra de bananeira – 20 vagas, terças-feiras


Pintura em tecido – 10 vagas, quintas-feiras


PICs - Criado em 2003 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Canto do Forte e Quietude. O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Encenação de São Pedro inicia homenagens ao padroeiro de PG

Evento acontece sábado (25), 19 horas, na área de Lazer Ézio Dall’acqua (Portinho)



O primeiro ano oficial de homenagens ao padroeiro do Município, São Pedro Apóstolo, começa no próximo dia 25, com uma encenação ao ar livre, na Área de Lazer Ézio Dall’acqua, mais conhecida como Portinho. Reunindo 112 artistas, entre atores, coralistas e figurantes, “Pedro Pescador” conta a história de uma vila de pescadores fictícia, que presencia um milagre no dia de São Pedro. O evento precede a chegada oficial da imagens de São Pedro e a primeira missa campal, que será realizada na Capela Nossa Senhora da Guia. Após a missa, a imagem segue em carreata até a Paróquia Santo Antônio, no bairro Boqueirão.


“Esta encenação é uma idéia antiga, baseada na história de Praia Grande e sua relação com a pesca de arrasto”, pontua a chefe da Seção de Ação Cultural, Lourdes Marszolek. “Quando o prefeito Roberto Francisco decretou o dia 29 de junho, dia de São Pedro Apóstolo - como feriado municipal, em agosto de 2010, vimos uma boa oportunidade de finalmente materializarmos esse projeto. Quem for assistir à essa pequena homenagem com certeza irá se surpreender: é um espetáculo lúdico, todo contado em linguagem de cordel, envolvendo teatro, dança e música”, finaliza.


Com cerca de uma hora de duração, “Pedro Pescador” precede a chega oficial da imagem de São Pedro ao Município, que vem por mar, trazida pela mão de pescadores. No elenco, estão alunos de teatro do Palácio das Artes, atores, voluntários e 70 coralistas que, comandado pela maestrina Marisa Landuci estarão misturados ao público para entoar a trilha sonora da apresentação. Cânticos litúrgicos, canções populares e de compositores consagrados como Dorival Caymmi estão no repertório.


Produção totalmente idealizada pela equipe de Ação Cultural do Palácio das Artes, “São Pedro Pescador” tem figurino confeccionado em tecido reciclado, inclusive para as redes dos pescadores. O destaque fica por conta do esplendor idealizado para a imagem de São Pedro, que remete a um rosário. Todos os adereços e figurinos também foram confeccionados pela equipe da Aç~co Cultural do PDA, com coordenação de Lourdes Marszolek e apoio de João Lourenço de Rezende.


O Padroeiro – Conta a história que São Pedro foi escolhido o padroeiro do Município porque, em meados de 1900, quando ainda era um bairro de São Vicente, Praia Grande tinha como uma de suas principais fontes de renda a pesca. Os pescadores devotos de São Pedro realizavam uma procissão por toda extensão da orla com a imagem do santo, para agradecer a boa pesca e pedir proteção durante o resto do ano. Esta homenagem coincidia com os festejos de São Pedro, no dia 29 de junho, quando se realizava uma grande festa com danças e comidas típicas. Após reivindicações dos fiéis por um lugar de honra para a imagem, ela foi posta na Capela Santo Antonio, a primeira construída no Município. Somente na década de 1970, os fiéis conseguiram um terreno no bairro Caiçara para erguer a ingreja São Pedro Apóstolo. Por volta de 1977, a comemoração deixou de ser realizada, e retomada em 1980. Hoje faz parte do calendário oficial de Praia Grande, conforme lei municipal 1347/2007.






Até o dia 29 de junho, dia de São Pedro Apóstolo, a Cidade recebe uma intenção programação litúrgica em homenagem ao padroeiro do Município. Confira:






Dia: 25/06/2011 – Sábado – Portinho.


19 Horas – Encenação – “Pedro, o Pescador.” (Sectur)


Chegada solene da imagem de São Pedro de barco no Portinho, procissão luminosa solene até a Capela Nossa Senhora da Guia.


20 Horas – Missa Campal na Capela Nossa Senhora da Guia – após a missa carreata até a Paróquia Santo Antonio – Boqueirão.





Dia 26/06/2011 – Domingo - Paróquia Santo Antonio (Boqueirão)


8 Horas - Paróquia Santo Antonio - veneração a São Pedro até 18 horas.


19 Horas - missa do 1º dia do Tríduo –





Dia 27/06/2011 – Segunda – feira – Paróquia Santo Antonio/ Paróquia Nossa Senhora das Graças.


18 horas – Carreata até a Paróquia Nossa Senhora das Graças – Ocian


19 horas - missa do 2º dia do Tríduo – Ocian.





28/06/2011 – Terça- feira – Paróquia Nossa Senhora das Graças / Igreja São Pedro Apóstolo.


18 horas – Carreata até a Igreja São Pedro Apóstolo - Caiçara


19 horas - missa do 3º dia do Tríduo.





Dia 29/06/2011 – Quarta-feira


Av. Presidente Kennedy – Caiçara


9 horas - Missa para a comunidade e veneração da imagem até 18 horas (Igreja São Pedro Apóstolo)


16 horas – Apresentação de grupos de dança de rua, palhaços, corais e brinquedos infláveis


19 horas - Missa solene municipal


20h30 – Entrega da duplicação e urbanização da Avenida Presidente Kennedy e entrega da reurbanização da Praça São Pedro


21h30 – Show com a banda Anjos de Resgate

terça-feira, 21 de junho de 2011

Imóvel é demolido no Bairro Caiçara

Casa desapropriada pela Prefeitura é demolida para abertura de via pública



A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seurb) e de Serviços Urbanos (Sesurb), com o apoio da Guarda Municipal Ambiental, realizou segunda-feira (20), a demolição de uma casa no loteamento Balneário Marambaia, no Bairro Caiçara. O Imóvel fica na esquina da Rua São João com o que será continuação da Avenida Dr. Roberto Almeida Vinhas, e estava impedindo a abertura da via.


De acordo com o chefe da Seção de Contenção de Invasões, Marcos Macedo, cerca de cinco moradores irregulares que ocupavam o local deixaram o imóvel, sem maiores problemas. A área é propriedade da prefeitura (decreto nº 4101/2006).


Com a ação as obras para a abertura da via deverão ter prosseguimento, com a colocação de encanamentos e adutoras pela Sabesp

Comissão de emprego de PG discute trabalho em navio

Encontro será na terça-feira (28), às 10 horas, no sindicato dos Trabalhadores Municipais

Comissão Municipal de Emprego de Praia Grande se reúne na terça-feira (28), às 10 horas, na bancada dos trabalhadores, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Municipais da Estância Balneária de Praia Grande, na Avenida Brasil, 600, 9º andar, Bairro Boqueirão. Entre os itens da pauta está apresentação de projeto para qualificação de mão de obra para trabalho em navios de turismo.


Compõe a pauta apresentação do projeto Praia Grande de Braços Abertos, que em parceria entre a Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (Seret) e instituição privada, oferece 500 vagas para formação em curso para trabalho em navio; do projeto Banco Comunitário, parceria entre a Seret e USP, com proposta de criação de moeda social municipal; e apresentação de projetos de cooperativas, que visam o reaproveitamento de materiais recicláveis.


“A reunião é aberta a todas as pessoas. Participarão do encontro todos os membros da comissão. Vale lembrar que o material que for aprovado será encaminhado para a Comissão Estadual para estudo de viabilidade dos projetos”, explicou o coordenador de projetos da Seret Marivaldo Silva Lopes, que destacou que a Baixada Santista conquistou seu espaço neste assunto com a eleição do vice-prefeito de São Vicente, Rogério Barreto, como presidente da Comissão Estadual de Emprego no dia 9 de junho.










Comissão - Composta por três bancadas: dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público a comissão tem o objetivo de agregar as forças dos empresários, empregados e poder público na busca da empregabilidade dos moradores de Praia Grande.


Os encontros acontecerão sempre na última quarta-feira do mês, ás 10 horas, em sistema de rodízio entre as três bancadas: Governo,Trabalhadores e Empregadores.

Setransp fiscaliza vans e ônibus irregulares

Ação foi realizada pela Setransp, em conjunto com Artesp, EMTU e PM


A Secretaria de Trânsito e Transportes de Praia Grande (Setransp) realiza regularmente fiscalizações que visam coibir vans e ônibus de transporte ilegal de passageiros. Durante a última ação, realizada nas Avenidas Ayrton Senna da Silva (Bairro Sítio do Campo) e Ministro Marcos Freire (Bairro Nova Mirim), entre os dias 15 e 29 de maio, mais de 100 veículos foram inspecionados. Foram apreendidos sete veículos irregulares vindos de São Paulo. A fiscalização teve a participação da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Polícia Militar.


Segundo o chefe da Divisão de Orientação e Fiscalização de Trânsito, Marcelo Chaves de Freitas, as ações continuarão no mês de junho. “A fiscalização visa garantir a segurança dos passageiros e pedestres, pois estes motoristas muitas vezes não respeitam as regras de trânsito, podendo causar acidentes”.


O Código de Trânsito Brasileiro especifica, em seu artigo 231, VIII, a irregularidade do transporte remunerado de pessoas ou bens quando não licenciado para esse fim. De acordo com a Lei Municipal nº 1.057/99, a infração implicará na retenção do veículo e no encaminhamento do mesmo ao Pátio Municipal.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Regulação de vagas vai voltar para a região

Na reunião da Agência de Saúde da Baixada Santista, ocorrida segunda-feira (20), o diretor técnico do Departamento de Saúde da Baixada (DRS IV), Marco Botteon Neto, anunciou o retorno da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) para a região. A decisão atende uma reivindicação do secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Adriano Springmann Bechara, e que contou com a adesão dos demais municípios da região.


Além deste assunto, outros pedidos foram apresentados ao representante do governo estadual na Agência de Saúde, David Uip. Repasses de verbas já garantidos pelo Governo do Estado para o cumprimento de compromissos definidos nos nove municípios foram outros pedidos feitos por prefeitos e secretários municipais. Problemas burocráticos foram as justificativas para atrasos no encaminhamento de verbas para as prefeituras.


Com a volta da central de regulação de vagas para a DRS IV, em Santos, o secretário de saúde de Praia Grande, Adriano Bechara, espera que problemas como falta de leitos possam ser mais bem administrados pelos secretários municipais. “Temos questões que podem ser sanadas de forma regional, sem que precisemos esperar pela Secretaria de Estado da Saúde. A volta da central de regulação de vagas vai ser benéfica para todos”, disse.


Segundo o diretor técnico da DRS IV, Marco Botteon Neto, a Cross vai funcionar em Santos, onde anteriormente já esteve instalada. “O espaço será o mesmo de antes, na DRS, porque já contamos com toda a estrutura para a implantação do serviço. Temos todas as condições para este atendimento”, afirmou. Para que passe a funcionar efetivamente, o Estado vai precisar destinar uma nova equipe para o setor. O diretor técnico da DRS acredita que isso deve ocorrer o mais breve possível, porém preferiu não estimar o tempo para que o serviço comece a funcionar plenamente.


Participaram da reunião os prefeitos de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos; de São Vicente, Tercio Garcia; de Santos, João Paulo Tavares Papa; de Guarujá, Maria Antonietta; de Peruíbe, Milena Bargieri; de Itanhaém, João Carlos Forssell.


As demais cidades foram representadas por seus secretários de saúde e vereadores. Representantes do Conselho Regional de Medicina, da Associação Paulista de Medicina e do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo, bem como a União dos Vereadores da Baixada Santista também estiveram presentes ao evento.

Regulação de vagas vai voltar para a região

Reivindicação do serviço partiu de Praia Grande com apoio dos demais municípios

Na reunião da Agência de Saúde da Baixada Santista, ocorrida segunda-feira (20), o diretor técnico do Departamento de Saúde da Baixada (DRS IV), Marco Botteon Neto, anunciou o retorno da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) para a região. A decisão atende uma reivindicação do secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Adriano Springmann Bechara, e que contou com a adesão dos demais municípios da região.


Além deste assunto, outros pedidos foram apresentados ao representante do governo estadual na Agência de Saúde, David Uip. Repasses de verbas já garantidos pelo Governo do Estado para o cumprimento de compromissos definidos nos nove municípios foram outros pedidos feitos por prefeitos e secretários municipais. Problemas burocráticos foram as justificativas para atrasos no encaminhamento de verbas para as prefeituras.


Com a volta da central de regulação de vagas para a DRS IV, em Santos, o secretário de saúde de Praia Grande, Adriano Bechara, espera que problemas como falta de leitos possam ser mais bem administrados pelos secretários municipais. “Temos questões que podem ser sanadas de forma regional, sem que precisemos esperar pela Secretaria de Estado da Saúde. A volta da central de regulação de vagas vai ser benéfica para todos”, disse.


Segundo o diretor técnico da DRS IV, Marco Botteon Neto, a Cross vai funcionar em Santos, onde anteriormente já esteve instalada. “O espaço será o mesmo de antes, na DRS, porque já contamos com toda a estrutura para a implantação do serviço. Temos todas as condições para este atendimento”, afirmou. Para que passe a funcionar efetivamente, o Estado vai precisar destinar uma nova equipe para o setor. O diretor técnico da DRS acredita que isso deve ocorrer o mais breve possível, porém preferiu não estimar o tempo para que o serviço comece a funcionar plenamente.


Participaram da reunião os prefeitos de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos; de São Vicente, Tercio Garcia; de Santos, João Paulo Tavares Papa; de Guarujá, Maria Antonietta; de Peruíbe, Milena Bargieri; de Itanhaém, João Carlos Forssell.


As demais cidades foram representadas por seus secretários de saúde e vereadores. Representantes do Conselho Regional de Medicina, da Associação Paulista de Medicina e do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo, bem como a União dos Vereadores da Baixada Santista também estiveram presentes ao evento.

Vias de PG são interditadas para comemorações de Corpus Christi

Ação terá início na terça-feira (21), a partir das 23h30


Devido à confecção do tapete artístico, procissões e missas campais em comemoração a Corpus Christi, que serão realizadas na quinta-feira (23), a Secretaria de Trânsito e Transporte de Praia Grande (Setransp) iniciará a interdição de vias dos Bairros Ocian e Boqueirão. A ação terá início na terça-feira (21), às 23h30, e a previsão é que na quinta-feira (23), a partir das 19 horas, o trânsito seja liberado nestes locais.


No Bairro Boqueirão, a Avenida São Paulo, no trecho entre a Praça da Paz e a Avenida Presidente Castelo Branco, estará fechada para o tráfego de veículos. O trânsito na Avenida Presidente Castelo Branco, no sentido Mongaguá/Praia Grande será desviado na altura da Rua Copacabana para a Avenida Brasil. Já os veículos que estiverem trafegando pela Avenida Presidente Costa e Silva em direção à Avenida Presidente Castelo Branco terão acesso somente ao Bairro Canto do Forte.


A Rua Dr. Roberto Shoji ficará interditada no trecho entre a Rua Ponta Porã e a Avenida Presidente Castelo Branco, sendo permitido apenas o trânsito local.


Já no Bairro Ocian, a interdição será realizada na Avenida Dom Pedro II, no trecho entre a Praça Dr. Roberto Andraus e a Avenida Presidente Kennedy. O trânsito na Avenida Presidente Castelo Branco estará liberado nos dois sentidos, devendo ser utilizado como rota alternativa.


Durante as interdições, agentes de trânsito auxiliarão o escoamento do tráfego de veículos nos arredores e realizarão travessia segura de pedestres. Além disso, panfletos informativos estão sendo entregues a moradores e comerciantes dos Bairros Ocian e Boqueirão informando sobre as interdições.

PIC Forte oferece 60 vagas para novos cursos

Unidade é gerenciada pela Secretaria de Promoção Social (Sepros)


O Programa de Integração e Cidadania (PIC) do Bairro Canto do Forte está com 60 vagas abertas para três novos cursos (feltro, customização e decoração de festa). Os interessados em participar das atividades gratuitas devem procurar a sede da própria unidade, localizada na Rua Xixová, nº1.130, Bairro Canto do Forte.


Cada curso possui 20 vagas disponíveis e são restritos a pessoas acima dos 18 anos. As atividades de feltro e customização serão desenvolvidas as terças-feiras, das 14 às 17 horas. Já as aulas de decoração para festa estão marcadas para as quintas-feiras, no mesmo horário.


Na sede da unidade no ato da inscrição, os participantes devem apresentar cópia da carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4. Informações pelo telefone: 3496-5068.


PICs - Criado em 2003 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Canto do Forte e Quietude. O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Blog divulga ações do PIC Quietude

Unidade abriga Telecentro inaugurado em fevereiro de 2010


Através de iniciativa inédita, o Programa de Integração e Cidadania (PIC) do Bairro Quietude criou um blog (www.picquietude.blogspot.com) que conta com atualizações constantes feitas pelos profissionais da Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros). A unidade está utilizando a rede mundial de computadores para postar textos, fotos e até vídeos de todas as ações desenvolvidas no local.


“A iniciativa tem como principal objetivo criar mais um canal de comunicação para estreitar o relacionamento dos profissionais com a comunidade do bairro. Com este tipo de integração os trabalhos no PIC fluem de maneira ainda mais positiva”, destacou a diretora da unidade, Sueli Aparecida Alves Souza Dantas.


Em pouco tempo de vida o blog tem atraído a atenção de todos. Sueli comentou que os textos que trazem o passo a passo dos cursos fazem grande sucesso. Existe inclusive a possibilidade da expansão da iniciativa do blog para as outras unidades da Sepros. “Os professores atualizam o espaço e quem quiser acompanha tudo pela internet. A estrutura que temos no Telecentro aliada ao empenho dos profissionais colaborou para este êxito”, explicou.


A diretora elogiou a postura da população residente no Quietude e que utiliza os espaços do PIC. “Quando lançamos algum curso, workshop ou capacitação, as vagas são preenchidas em pouco tempo. Temos uma resposta acima da média desta comunidade”, disse.


Estrutura - O laboratório conta com dez computadores conectados à internet banda larga. A estrutura compreende ainda servidor de informática, central de monitoramento com câmera de segurança, estabilizadores, impressora a laser e projetor multimídia.


O Telecentro fica conectado à web por intermédio de um sistema chamado Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), coordenado pelo Ministério das Comunicações. Com isso foi possível criar uma rede de aprendizagem, que utiliza softwares livres, para promover a comunicação comunitária e o gerenciamento coletivo.


PICs - Criado em 2003 pela Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Canto do Forte e Quietude. O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Dia de São Pedro Apóstolo é feriado municipal

No dia do Padroeiro de Praia Grande não haverá expediente nas repartições públicas



Dia do Padroeiro de Praia Grande, São Pedro Apóstolo, 29 de junho é feriado municipal, de acordo com Decreto nº 1506 de 26 de agosto de 2010. Não haverá expediente nas repartições públicas municipais. Apenas os serviços essenciais como prontos-socorros, Guarda Civil Municipal, fiscalização de trânsito e coleta de lixo funcionam normalmente. O expediente retorna na quinta-feira (30). Confira o que funciona no feriado:


Praia Grande conta com três locais para atendimento de emergência: dois prontos-socorros, localizados nos bairros Boqueirão (ao lado da Santa Casa) e Quietude (Avenida Ministro Marcos Freire), além de um posto de pronto-atendimento no Samambaia (Avenida Estados Unidos). Para solicitar remoção de ambulância, basta ligar 192.






Multiclínicas e Unidades de Saúde da Família – não funcionam.






Hospital Municipal - atende normalmente. Para solicitar remoção de ambulância, ligar 192.






Guarda Civil Municipal - expediente normal. Atendimento no telefone 199.






Coleta de lixo domiciliar e seletiva – atendimento normal.






Limpeza das praias – Diurna e noturna, da faixa de areia e do calçadão da orla.






Feiras livres – Serão realizadas normalmente.






Liberação de veículos – Aguardando confirmação do Governo do Estado.






Fiscalização de Trânsito, Transportes e Engenharia de Tráfego – expediente normal.






Peixarias - Praia Grande conta com dois locais específicos para compra de peixes e frutos do mar em geral. A Boutique de Peixe está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Rua Rui Barbosa, Bairro Canto do Forte). Já o Mercado de Peixe fica na Avenida Castelo Brancos, altura da Rua Carlos Gomes, Bairro Ocian. Ambas funcionam diariamente, das 7 às 17 horas, inclusive nos feriados.






Feiras de artesanato (Guilhermina, Ocian, Caiçara e Solemar) – a partir das 14 horas.






O Posto de Informações Turísticas (PIT) - funciona das 9 às 18 horas, na esquina das avenidas Castelo Branco e dos Sindicatos, no Bairro Mirim.






Feriados - De acordo com o Decreto nº 1.506/10, em Praia Grande há três feriados Municipais, dias de tradição religiosa: Sexta-feira da Paixão e Corpus Christi (datas móveis, comemoradas este ano em 22 de abril e 23 de junho, respectivamente) e São Pedro Apóstolo. A data magna no Estado de São Paulo é 9 de Julho (Revolução Constitucionalista).


História – São Pedro Apóstolo foi escolhido padroeiro pelos primeiros moradores do Município, que tinham a pesca como principal economia à época, e se identificavam com o mesmo, uma vez que o santo também era pescador. “Com o crescimento gradativo da Cidade e a mudança da economia, que passou a viver do turismo, essa história caiu no esquecimento dos cidadãos praiagrandenses”, completou o padre.


Há registros antigos de festas para comemorar o dia do padroeiro, além de documentos assinados pelo Bispo Dom David Picão, pelo ex-prefeito da Cidade, Dorivaldo Loria Junior (Dozinho) e o pároco Ézio, responsável pela Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, oficializando São Pedro como o santo padrinho de Praia Grande. “Foi uma luta que durou, aproximadamente 13 anos e que agora podemos comemorar”, finalizou Thomas.

Avenida Presidente Kennedy ganha novo semáforo

Equipamento foi instalado na altura da Rua Equador, no Bairro Aviação

A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setransp) instalou novo semáforo veicular no cruzamento entre a Avenida Presidente Kennedy e Rua Equador, no Bairro Aviação. A ação, realizada na sexta-feira (17), visa dar mais segurança aos motoristas e pedestres, além de ajudar a dar mais fluidez no trânsito do local.


A chefe da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego, Michele Rezende de Mesquita, explicou o motivo da ação no trecho. “Com a reurbanização da Avenida Presidente Kennedy notamos um aumento no fluxo de pedestres e veículos. Com a nova sinalização neste cruzamento a fluidez e a segurança serão maiores no local”, explicou.

sábado, 18 de junho de 2011

Prefeitura instala grades em bocas-de-lobo

Ação visa evitar que detritos sejam carregados para a rede de drenagem


A Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) instalou na segunda-feira (13), em dois pontos da Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão, novas grades de proteção em bocas-de-lobo para evitar que detritos sejam carregados, pelas águas da chuva, para a rede de drenagem. Diferente dos tradicionais feitos de ferro, muito visados para furtos, o novo equipamento é feito de plástico, com dobradiças laterais que facilitam a manutenção da tubulação. A ação funcionará como um projeto piloto.

Os dois pontos onde as novas grades foram instaladas ficam nas esquinas da Avenida Presidente Costa e Silva com Rua Cidade de Santos e com Rua Dair Borges.

Segundo o chefe da Divisão de Manutenção e Drenagem, Sidnei Barbosa da Penha, as grades têm formato de grelhas e são mais resistentes a ação do tempo e uso. “Retiramos os equipamentos danificados e substituímos pelos novos. Vamos testar sua eficiência em conter detritos e também a sua durabilidade, já que a via tem grande movimento de veículos e nos pontos em questão existem paradas de ônibus”.

Disk Serviços Urbanos – A Sesurb disponibiliza aos munícipes o Disk Serviços Urbanos, uma linha gratuita para cadastro de solicitações de ações de manutenção e limpeza, além de agendamento para a retirada, na porta da residência do morador, de objetos inservíveis, como móveis e eletrodomésticos. O Disk Serviços Urbanos funciona através do 0800-102027, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Tapete de Corpus Christi apresenta obra de Elza Kalybatas

O Tapete de Corpus Christi de Praia Grande em 2011 terá como tema central “Siga esta luz”, com 41 quadros de 5 x 7 metros. Um dos destaques ficará por conta da representação da série religiosa “O Trajeto para a Luz em 41 Passos”, da artista plástica de reconhecimento nacional, Elza Kalybatas. A decoração será feita de serragem, borra de café e outros materiais recicláveis. A procissão sairá da Praça da Paz, que fica na Avenida Brasil, Bairro Boqueirão, às 16 horas, dia 23 de junho. O trajeto passa pela Avenida São Paulo, acessa a Avenida Castelo Branco e segue até a Igreja Santo Antônio, onde estará montado o altar para a missa campal, às 17 horas.


A artista plástica, que já expôs sua obra no Palácio das Artes, emprestará seu traço colorido e original para a decoração de um dos tapetes mais tradicionais da região, realizado há mais de 20 anos no Município.

Para a confecção, mais de 300 pessoas já confirmaram participação. A chefe da Seção de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Lourdes Marszolek, enfatiza que toda a ajuda é bem-vinda, por isso ainda há tempo de participar.

“A montagem começa no dia 22 de junho, às 9 horas, e segue madrugada adentro, até que o tapete fique pronto. Ainda faltam três quadros para serem ‘adotados’, e todos os interessados em participar podem comparecer ao local, munidos de vassouras, baldes, vasilhas plásticas, regadores, pás e outros instrumentos que possam ajudar nos trabalhos”, diz Lourdes.

A organizadora dos trabalhos aproveita para fazer convite especial a todos os artistas da nossa Cidade. “Cartagistas, pintores e desenhistas em geral serão muito bem-vindos para colaborar na projeção dos desenhos. Quem estiver interessado em participar, pode se informar através do telefone 3496-5713”, declara.

Após a formalização da autorização do uso das imagens pela artista, o tapete entrou em fase de estudo e planejamento em março deste ano, através de reuniões com as comunidades religiosas e entidades do Município. O primeiro quadro representa o anúncio da chegada do Messias, feito por um anjo. Na seqüência, a vida de Cristo é contada em suas principais passagens, finalizando com sua chegada aos céus.

“Com leitura de desenho naif, ingênuo e simples, a artista conta a história de Cristo com muita clareza de entendimento”, comenta Lourdes. “Certamente os munícipes, turistas, e principalmente crianças poderão identificar as mensagens contidas na leitura de Elza Kalybatas muito facilmente”.

Elza Kalybatas - Elza ingressou na Escola Panamericana de Artes em 1993, onde cursou Desenho, Pintura e formou-se em Artes Plásticas. Apesar de ser a mais velha em uma sala de alunos bastante jovens, ela conta que conseguiu “transcender os preconceitos”. Com o tempo, o reconhecimento de sua obra chegou.

A artista participa de várias exposições e recebeu menções honrosas por seu trabalho. Atualmente, dedica-se à encomenda de telas e à preparação para novas exposições. Utiliza a técnica acrílico e pinta com os dedos. Ao pincel fica reservado o papel de delinear em preto cada um de seus desenhos. "Meu contato da energia com a tela é direto", comenta ela.

Um dos temas recorrentes nas obras da artista é a busca pela luz que, para ela, significa a conquista da lucidez. A importância de respeitar a natureza também ganha espaço. Ao primeiro olhar, suas obras multicoloridas remetem ao estilo de Romero Brito, mas ela garante que não houve influência.